O relatório State of Sustainable Fleets 2025 mostra um cenário de crescimento contínuo das frotas sustentáveis nos Estados Unidos, mesmo diante de uma conjuntura de incerteza regulatória. Produzido pela TRC Companies, o estudo apresenta dados detalhados sobre o uso crescente de diesel renovável, gás natural, veículos elétricos e soluções baseadas em hidrogênio.
Segundo o levantamento, a produção de diesel renovável aumentou 28% no primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Além disso, 39% das frotas pesquisadas relataram o uso do combustível, o maior índice já registrado na pesquisa.

“O cenário de políticas em rápida evolução e as dúvidas sobre como isso afetará os investimentos em tecnologia criaram incertezas para as frotas. No entanto, a resposta do setor — marcada pela crescente adoção de combustíveis renováveis, soluções inovadoras de infraestrutura e parcerias estratégicas — ressalta os sólidos fundamentos para o crescimento contínuo de muitas soluções limpas para frotas”, afirmou Nate Springer, vice-presidente da TRC.
Outro destaque é o avanço do gás natural renovável (GNR), cujo fornecimento cresceu 234% nos últimos seis anos, impulsionado por um aumento de 63% nos postos de abastecimento. Apesar das dificuldades econômicas e mudanças políticas, mais de US$ 13,5 bilhões em financiamentos estaduais e locais seguem disponíveis para projetos com foco em veículos de emissão zero (ZEV) e quase zero (NZE).
As entregas de veículos elétricos a bateria (BEV) atingiram 41.472 unidades em 2024, com 92% dos registros concentrados em vans e caminhonetes comerciais. Esse crescimento ocorreu mesmo com ajustes nas previsões de fabricantes. A infraestrutura também está evoluindo, com soluções como hubs de carregamento compartilhados e “interconexão flexível”, que oferece acesso precoce à energia elétrica.
Já os veículos a hidrogênio apresentam um cenário incerto. Embora 165 unidades de veículos médios e pesados (MD/HD) tenham sido entregues, duas falências no setor levantam dúvidas sobre a continuidade dos investimentos.
No segmento de gás natural, o lançamento de motores de 15 litros gerou interesse de 40 frotas. Os registros de tratores Classe 8 aumentaram 50%, alcançando 2.317 unidades. Além disso, os preços do GNV mantiveram-se competitivos, com média US$ 0,25 abaixo do diesel.
“O relatório anual fornece ao setor os principais dados sobre o rumo que o mercado está tomando com as novas soluções de transporte sustentável”, disse Peter Voorhoeve, presidente da Volvo Trucks North America. “Enquanto enfrentamos incertezas regulatórias, continuamos a ver as frotas adotando soluções novas, mais limpas, mais seguras e mais eficientes.”
A Penske Transportation Solutions, a Volvo Trucks North America e a Chevron são as patrocinadoras titulares do State of Sustainable Fleets 2025, e a Dana, a Exelon e a S&P Global Mobility são patrocinadoras de apoio. Cada um deles fornece experiência e dados que aumentam a credibilidade do estudo em todo o espectro de tecnologias avaliadas.
O relatório completo pode ser acessado no site oficial do State of Sustainable Fleets.