A Emergent Cold Latin America firmou um acordo definitivo para adquirir a Comfrio, uma das principais empresas brasileiras de logística de alimentos com temperatura controlada. A operação está sujeita às aprovações regulatórias e às condições usuais de fechamento.
A Comfrio foi adquirida em agosto de 2023 por um fundo do Aqua Capital, em parceria com o time de gestão da empresa. Fundada há quase 30 anos, a companhia conta com 24 unidades operacionais e cerca de 420 mil posições-paletes, o equivalente a mais de dois milhões de metros cúbicos de capacidade de armazenamento. A aquisição não inclui a unidade de food service, que continuará sob controle do Aqua Capital.
Com a incorporação da Comfrio, a Emergent Cold LatAm expandirá seu portfólio no Brasil para 38 centros de armazenamento, totalizando cerca de 2,9 milhões de metros cúbicos de capacidade em múltiplas temperaturas. A transação também estenderá a atuação da empresa para 12 estados brasileiros, incluindo novas operações em Minas Gerais e Ceará.

“A aquisição da Comfrio é um passo importante em nossa estratégia de crescimento no Brasil”, afirmou Evandro Calanca, diretor-geral da Emergent Cold LatAm para o Cone Sul. “Essa transação diversifica o nosso perfil de negócios ao adicionar distribuição doméstica para complementar nossas operações de exportação. Além disso, a combinação amplia nossa base de clientes e fortalece o relacionamento com parceiros estratégicos. Vemos diversas oportunidades de sinergia a serem exploradas na integração das duas empresas.”
A 44 Capital Finanças Corporativas atuou como assessora financeira da Emergent Cold LatAm, com assessoria jurídica dos escritórios Bronstein, Zilberberg, Chueiri & Potenza Advogados e Lefosse Advogados. Do lado da Comfrio, o Itaú BBA foi o assessor financeiro, enquanto o escritório Candido Martins Cukier prestou assessoria jurídica.
A Emergent Cold Latin America, fundada em 2021, rapidamente se destacou como um dos principais players em soluções de cadeia de frio na América Latina. A empresa opera 82 armazéns em 11 países e desenvolve projetos de expansão em cinco deles, com o apoio de investidores como Lineage, D1 Capital e Stonepeak.









