A Sensormatic Solutions, portfólio global de varejo da Johnson Controls, anunciou a implementação bem-sucedida de soluções de RFID em 50 lojas da Decathlon no Brasil. A iniciativa trouxe avanços significativos no gerenciamento de estoque, desde a cadeia de suprimentos até o ponto de venda, e impactou diretamente a experiência do consumidor.
As lojas da Decathlon passaram a contar com um sistema totalmente habilitado para RFID, que proporciona visibilidade total do inventário e garante que o produto certo esteja disponível no lugar e momento adequados. O ponto de venda também foi otimizado, reduzindo em até 50% o tempo de autoatendimento.

Segundo a empresa, a implantação personalizada da tecnologia RFID oferece insights sobre o fluxo de mercadorias, aprimora a rastreabilidade dos produtos e contribui para padrões mais elevados de qualidade. “Além de melhorar a eficiência operacional, a tecnologia RFID trouxe ganhos significativos na gestão de estoque. Houve um aumento de 3 pontos percentuais na acuracidade do inventário e um avanço de 38% na produtividade das contagens, em comparação com o mesmo período do ano passado”, explica Kaio Andrade, gerente regional de operações da Decathlon Brasil.
RFID e gestão de estoque no varejo
A arquitetura do projeto incluiu testes rigorosos, treinamento da equipe e a instalação de leitores e tags habilitados para RFID. A fase inicial foi conduzida nas unidades da Decathlon na avenida Paulista e no Tamboré, em São Paulo, antes da expansão para as 50 lojas em todo o país.
Entre os resultados alcançados estão:
- Redução de 50% no tempo de autoatendimento dos clientes;
- 100% dos produtos lidos instantaneamente e com precisão no autoatendimento;
- Aumento de três pontos percentuais na acuracidade do estoque;
- Ganho de 38% na produtividade das contagens.
Inovação e experiência do consumidor
De acordo com Luiz Sanches, gerente-geral de varejo da Sensormatic Solutions no Brasil, a parceria representa um marco na modernização do varejo: “Temos orgulho de colaborar com varejistas como a Decathlon, que abraçam a inovação para impulsionar experiências de varejo de qualidade. Ao desenvolver e implementar soluções impactantes habilitadas para RFID por meio de nossos serviços de consultoria, a Decathlon pode alavancar uma abordagem precisa e orientada por dados para fortalecer suas operações e estabelecer as bases para mais casos de uso, como provadores autônomos”.









