A EPR venceu o leilão para a concessão do Lote 4 das Rodovias Integradas do Paraná, realizado em 23 de outubro de 2025, na B3, em São Paulo. O projeto abrange trechos das rodovias BR-272/369/376 e PR-182/272/317/323/444/862/897/986, conectando as regiões Norte, Oeste e Noroeste do Estado. A concessão reforça a ligação entre polos produtivos agrícolas e industriais, contribuindo para a integração logística e o desenvolvimento regional.
Com a nova operação, a EPR passa a administrar 628 quilômetros de rodovias, com previsão de diversas obras de melhoria. Estão incluídas duplicações em 232 km, implantação de 87 km de faixas adicionais, 39 km de vias marginais, 59 km de contornos e 33,9 km de ciclovias. As intervenções buscam ampliar a segurança viária e a fluidez do tráfego em uma das áreas mais importantes para o escoamento da produção agroindustrial do Paraná.

Segundo José Carlos Cassaniga, diretor-presidente da EPR, o projeto tem papel estratégico para a economia local e nacional. “Este projeto reforça o compromisso da EPR com o desenvolvimento sustentável e a integração logística do Brasil. O Lote 4 se fortalecerá como importante eixo para o agronegócio e para o dinamismo da economia regional. Com disciplina de gestão e foco na mobilidade segura, a nova concessionária modernizará esse corredor estratégico, contribuindo para o crescimento das comunidades e negócios que dependem da rodovia”, afirmou o executivo.
A concessão rodoviária atenderá municípios como Umuarama, Maringá, Londrina e Paranavaí, ampliando a presença da EPR em uma das regiões mais relevantes do país. Com a incorporação do Lote 4, o portfólio da empresa passa a somar cerca de 3.642 quilômetros de rodovias concedidas nos Estados de Minas Gerais e Paraná, consolidando sua atuação no setor de infraestrutura e mobilidade.
Nos primeiros meses de operação, a EPR implementará um Plano de 100 Dias, com foco na melhoria da fluidez, segurança e conservação das rodovias. A iniciativa incluirá ações imediatas de manutenção, reforço da sinalização e diálogo com comunidades e lideranças locais, com o objetivo de identificar prioridades e necessidades regionais.
Além dos investimentos em infraestrutura, o contrato prevê impacto positivo na geração de empregos, estimado em mais de 160 mil postos diretos, indiretos e por efeito-renda ao longo do período de concessão. O projeto marca um novo ciclo de investimentos em mobilidade e segurança viária no Paraná, com potencial de impulsionar o desenvolvimento econômico e social das regiões atendidas.









