Wanderley Gonelli Gonçalves
A Drogarias Campeã (Fone: 11 4243.2136) – rede que conta com 55 lojas e duas farmácias de manipulação próprias, implantadas em diversas cidades do Estado de São Paulo – iniciou em abril a gestão própria de sua logística. O processo acompanha as mudanças que estão sendo realizadas na empresa, que começou com a abertura de sua distribuidora em 2012, e que visa melhorar o armazenamento e a distribuição de medicamentos.
A Drogarias Campeã atua só no Estado de São Paulo – são pelo menos 20 cidades. E, pela proposta de remédio a preço popular, está estabelecida em cidades estratégicas para entrega e, também, leva em conta locais nos quais há um bom número de pessoas circulando.
REDUÇÃO DE GASTOS
Com a alteração do serviço terceirizado, a rede prevê reduzir gastos em pelo menos 30%. “Melhoraremos o estoque dos similares e genéricos e não teremos mais problemas com a demora na entrega de algumas indústrias. Nosso estoque será mais organizado, e nossas entregas mais ágeis”, explica o diretor comercial da Drogarias Campeã, Giovani Bondança.
Ele diz que a redução em até 30% dos gastos deve-se ao fato de, antes, estarem dentro de uma empresa que armazenava, separava e entregava para as lojas. “Além disso, o maior ganho foi na agilidade de todos os processos, uma vez que ele agora só depende de nós”, completa.
Na verdade, Bondança diz que a empresa decidiu investir em uma logística própria para melhorar o nível de serviço em sua rede de drogarias e evitar problemas, como atraso na entrega – “resultado de você ser só mais um dentro de uma empresa muito grande. Nunca a culpa é deles, sempre de outros. E o custo era altíssimo”.
Outro fator resultante desta decisão é que agora a empresa acredita que poderão estocar mais produtos. “Já tivemos problemas de entrega por parte da indústria. Com um estoque mais organizado e completo e com nossa própria logística de entrega, teremos mais eficiência em todo o processo”, avalia, destacando, também, que foram gastos 8 meses nesse processo de mudança.
INVESTIMENTOS
A empresa conta com um galpão de mais de mil metros quadrado em Cotia, São Paulo, e quatro veículos para transportar os medicamentos. E também contratou um farmacêutico, que é responsável por cuidar de todos os processos regulatórios do setor. “Investimos na locação do galpão. Não compramos carros, trabalhamos com três agregados. A cubagem deles é de 12 m3. Também houve a contratação de 5 ajudantes e um motorista de empilhadeira, e os outros profissionais foram promovidos de outros departamentos – um gerente farmacêutico, um gerente de logística, um encarregado e um do faturamento”, explica o diretor comercial.
Ele complementa dizendo que as maiores dificuldades neste processo foram relacionadas ao ajuste de toda a estrutura física e de TI, e que para esse ano – dentro do seu plano de expansão e de novos investimentos – estão seguindo com a abertura gradativa de novas filiais e estudando oportunidades de negócio fora da capital. “Em julho, abrimos uma unidade em Sorocaba. Fora isso, novos investimentos devem ser feitos somente no ano que vem”, conclui.









