Eduardo Hansel – Atlas Logística

31/05/2008

Fale um pouco sobre a Atlas?

A Atlas é uma empresa brasileira com mais de 50 anos de atuação no mercado de Transportes e Logística. Nós atuamos fortemente na distribuição de cargas secas nos modais rodoviário e aéreo através de 40 filiais que cobrem todas as regiões do Brasil e também com serviços de armazenagem e gestão de estoques em CDs específicos para esse fim.

É uma empresa reconhecida no mercado pela qualidade e uniformidade de seus serviços, bem como pela capacidade de desenvolver soluções de logística integrada aos seus clientes.

Como a empresa está estruturada?

Somos hoje mais de 2000 colaboradores, atuando em 40 filiais próprias em todos os estados brasileiros com exceção dos estados do Acre Amapá e Roraima. Essas filiais, somando hoje mais de 65 mil m2 de área operacional, atuam como pontos operacionais para as regiões onde estão situadas recebendo as cargas para lá destinadas bem como despachando as cargas dos clientes de suas regiões para o resto do Brasil.

Temos ainda 1 CD Multiclientes com 10 mil m2 de área  e 10 mil posições pallet em Barueri, na região da grande São Paulo, e 1 CD com operação dedicada para um grande laboratório farmacêutico, sendo esse o que se localiza aqui em Jundiaí. Atuamos com uma frota de aproximadamente 2000 veículos entre próprios e terceirizados, sendo a metade deles rastreados via satélite. A empresa é totalmente normatizada e certificada na metodologia ISO e quase totalidade dos processos são gerenciados através de um sistema integrado de informações, garantindo sincronismo de informações entre filiais em tempo real a nível Brasil.

Quais os serviços que a Atlas oferece no mercado?

Nossa proposta é oferecer aos clientes um pacote de serviços logísticos que vão da Armazenagem a Distribuição, passando pela gestão de todas as etapas do processo, dentro de um padrão de qualidade nacionalmente uniforme,  obtendo alto nível de satisfação de clientes.  Os principais serviços estão divididos da seguinte maneira:

Na Distribuição, temos o Rodoviário e o Aéreo. No Rodoviário, Carga fracionada, Carga lotação, Logística Reversa e no Aéreo, Convencional, Próximo Dia, Próximo Vôo.

Na Armazenagem, oferecemos um amplo leque de serviços que começa pelo uso do espaço, passa pela gestão do estoque até a expedição e distribuição efetiva das mercadorias em todo o Brasil. Podemos viabilizar as operações em CD compartilhado ou mesmo desenvolver operações 100% customizadas aos clientes, como é o caso do CD aqui em Jundiaí, que nasceu do zero em um projeto conjunto com o cliente.

O tempo de desenvolvimento foi de aproximadamente 7 meses após o encerramento das negociações, envolvendo desde a seleção do site e obtenção das licenças necessárias junto aos órgãos federais, estaduais e municipais, até a montagem da infra-estrutura nos moldes exigidos pelo cliente.

Quais as perspectivas para os próximos anos?

Acredito que a melhor maneira de responder seriam que temos bons desafios pela frente. O mercado está muito aquecido e em franca expansão. A demanda por serviços logísticos cresce a cada dia, impulsionada pelo crescimento econômico e pela necessidade das empresas em focar os investimentos em seus negócios centrais. Isso significa manter com elas os processos de inteligência diretamente ligados ao produto, como Planejamento Estratégico, Financeiro, P&D, Marketing, Vendas, Operações/Produção, RH, entre outros e terceirizar os processos corriqueiros que exigem estruturas muito custosas como Armazenagem e Distribuição. 

Com o crescimento da demanda temos buscado acompanhar essa velocidade do mercado com uma política agressiva de investimentos,  recolocando no negócio quase a totalidade dos lucros gerados anualmente. Esse investimento se reflete no aumento da estrutura de nossas filiais, no aumento da frota, na modernização de sistemas e processos, bem como na construção de novas operações como esta que mencionamos localizada em Jundiaí. Para que esse processo flua de forma sustentável num ambiente cada vez mais concorrido, com enorme pressão por preços e diferenciação a Atlas se apóia na solidez conquistada nesses mais de 50 anos de mercado e principalmente em desenvolver os negócios junto com os clientes e não só para os clientes, de forma que o valor agregado por nós seja exatamente o imaginado por eles.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Governo publica edital do leilão do Aeroporto do Galeão com lance mínimo de R$ 932 milhões
Governo publica edital do leilão do Aeroporto do Galeão com lance mínimo de R$ 932 milhões
Consumo de biodiesel deve crescer em 2025 e 2026, aponta levantamento da StoneX
Consumo de biodiesel deve crescer em 2025 e 2026, aponta levantamento da StoneX
Motiva vence leilão da concessão da Fernão Dias e prevê R$ 9,4 bilhões em investimentos
Motiva vence leilão da concessão da Fernão Dias e prevê R$ 9,4 bilhões em investimentos
APS transfere administração do Porto de Itajaí para a Codeba a partir de 2026
APS transfere administração do Porto de Itajaí para a Codeba a partir de 2026
Projeto de automação logística da Pitney Bowes gera 70% de ganho de produtividade na operação da Centauro
Projeto de automação logística da Pitney Bowes gera 70% de ganho de produtividade na operação da Centauro
A retrospectiva 2025 reúne as DHL entregas especiais
Retrospectiva da DHL reúne entregas especiais de 2025, como taça CONMEBOL e babuíno

As mais lidas

01

Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes
Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes

02

Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade
Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade

03

Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo
Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo