O Dia do Caminhoneiro, celebrado em 16 de setembro em todo o Brasil, é uma oportunidade para homenagear os profissionais que garantem o transporte de cargas no país e destacar os desafios que enfrentam diariamente.
Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), aproximadamente 65% da carga nacional depende do transporte rodoviário, evidenciando o papel vital desses trabalhadores para a economia e o abastecimento da população.

No entanto, a relevância da profissão é acompanhada por preocupações com segurança e condições de trabalho. De acordo com o Anuário 2024 da Polícia Rodoviária Federal (PRF), mais de 6 mil pessoas perderam a vida em acidentes registrados em rodovias federais no mesmo ano. Esse cenário demonstra a urgência de iniciativas que preservem vidas e tragam melhorias às estradas.
Neste especial, a Logweb compilou notícias que destacam dados, iniciativas e histórias relacionadas ao Dia do Caminhoneiro.
Tecnologia e meritocracia reduzem acidentes na Cargolift
Com mais de mil veículos entre frota própria e agregados, a Cargolift aposta em tecnologia e meritocracia para mitigar riscos no transporte rodoviário. A torre de controle da empresa, em Curitiba (PR), utiliza câmeras e inteligência artificial para monitorar comportamentos como uso de celular, ausência do cinto de segurança ou sinais de fadiga. As condutas inadequadas geram alertas automáticos ao motorista e à central de monitoramento.
“A tecnologia precisa servir às pessoas. No nosso caso, isso significa apoiar também o motorista, que é o elo mais importante da logística e também o mais vulnerável nas estradas”, afirma Hudson Hubel, Supervisor de Qualidade da Cargolift.
As medidas implementadas reduziram em 56% os acidentes de trabalho em três anos, resultado do Programa Acidente Zero, que combina telemetria, avaliação de conduta e premiações financeiras. Motoristas classificados como mais seguros recebem bônus mensais que variam de R$ 200 a R$ 800 e prêmios anuais de até R$ 5 mil.
Estradas em movimento: frota de 2,7 milhões de caminhões e consórcios em alta
O Brasil possui 4,4 milhões de motoristas habilitados para conduzir caminhões, número menor que os 5,5 milhões registrados em 2014. Além da redução de profissionais, o envelhecimento da categoria preocupa: apenas 4% têm menos de 30 anos.
A frota também envelheceu. Dados da ANTT apontam que há 2,76 milhões de caminhões ativos, muitos com mais de 15 anos de uso, o que eleva custos de manutenção e compromete a eficiência.
Nesse cenário, os consórcios de veículos pesados têm se consolidado como alternativa para renovação e expansão da frota. O número de participantes ativos saltou de 335 mil em 2019 para 843 mil em 2024, alta superior a 150%.
“Embora existam opções de financiamento, os altos juros tornam-nas muitas vezes inviáveis. Já o consórcio se ajusta perfeitamente às necessidades do setor, conquistando uma crescente credibilidade”, afirma Fernando Lamounier, sócio executivo da Multimarcas Consórcios.
Mais mulheres assumem o volante de caminhões
A presença feminina no transporte rodoviário cresce a cada ano. Em 2022, apenas 3,4% das habilitações para veículos pesados eram de mulheres; em 2024, esse número chegou a 6,5%, segundo dados da Senatran compilados pela CNT.
No Grupo Potencial, distribuidora de combustíveis e empresa de logística integrada, quatro motoristas já fazem parte da equipe, e a expectativa é ampliar as contratações. Apesar do avanço, a falta de infraestrutura adequada nas estradas segue como barreira para que mais mulheres ingressem na profissão.
Histórias como a de Josiane de Freitas Cabral, que trocou a farmácia pelo caminhão, e de Lucélia da Silva Teixeira, ex-motorista de ônibus, mostram a determinação feminina em conquistar espaço na profissão. “Independentemente da dificuldade, o caminhão proporciona muita liberdade. Se a profissão for seguida com amor, tudo vai dar certo”, afirma Josiane.
Logística em expansão amplia demanda por motoristas
A expansão do setor de logística no Brasil impulsiona a procura por motoristas. Apenas no primeiro semestre de 2025 foram abertas 6,4 mil vagas, o que corresponde a 87,7% do total de 2024, de acordo com o Banco Nacional de Empregos (BNE).
A abertura de oportunidades acompanha o crescimento de 15,84% na logística no primeiro trimestre do ano. Além de motoristas, funções como estoquista e almoxarife estão entre as mais requisitadas.
Por outro lado, o número de caminhoneiros caiu de 5,5 milhões em 2014 para 4,4 milhões em 2024, segundo o ILOS. O envelhecimento da mão de obra é outro desafio: mais de 75% das admissões concentram-se entre profissionais de 31 a 50 anos, revelando baixa entrada de jovens.
“O crescimento da logística tem ampliado rapidamente a demanda por motoristas, mas a redução no número de profissionais e a dificuldade de atrair novas gerações para a função representam um desafio para a sustentabilidade do setor”, analisa José Tortato, COO do BNE.
Patrus Transportes investe em valorização no Dia do Caminhoneiro
O Dia Nacional do Caminhoneiro, instituído pela lei nº 11.927/2009, destaca a relevância da categoria, responsável por movimentar 60% da carga nacional. Mas também expõe a escassez de profissionais e o envelhecimento da mão de obra: 60% dos caminhoneiros têm mais de 51 anos, de acordo com a Senatran.
Para enfrentar esse cenário, a Patrus Transportes investe em melhores condições de trabalho. Entre as medidas estão remuneração mais justa, dormitórios nas filiais, alimentação adequada e cumprimento da Lei do Motorista, com pausas e descansos obrigatórios.
“O caminhoneiro é a espinha dorsal do transporte rodoviário brasileiro. Investir em melhores condições de trabalho significa não só valorizar o profissional, mas também garantir mais qualidade, segurança e eficiência para toda a cadeia logística”, afirma Marcelo Patrus, CEO da empresa.
Gincana do Caminhoneiro leva desafio do slalom a Feira de Santana (BA)
A cidade de Feira de Santana (BA) recebe, de 19 a 21 de setembro, a terceira etapa classificatória da temporada 2025 da Gincana do Caminhoneiro, considerado o maior evento das estradas brasileiras. A disputa acontece no Posto São Gonçalo 4, localizado no km 531,1 da BR-324, transformando a rotina dos caminhoneiros em um momento de lazer, confraternização e valorização da profissão.
A competição é baseada na prova de slalom, em que motoristas precisam conduzir um caminhão em zigue-zague entre cones, demonstrando habilidade e precisão. O desafio não mede velocidade, mas sim destreza ao volante. Em cada etapa, os três melhores tempos se classificam para a grande final, marcada para 13 de dezembro, em São Paulo. O vencedor levará para casa um Mercedes-Benz Accelo zero km.
Mais do que uma disputa, a Gincana busca reconhecer e valorizar os profissionais que movem a economia brasileira. “Mais do que premiar o melhor motorista, a Gincana do Caminhoneiro reforça a importância de reconhecer, valorizar e cuidar de quem move o Brasil todos os dias”, afirma Patryck Furtado, coordenador do evento.
Com patrocínio da Mercedes-Benz, apoio do Consórcio Mercedes-Benz, Banco Mercedes-Benz, SelecTrucks, Molas Fabrini, Dunlop Pneus e Filtros Tecfil, a etapa também contará com uma programação voltada à saúde e bem-estar dos caminhoneiros. Em parceria com o Sest/Senat, os motoristas terão acesso a serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e testes de glicemia, além de uma barbearia gratuita instalada no local.
Atividades de entretenimento completam a programação, proporcionando momentos de descontração em meio à rotina intensa das estradas.
Serviço
3ª Etapa da GDC 2025
📅 Data: 19 a 21 de setembro de 2025
📍 Local: Posto São Gonçalo 4, BR-324, km 531,1 – Feira de Santana (BA)
⏰ Horário: Das 8h às 18h









