Com a finalidade de reforçar o novo modelo organizacional orientado por processos e a eficiência operacional, a Coop reassumiu, no dia 1º de agosto último, a gestão do seu Centro de Distribuição, que há dois anos era administrado por um Operador Logístico terceirizado. Com esse processo, foram contratados 300 novos colaboradores.
De acordo com Marco Aurélio Prometti, que acaba de assumir a cadeira de diretor de Operações Supermercados e Supply Chain da Coop, essa mudança na operação logística vem proporcionar maior assertividade na movimentação física das mercadorias no CD, melhor precisão dos estoques e mais produtividade. “Ou seja, teremos um resultado mais efetivo e eficiente”, assegura.
O mais importante é que a decisão da diretoria foi recebida de forma bem positiva pelo time terceirizado, tanto que 92% aceitaram a proposta de vestir a camisa Coop, segundo destaca Alexandre Cyríaco, gerente de Recursos Humanos. “Entre os atrativos, eles consideraram a perspectiva de evolução na carreira, remuneração e o programa de benefícios concedido aos nossos colaboradores”, afirma.
O Centro de Distribuição da Coop está localizado no Condomínio Logístico GLP Imigrantes, no km 28,5 da Rodovia dos Imigrantes, em São Bernardo do Campo, SP, numa área de 26.500 m², 48% maior que a do antigo CD. A troca de endereço também favoreceu o escoamento de mercadorias para as lojas do Grande ABC e interior paulista, já que o CD Imigrantes está posicionado a 2 quilômetros do Rodoanel.
Atualmente, a Coop possui mais de 900 mil cooperados ativos, 30 lojas de supermercado, sendo 23 no Grande ABC, uma em Piracicaba, duas em São José dos Campos, duas em Sorocaba, duas em Tatuí e um atacarejo em São José dos Campos, todos em São Paulo, além de três postos de combustíveis e 81 drogarias em operação. Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade. Foto: Maurício Taboni