Há cerca de 30 anos a Distribuidora NBDL atua na distribuição de produtos alimentícios, sendo 14 anos na capital e região metropolitana de São Luís (MA). Conta com clientes como Walmart, Lojas Americanas e Grupo Mateus. Um dos grandes desafios da companhia sempre foi garantir mais eficiência nas suas entregas e ter um controle eficiente da logística.
Para isso, o gerente de logística da NBDL, Esdras Prado, buscou no HB.MDM, solução de monitoramento e gestão de entregas da HBSIS, uma parceria. Há dois meses o sistema atua em 12 caminhões da frota e facilita o controle de rotas e atividades depois que os veículos deixam o Centro de Distribuição.
O HB.MDM traz informações em tempo real em uma única interface, nos smartphones. Além de simples, a aplicação garante comunicação entre central e frota. “Já conhecia o sistema porque atuei em revendas Ambev. Vi que seria uma possibilidade não só de diminuir as devoluções como também trazer mais eficiência para o setor”, explica Esdras.
Além da redução de devoluções, que agora são tratadas pela central no momento em que acontecem, a melhoria de rotas resultou numa economia de R$ 3 mil ao mês só em combustível. Além disso, a redução do tempo de entrega é evidente: de 48 horas após a realização do pedido, agora o cliente passou a receber o produto em apenas 24 horas.
“Outro ponto fundamental é que com a solução tenho mais produtividade na minha equipe. Eles contam com mais facilidade nas entregas, melhor suporte e ganham, em contrapartida, qualidade de vida. Conseguem, por exemplo, concluir as entregas do dia mais rapidamente e irem para casa mais cedo, aproveitarem seu tempo livre”, avalia.
Visibilidade nas entregas
Com o HB.MDM a NBDL conta agora com uma visão detalhada das atividades e a central possui um controle eficiente de toda a frota. Esdras comenta que o principal objetivo, de contar com maior visibilidade de toda a operação logística já foi cumprido. “A equipe já está alinhada e percebeu a importância da tecnologia para a busca de melhores resultados. Temos maior segurança e controle não só do trabalho, mas também da equipe, através de alertas de paradas não programadas ou atrasos. Entramos em contato e podemos resolver qualquer situação ou imprevisto de forma muito mais rápida”, conclui.
(Foto: Divulgação/HBSIS)