A concessionária Rodovias do Tietê iniciou suas atividades à 0 hora de hoje (24). Durante os 30 anos da concessão, a empresa será responsável por recuperar e manter os 344,4 quilômetros de rodovias, 61,9 quilômetros de acessos e 201,8 km de estradas vicinais do lote Corredor Marechal Rondon Leste. A concessionária pagará ao governo do Estado de São Paulo outorga no valor de R$ 517 milhões e os investimentos previstos são de R$ 1,3 bilhão.
A Rodovias do Tietê é controlada pelo Consórcio Brasinfra , formado pela Equipav, de Campinas, pela Opway, de Portugal, e pela Leão & Leão, de Ribeirão Preto.
O corredor Marechal Rondon Leste foi licitado em 29 de outubro de 2008. O Consórcio Brasinfra venceu a concorrência com 22,08% de deságio em relação à atual tarifa quilométrica das rodovias. O deságio comparado ao valor máximo do edital do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo foi de 13,09%. A tarifa básica do pedágio de Areiópolis passará de R$ 7,40 para R$ 7,10.
Investimento em tecnologia e segurança
O objetivo é oferecer excelência na prestação de serviços, para que os usuários dos trechos administrados pela Rodovias do Tietê façam uma viagem confortável e segura, com pavimento de qualidade, boa sinalização e, até o final da concessão, contem com mais 90 quilômetros de pistas duplicadas. Ao todo, 24 municípios paulistas serão beneficiados pela concessão: Agudos, Anhembi, Areiópolis, Bauru, Bofete, Botucatu, Campinas, Capivari, Conchas, Elias Fausto, Hortolândia, Itatinga, Jumirim, Laranjal Paulista, Lençóis Paulista, Maristela, Mombuca, Monte Mor, Pereiras, Piracicaba, Rafard, Rio das Pedras, Salto, São Manuel, Tietê.
A concessionária disponibilizará serviços essenciais para o conforto e a segurança do motorista, tais como atendimento pré-hospitalar em caso de acidente, atendimento de guincho leve e pesado, combate a incêndios na faixa de domínio, telefones de emergência, monitoramento por câmeras e inspeção permanente das rodovias.
Principais obras
A Rodovias do Tietê vai duplicar mais de 90 quilômetros de vias, construir 73 quilômetros de vias marginais, 87 quilômetros de faixas adicionais, 148 quilômetros de acostamentos e 24 passarelas. Entre as principais obras estão:
– Duplicação de 31 quilômetros da SP-101 entre Hortolândia e Capivari;
– Duplicação de mais de 50 quilômetros da SP-308 entre Salto e Rio das Pedras;
– construção do Contorno de Piracicaba, de 8 km em pista dupla, que vai melhorar significativamente o tráfego na região, aumento a segurança e o conforto dos usuários;
– Construção do contorno de Maristela, de 3,2 km, em pista simples, na SP-300, mais uma obra que vai ter um impacto muito positivo para a comunidade local.
Corredor Marechal Rondon Leste
O lote é composto pelos seguintes trechos rodoviários:
. SP-300 – Rodovia Marechal Rondon: do km 158+650 (Tietê) ao km 336+500 (Bauru);
. SP-209 – Rodovia Prof. João Hipólito Martins: do km 0 (Itatinga) ao km 21+090 (Botucatu);
. SP-101 – Rodovia Jornalista Francisco Aguirra Proença e Rodovia Bento Antônio de Morais: do km zero (Campinas) ao km 71+250 ( Tietê);
. SP-113 – Rodovia Dr. João José Rodrigues: do km zero no entroncamento com a SP 300, em Tiête, até o km 14+400 no entroncamento com a SP 101, em Rafard.
. SP 308 – Rodovia do Açúcar (Comendador Mário Dedini): do km 102+200 (Salto) ao km 162 (Piracicaba);
. Contorno de Piracicaba, a ser implantado, com extensão em projeto de 8+875 km.
O telefone de atendimento ao usuário da Rodovias do Tietê é 0800 770 3322.









