CSP firma contrato com empresas cearenses

22/01/2016

Com início das operações previsto para o segundo trimestre deste ano, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) já atingiu 96,69% de execução e vem realizando seus últimos testes. No dia 7 de janeiro, mais um marco na contagem regressiva foi registrado: o acendimento do regenerador número 1 do alto-forno, etapa fundamental para o início das operações da usina. É aguardada ainda a chegada da segunda carga de carvão, prevista para as próximas duas semanas.

Além disso, a siderúrgica também tem atraído empresas cearenses a participar de diversas etapas da produção, inclusive na aquisição de subprodutos gerados na fabricação do aço. Um deles é a escória, matéria-prima para as cimenteiras, que tem qualidade superior à do calcário e menor custo, segundo explicou o professor Ernandes Rizzo, especialista em siderurgia e processos de fabricação. A convite da CSP, ele ministrou ontem palestra à imprensa.

A cearense Cimento Apodi é uma das empresas locais que já firmaram acordos com a companhia para adquirir o material. De acordo com Adauto Farias, presidente da cimenteira, o contrato assinado com a CSP estabelece a aquisição de 200 mil toneladas por ano de escória pela Apodi, válido pelo prazo de 20 anos. A vantagem da escória para a empresa é que não há necessidade de esquentar o produto novamente, economizando energia.

Fonte: Diário do Nordeste

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Scania anuncia cobertura estendida de trem de força por até cinco anos na Fenatran e detalha investimentos na rede
Abralog alerta para impactos logísticos e econômicos com a aprovação do fim da escala 6×1 no Senado
Garagem010 estreia na Fenatran 2026 com ecossistema digital voltado ao mercado de pesados
Exportações em alta e gargalos operacionais aceleram transição para o Comex 3.0 no Brasil
Motz anuncia Marcos Garcia como novo Diretor de Produto e Inovação
Correios passam a aceitar descarte gratuito de lixo eletrônico em mais de 6 mil agências

As mais lidas

01

CENTRONAVE alerta para riscos no transporte marítimo em Manaus e defende adoção da sobretaxa de seca

02

Tecnologia semiautônoma da VLI economiza mais de 4 milhões de litros de diesel e evita emissão de 9,3 mil toneladas de CO₂

03

Fulwood anuncia expansão do Infinity Business Park em Extrema (MG) com novos galpões e mais de 800 vagas de emprego