A Case New Holland (CNH), empresa do Grupo Fiat fabricante de equipamentos agrícolas e de construção, inaugurou ontem, 2 de março, o seu novo Complexo Industrial na América Latina, localizado em Sorocaba, SP. O evento contou com mais de mil convidados, entre eles o presidente Luis Inácio Lula da Silva e o governador José Serra.
O empreendimento envolve uma fábrica e um Centro de Distribuição e Logística de Peças. São 526 mil metros quadrados, sendo 160 mil de área construída. Destes, 104 mil metros quadrados são ocupados pela fábrica, enquanto o Centro de Logística e Distribuição de Peças ocupa os 56 mil restantes.
A fábrica terá capacidade de produção de 8 mil unidades por ano, e os equipamentos produzidos abastecerão o mercado interno, América Latina e mais de 50 países em outros continentes. Ela já está produzindo colheitadeiras de grãos Case modelo 8120.
Já o Centro de Distribuição é o maior da CNH na América Latina e um dos mais modernos do Grupo Fiat no mundo, com capacidade de estocagem de 180 mil itens.
O projeto consumirá cerca de R$ 1 bilhão, o que significa o maior investimento da indústria de máquinas. “Este é o mais importante investimento já feito no Brasil por uma indústria deste setor. Não me refiro apenas à dimensão econômica do empreendimento. Refiro-me, sobretudo, aos 6 mil empregos que serão criados ao longo de dois anos”, afirmou Sergio Marchionne, CEO do Grupo Fiat.
O objetivo da companhia é aumentar a produção de máquinas agrícolas e de construção no Brasil. De acordo com Marchionne, o setor agrícola brasileiro tem assumido importância crescente no cenário internacional como um dos líderes mundiais na produção de alimentos. “Já o setor da construção tem um potencial devido ao estímulo representado por dois grandes eventos que o Brasil sediará: a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos”, disse o CEO da Fiat.
Foto: Da esquerda para a direita: Lula e Marchionne
Crédito: Gaspar Nóbrega









