DB Diagnósticos mostra os bastidores das 385 mil coletas diárias de exames laboratoriais

Atender 10.500 pontos de coleta com mais de 385 mil amostras biológicas diárias de exames laboratoriais exige um planejamento logístico minucioso e tecnologia avançada. O DB Diagnósticos percorre mais de 5 milhões de quilômetros por mês para garantir que as amostras cheguem em perfeitas condições aos laboratórios, respeitando rigorosos padrões de temperatura e tempo de transporte.

“Nosso maior desafio é manter todas as amostras estabilizadas termicamente dentro da temperatura preconizada, utilizando um sistema de transporte multimodal bem estruturado”, explica Edison Rocha, gerente Corporativo de Logística e Operações do DB Diagnósticos.“Temos equipamentos próprios de acondicionamento e operações de contingência para lidar com qualquer eventualidade.”

A empresa utiliza caixas térmicas de alta tecnologia para manter a estabilidade do material biológico por até 72 horas sem necessidade de gelo seco. Além disso, conta com ultrafreezers para estabilizar materiais refrigerantes e garantir a segurança das amostras. “Nossa preocupação é oferecer rastreabilidade total, e por isso estamos adquirindo um novo aplicativo que permitirá o acompanhamento das coletas tanto pelo time interno quanto pelos clientes”, acrescenta Rocha.

Para otimizar os processos, o DB Diagnósticos realiza a consolidação das amostras por Unidade Produtiva (UP) e por especialidade, permitindo um envio mais rápido e preciso diretamente para o processamento. A equipe de coleta passa por treinamentos virtuais periódicos e recebe materiais de apoio, como cartilhas de consulta rápida e comunicados sobre boas práticas. Outro ponto estratégico é a frota adaptada para o transporte seguro das amostras. Os veículos possuem compartimentos térmicos exclusivos, incluindo um baú especial de 197 litros para motos e conservadoras para carros. Recentemente, a empresa começou a distribuir ultrafreezers para suas unidades e operadores logísticos, aumentando ainda mais a eficiência no acondicionamento dos materiais.

Com uma estrutura robusta e soluções inovadoras, o DB Diagnósticos busca garantir que cada amostra chegue ao seu destino com segurança e qualidade. “Nosso trabalho vai além da logística, pois sabemos que cada exame representa uma história, uma expectativa. Nossa missão é assegurar que cada resultado seja entregue com precisão e confiabilidade”, conclui Rocha.

Atuação Nacional

O DB Diagnósticos tem capacidade para realizar 35 milhões de exames por mês e atende mais de dez mil clientes em todo o Brasil por meio de suas unidades de análises clínicas descentralizadas, além das três unidades especializadas – Toxicológico, Molecular e Patológico –, e as mais de 30 unidades regionais de apoio distribuídas por todo o país. Com uma equipe de mais de 3.000 colaboradores, a empresa oferece um portfólio com mais de 5.000 tipos de exames.

Compartilhe:
Veja também em Saúde
DHL Group investirá 2 bilhões de euros até 2030 na área da saúde para impulsionar soluções integradas de cuidados em nível global
Luft Healthcare adota IA para aprimorar bem-estar do colaborador
Vibra promove saúde e bem-estar para caminhoneiros com a Casa Siga Bem
Fábrica da Biogénesis Bagó em Campo Largo, PR, inicia operações logísticas e de distribuição
Porto do Itaqui realiza segunda edição das Olimpíadas de Saúde e Segurança no Trabalho (SST)
Brasil descarta de 10% a 20% das doações de sangue por falhas de conservação ou contaminação

As mais lidas

Nada encontrado