Tecnologia RFID da Sensormatic melhora gestão de estoque em 50 lojas Decathlon no Brasil

A Sensormatic Solutions, portfólio global de varejo da Johnson Controls, anunciou a implementação bem-sucedida de soluções de RFID em 50 lojas da Decathlon no Brasil. A iniciativa trouxe avanços significativos no gerenciamento de estoque, desde a cadeia de suprimentos até o ponto de venda, e impactou diretamente a experiência do consumidor.

As lojas da Decathlon passaram a contar com um sistema totalmente habilitado para RFID, que proporciona visibilidade total do inventário e garante que o produto certo esteja disponível no lugar e momento adequados. O ponto de venda também foi otimizado, reduzindo em até 50% o tempo de autoatendimento.

Tecnologia RFID da Sensormatic melhora gestão de estoque em 50 lojas Decathlon no Brasil

Segundo a empresa, a implantação personalizada da tecnologia RFID oferece insights sobre o fluxo de mercadorias, aprimora a rastreabilidade dos produtos e contribui para padrões mais elevados de qualidade. “Além de melhorar a eficiência operacional, a tecnologia RFID trouxe ganhos significativos na gestão de estoque. Houve um aumento de 3 pontos percentuais na acuracidade do inventário e um avanço de 38% na produtividade das contagens, em comparação com o mesmo período do ano passado”, explica Kaio Andrade, gerente regional de operações da Decathlon Brasil.

RFID e gestão de estoque no varejo

A arquitetura do projeto incluiu testes rigorosos, treinamento da equipe e a instalação de leitores e tags habilitados para RFID. A fase inicial foi conduzida nas unidades da Decathlon na avenida Paulista e no Tamboré, em São Paulo, antes da expansão para as 50 lojas em todo o país.

Entre os resultados alcançados estão:

  • Redução de 50% no tempo de autoatendimento dos clientes;
  • 100% dos produtos lidos instantaneamente e com precisão no autoatendimento;
  • Aumento de três pontos percentuais na acuracidade do estoque;
  • Ganho de 38% na produtividade das contagens.

Inovação e experiência do consumidor

De acordo com Luiz Sanches, gerente-geral de varejo da Sensormatic Solutions no Brasil, a parceria representa um marco na modernização do varejo: “Temos orgulho de colaborar com varejistas como a Decathlon, que abraçam a inovação para impulsionar experiências de varejo de qualidade. Ao desenvolver e implementar soluções impactantes habilitadas para RFID por meio de nossos serviços de consultoria, a Decathlon pode alavancar uma abordagem precisa e orientada por dados para fortalecer suas operações e estabelecer as bases para mais casos de uso, como provadores autônomos”.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Tecnologia
JCP Logística reduz tempo de montagem de cargas com soluções da MáximaTech
JCP Logística reduz em 60% o tempo de montagem de cargas com soluções digitais da MáximaTech
Sumitomo Rubber adota SENSING CORE em caminhões da Isuzu para reforçar a prevenção de acidentes
Sumitomo Rubber adota Sensing Core em caminhões da Isuzu para reforçar a prevenção de acidentes
Myriota lança HyperPulse™, primeira rede comercial 5G satelital para IoT, disponível no Brasil em dezembro
Myriota lança HyperPulse™, primeira rede comercial 5G satelital para IoT, disponível no Brasil em dezembro
Grupo Emtel reduz 92% o tempo de inventário de emissões de gases com automatização integrada ao ERP da TOTVS
Grupo Emtel reduz 92% o tempo de inventário de emissões de gases com automatização integrada ao ERP da TOTVS
Inteligência Artificial promete reduzir até 70% dos riscos nas estradas, mostra Alper Seguros
Inteligência Artificial promete reduzir até 70% dos riscos nas estradas, mostra Alper Seguros
Infios e AWS anunciam parceria para integrar IA generativa na execução da cadeia de suprimentos
Infios e AWS anunciam parceria para integrar IA generativa na execução da cadeia de suprimentos

As mais lidas

01

Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes
Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes

02

Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade
Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade

03

Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo
Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo