DHL Express lança serviços de entrega com hora marcada para a Europa

15/09/2009

Uma das divisões da DHL – companhia pertencente ao Deutsche Post DHL (correio alemão) e que tem destaque nos segmentos de logística e de correio express em todo o mundo –, a DHL Express Brasil (Fone: 11 3618.3200) anunciou oficialmente, em agosto último, o início das operações do DHL Express 9:00 e do DHL Express 12:00, serviços de entrega com hora marcada para a Europa.

No Velho Continente, os dois serviços, que desde o ano passado atendem aos Estados Unidos e a alguns países da América Latina, irão cobrir cerca de 80% do território, garantindo que as encomendas e documentos oriundos do Brasil cheguem aos principais centros comerciais de nações como Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Holanda e Suíça até as 9 ou 12 horas, dependendo do endereço de destino.

Segundo Juliana Vasconcelos, diretora de marketing da DHL Express Brasil, as novas operações chegam para garantir ganho de tempo em processos e negociações entre empresas. Ela diz que, caso os horários de entrega previamente estipulados não sejam cumpridos, o contratante do serviço será reembolsado na totalidade do frete, o que demonstra a confiança da DHL Express de que tem capacidade para desempenhar este tipo de trabalho. "Estes novos serviços chegam para agregar valor aos clientes atuais. São como um complemento", considera.

Um grande diferencial destacado por Juliana é que pouco tempo após a realização da entrega ao destinatário do serviço com hora marcada, o remetente recebe uma notificação por e-mail ou via SMS. Para tal, ele precisa ter feito um cadastro prévio no site da DHL Express. "Temos uma preocupação muito grande em oferecer um leque de serviços bastante amplo. Os serviços de hora marcada foram criados para empresas que têm real necessidade de entregas precisas. É pra quem depende de que a encomenda chegue exatamente no horário determinado", observa.

A diretora de marketing comenta que os novos serviços podem ser utilizados por empresas de diversos segmentos, mas ressalta que, desde o ano passado, quando do início deste tipo de operação para os Estados Unidos e para países da América Latina, três segmentos têm se destacado na contratação das entregas com hora marcada: instituições financeiras, indústria de maquinários e setor de alta tecnologia. Dessa forma, ela acredita que esta é uma tendência também para as operações que têm a Europa como destino.

O diretor de vendas da empresa, Sérgio Fonseca, conta que os serviços 9:00 e 12:00 garantem uma antecipação de, pelo menos, meio período nas entregas realizadas na Europa. Por exemplo: se uma encomenda demoraria três dias para chegar ao seu destino por vias tradicionais, por meio dos novos serviços da DHL Express Brasil chegaria em dois dias e meio, dependendo, sempre, do CEP do destinatário.

Tanto nos voos para a Europa quanto para os outros países atendidos pela entrega com hora marcada, a DHL Express utiliza uma estrutura composta por um mix de aeronaves próprias e de companhias aéreas parceiras. "Precisamos de flexibilidade porque há diversas saídas durante o dia, para diferentes localidades", justifica Fonseca.

Ele explica que a empresa realizou alguns investimentos para agregar qualidade aos novos serviços, bem como garantir o sucesso dos outros já existentes. "Nossa frota, que hoje dispõe de 250 veículos, foi aumentada em cerca de 20%. Além disso, contratamos aproximadamente 100 novos funcionários e investimos em tecnologia, mais precisamente em um call center próprio, formando verdadeiros especialistas em nossos serviços", comenta, informando que, hoje, no Brasil, a divisão Express tem mais de 13.000 clientes (70% composto por pequenas e médias empresas), cobre 92% do PIB brasileiro, possui 1.004 funcionários e mais de 50 pontos de atendimento.

Resultados

De janeiro a julho de 2009, a DHL Express Brasil registrou um aumento de 9% no volume de remessas em relação ao mesmo período do ano anterior. Só no mês de julho deste ano, o crescimento, em comparação ao mês equivalente em 2008, foi de 19%. "Foi o melhor mês da história da DHL Express no Brasil, onde estamos desde 1979", festeja Fonseca, que atribui estes números ao crescimento da empresa no mercado doméstico brasileiro e, também, à proposta de novos serviços apresentada.

Além disso, o diretor de vendas aponta que os resultados positivos também estão relacionados ao fato de alguns contratos fechados recentemente pela empresa estarem manifestando os crescimentos projetados quando foram assinados. "O Brasil ocupa uma posição de relevância para nós. É um país que ainda apresenta condições de crescimento", reconhece.

Por fim, Fonseca admite que a companhia está pegando carona na onda de importações de componentes utilizados pelo setor automotivo na fabricação de veículos. "A indústria automotiva é um grande cliente da DHL Express e o índice de internacionalização dos automóveis está bem alto", salienta.

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