A atuação na área de logística nas empresas do Brasil sofrem diversos desafios constantemente. A terceirização de fornecedores no transporte pode trazer vários benefícios, como redução de custos, aumento da eficiência e acesso à especialização, mas há pontos a serem considerados para adotar essa prática.
Neste contexto, a Clever Global, empresa de serviços tecnológicos, especializada no gerenciamento de fornecedores e terceiros, disponibiliza a plataforma SerCAE, que auxilia na gestão documental, minimizando os riscos associados à subcontratação de serviços, enfatiza alguns riscos que devem ser consideração na terceirização de fornecedores no transporte. Confira:
Controle e visibilidade reduzidos
Segundo Otávio Pepe, diretor Brasil da Clever Global, ao terceirizar o transporte, a empresa precisa confiar em um fornecedor externo para lidar com suas operações logísticas. “Isso pode resultar em menos controle e visibilidade sobre o transporte de seus produtos. A falta de controle direto pode levar a atrasos, problemas de comunicação e dificuldades na resolução de problemas. Por isso a importância de usar uma tecnologia que auxilie nesse processo”, explica.
Qualidade e confiabilidade do fornecedor
Se o fornecedor não cumprir os prazos, entregar produtos danificados ou não atender aos padrões de qualidade exigidos pode afetar negativamente a cadeia de suprimentos e a satisfação do cliente. “A escolha de um fornecedor inadequado pode levar a problemas de qualidade e confiabilidade no transporte e é preciso ter controle dessa escolha”, pondera Pepe.
Riscos de segurança
A terceirização do transporte pode expor sua empresa a riscos de segurança. Isso inclui roubos, perda de produtos durante o transporte, violações de dados e problemas de conformidade com regulamentos de segurança e alfândega. É importante garantir que o fornecedor tenha medidas adequadas de segurança e proteção de dados.
Dependência do fornecedor
Ao terceirizar o transporte, a companhia fica dependente do desempenho e da disponibilidade do fornecedor. Se ele enfrenta dificuldades financeiras, problemas operacionais ou outros contratempos, pode impactar negativamente as operações. “É importante avaliar a estabilidade e a reputação do fornecedor antes de tomar a decisão de terceirizar. Claro que depois fica fácil controlar todo o processo de trabalho e documentação através de tecnologia”, diz o diretor da Clever Global.
Dificuldades na gestão de relacionamentos
A terceirização de fornecedores no transporte envolve o gerenciamento de relacionamentos complexos entre as partes. Neste contexto, requer comunicação clara e eficaz, negociação de contratos sólidos e a capacidade de resolver conflitos de forma adequada. “A falta de habilidades de gerenciamento de relacionamento pode levar a problemas e tensões com os fornecedores. Para mitigar esses riscos, é fundamental realizar uma seleção criteriosa dos fornecedores, estabelecer contratos claros e detalhados, monitorar o desempenho dos fornecedores regularmente e manter uma comunicação aberta e eficiente com eles”, finaliza.
Para atuar na área logística com transportes é importante ter planos de contingência para lidar com possíveis contratempos e uma estratégia de gerenciamento de riscos bem definida. Saiba mais sobre o SerCAE, que integra de forma inteligente o controle de acesso, o controle de pagamento aos fornecedores e as auditorias com a Gestão Documental aqui.