Combilift completa 25 anos e leva a imprensa para conhecer sua fábrica na Irlanda e os novos equipamentos

16/10/2023

Uma intensa e valiosa press trip foi organizada pela Combilift – empresa especializada em soluções customizadas de movimentação de materiais – para levar mais de 200 jornalistas do mundo todo para as comemorações dos seus 25 anos, na cidade de Monaghan, Irlanda. Durante o evento foi possível conhecer a fábrica da empresa, que tem 46,5 mil metros quadrados, conversar com os engenheiros e diretores e participar de um jantar comemorativo com apresentações culturais.

A comitiva brasileira, da qual a  Logweb participou, foi conduzida por Luis Monteiro, engenheiro de design mecânico da Combilift, que mostrou desde o desenvolvimento de projetos e as patentes conquistadas até a linha de montagem dos equipamentos e a área de qualidade. Um dos destaques é o robô utilizado para solda, que pode ser programado em apenas 5 minutos, contra 2 dias do equipamento anterior. Outro destaque é o uso de um colorante no óleo para identificar vazamento através de luz UV.

Em seus primeiros 10 anos de vida, a Combilift se concentrou na movimentação de cargas longas em menor espaço e com mais segurança. Entre 2008 e 2018, diversificou a linha com a empilhadeira articulada para cargas paletizadas Combi-AM (AisleMaster) e com o Movimentador Universal para cargas extrapesadas (Combi-SC). Nos últimos anos, foram desenvolvidas soluções únicas para atender a demandas por empilhadeiras manuais em espaços reduzidos, que contam com timão de múltiplas posições, mais uma patente da Combilift.

É a partir de Monaghan que são enviados, além de equipamentos, as peças de reposição para a rede de distribuidores em todo o mundo. Desde sua fundação, a Combilift fabrica equipamentos customizados para atender a diferentes demandas, levando aos setores de transporte e intralogística uma linha de produtos robusta e com foco em inovação, segurança e ganhos de produtividade e de espaço.

“A Combilift olha para o futuro com planos de crescimento claros e tem a intenção de dobrar os negócios a cada cinco anos. A frota atual é de 80.000 empilhadeiras operando em mais de 85 países, desde a fundação. No Brasil, a Combilift atua há 15 anos, contando hoje com 175 clientes e 540 máquinas em operação. Em 2022 foram produzidos 8.870 equipamentos. Neste ano, chegaremos aos 10.000, isso significa que daqui a 5 anos serão produzidas 20.000 máquinas”, disse Martin McVicar, um dos fundadores e CEO da Combilift.

Ele atribui o crescimento da marca ao que chama de customização em série. “O mercado espera que os produtos sejam feitos de acordo com suas demandas e, normalmente, fabricantes de equipamentos de movimentação customizados fornecem baixos volumes. Entretanto, oferecemos produção em série de produtos customizados, resultando em uma vantagem estratégica para nossos clientes”, destaca.

Novidades

Este ano, foram anunciadas cinco novidades, focadas em otimização e economia de espaço. No início de 2023, a empresa lançou a Combi-Cube contrabalançada, com exclusivo sistema de direção dinâmica 360º, permitindo que a empilhadeira se mova suavemente em qualquer direção, sendo intuitiva e previsível.

Uma demonstração foi apresentada aos jornalistas durante o evento de aniversário. A chamada “dança das empilhadeiras”, ao som de música celta, pode ser vista no Instagram e no Linkedin da Logweb.

 O segundo lançamento é a multidirecional CB70E, a mais compacta empilhadeira elétrica de 7 toneladas de sua classe, que permite o manuseio versátil e com economia de espaço para cargas longas e volumosas, com destaque para o setor madeireiro. O que diferencia este modelo de outros é sua cabine com suspensão a gás, que usa componentes como os encontrados em máquinas industriais de grande porte. Também conta com assento giratório automático, reduzindo a tensão do motorista, especialmente quando se desloca em marcha à ré. Veja o vídeo aqui.

Com a terceira novidade, a Combilift entra no mundo de empilhadeiras autônomas: a Combi-AGT é uma multidirecional autoguiada elétrica, com capacidade para 5 toneladas. Ela pode operar de forma autônoma em corredores guiados e em movimento livre, além de opção de condução manual. Com 4 rodas, é a primeira empilhadeira lateral de produção autônoma do mundo para cargas longas. Ainda não está disponível no Brasil. Veja o vídeo aqui.

A quarta inovação também marca a inventividade da Combilift. O Combi-LC Blade, projetado em colaboração com a Siemens Gamesa, permite a movimentação de pás e torres de turbinas eólicas, algumas com até 115 metros e pesando cerca de 70 toneladas, através das etapas de produção até locais de armazenamento – que às vezes podem estar separados por até 5 km. Com ele, a empresa entra no setor eólico offshore. Veja aqui o equipamento em operação.

E a quinta novidade é o Combi-Connect, um software telemático que oferece maiores níveis de conhecimento sobre o gerenciamento e uso da frota, fornecendo dados em tempo real, incluindo rastreamento de localização, análise de uso e alertas de manutenção. Com essas informações valiosas ao alcance, as empresas podem melhorar e aprimorar o desempenho operacional.

Veja na Intermodal

A Combilift vai expor na Intermodal 2024, que acontece de 5 a 7 de março, em São Paulo, o Combi-CSS Container Slip-sheet, projetado especificamente para carregamento rápido de contêineres com capacidade máxima de 30.000 kg.

Com ele, o ciclo completo de carregamento de um contêiner de 40 pés leva menos de 6 minutos, sem precisar da ajuda de uma empilhadeira. Trata-se uma solução simples de operar, econômica, rápida e segura, voltada para cargas como madeira, móveis planos ou painéis. Veja o vídeo aqui!

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Prometeon inaugura Centro de Distribuição em Mauá, SP
Levu Air Cargo vai operar o primeiro Airbus A321 cargueiro da América Latina
Vast Infraestrutura realiza primeira operação no Terminal de Líquidos do Açu (TLA) 
Grupo Emtel investe meio milhão em ações e programas ESG
TCP bate recorde de movimentação mensal pela 4ª vez em 2024
VW Caminhões e Ônibus inicia testes com caminhão movido a biometano

As mais lidas

Nada encontrado