
Atender 10.500 pontos de coleta com mais de 385 mil amostras biológicas diárias de exames laboratoriais exige um planejamento logístico minucioso e tecnologia avançada. O DB Diagnósticos percorre mais de 5 milhões de quilômetros por mês para garantir que as amostras cheguem em perfeitas condições aos laboratórios, respeitando rigorosos padrões de temperatura e tempo de transporte.
“Nosso maior desafio é manter todas as amostras estabilizadas termicamente dentro da temperatura preconizada, utilizando um sistema de transporte multimodal bem estruturado”, explica Edison Rocha, gerente Corporativo de Logística e Operações do DB Diagnósticos.“Temos equipamentos próprios de acondicionamento e operações de contingência para lidar com qualquer eventualidade.”
A empresa utiliza caixas térmicas de alta tecnologia para manter a estabilidade do material biológico por até 72 horas sem necessidade de gelo seco. Além disso, conta com ultrafreezers para estabilizar materiais refrigerantes e garantir a segurança das amostras. “Nossa preocupação é oferecer rastreabilidade total, e por isso estamos adquirindo um novo aplicativo que permitirá o acompanhamento das coletas tanto pelo time interno quanto pelos clientes”, acrescenta Rocha.
Para otimizar os processos, o DB Diagnósticos realiza a consolidação das amostras por Unidade Produtiva (UP) e por especialidade, permitindo um envio mais rápido e preciso diretamente para o processamento. A equipe de coleta passa por treinamentos virtuais periódicos e recebe materiais de apoio, como cartilhas de consulta rápida e comunicados sobre boas práticas. Outro ponto estratégico é a frota adaptada para o transporte seguro das amostras. Os veículos possuem compartimentos térmicos exclusivos, incluindo um baú especial de 197 litros para motos e conservadoras para carros. Recentemente, a empresa começou a distribuir ultrafreezers para suas unidades e operadores logísticos, aumentando ainda mais a eficiência no acondicionamento dos materiais.
Com uma estrutura robusta e soluções inovadoras, o DB Diagnósticos busca garantir que cada amostra chegue ao seu destino com segurança e qualidade. “Nosso trabalho vai além da logística, pois sabemos que cada exame representa uma história, uma expectativa. Nossa missão é assegurar que cada resultado seja entregue com precisão e confiabilidade”, conclui Rocha.
Atuação Nacional
O DB Diagnósticos tem capacidade para realizar 35 milhões de exames por mês e atende mais de dez mil clientes em todo o Brasil por meio de suas unidades de análises clínicas descentralizadas, além das três unidades especializadas – Toxicológico, Molecular e Patológico –, e as mais de 30 unidades regionais de apoio distribuídas por todo o país. Com uma equipe de mais de 3.000 colaboradores, a empresa oferece um portfólio com mais de 5.000 tipos de exames.