Como está a qualidade dos insumos e serviços prestados ao TRC

16/02/2022

 

Nenhuma empresa consegue oferecer um serviço de qualidade sozinha. Para conseguir atender a complexidade dos processos que cada empresa possui, muitas vezes é necessário selecionar fornecedores e parceiros para ajudar na prestação do serviço de transporte. É normal e muito comum, não apenas no TRC, que a satisfação com estes parceiros muitas vezes se desgaste, e a empresa passa a procurar outros parceiros para continuar suas operações da melhor forma possível. Quando falamos de serviços prestados ao transportador, essa situação deve ser analisada com muita cautela, pois um serviço mal prestado por um terceiro pode resultar na insatisfação de um cliente – ou até na perda de um.

Pensando nisso, o IPTC realizou, a pedido do SETCESP, uma pesquisa de mercado com os transportadores para identificar como está a satisfação dos empresários com alguns dos principais serviços prestados para transportadoras. Pensamos em serviços variados, mas com grande foco nos serviços que estão relacionados com a atividade principal das transportadoras.

Para cada um destes serviços, procuramos conhecer quem são os principais parceiros que nossas empresas trabalham, e qual a satisfação delas em relação à esta parceria, também buscando entender um pouco mais sobre o que afeta estas parcerias e onde o transportador está mais necessitado de apoio. Veja ao lado os 12 serviços que foram pesquisados. A pesquisa aconteceu em setembro de 2021 e contou com mais de 100 respondentes.

Em geral, as empresas apresentaram uma satisfação boa para a maioria dos serviços. Por exemplo, para bancos, a maioria dos transportadores possui um ou mais parceiros, enquanto a gestão de frota ainda é um serviço muito pouco aderido pelas empresas, o que é normal, dado que a maioria das empresas de pequeno e médio porte não necessita desse serviço. A pesquisa também mapeou as preferências de marcas nos serviços selecionados.

Também buscou-se entender quais fatores são levados em conta na hora da escolha de um serviço e onde o transportador mais sofre dificuldades para crescer. O fator econômico (custos) se destacou aqui, pois a maioria dos transportadores afirma que a carga tributária que incide nas empresas limita o crescimento, junto aos custos elevados dos insumos e o baixo frete pago no mercado. Também foi um ponto destacado pelos transportadores a necessidade de mais serviços de assessoria econômica para as empresas, buscando entender e diminuir os custos, algo que o IPTC oferece gratuitamente aos associados do SETCESP através do setor de Planejamento de Custos e Tarifas. Para saber mais, entre em contato através do e-mail economia@setcesp.org.br .

Para o transportador, é importante se manter atualizado com o mercado e estar sempre em contato com seus fornecedores para que o serviço prestado resulte sempre em captação de mais clientes para o transportador.

Para mais informações sobre a pesquisa, entre em contato conosco através do nosso site ou do e-mail contato@iptcsp.com.br.

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savoy
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