Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Logística e Meio Ambiente 13 de abril de 2021

Com 1º caminhão elétrico, DHL Supply Chain expande serviços logísticos sustentáveis no Brasil

DHL Supply Chain

A DHL Supply Chain deu um passo importante em direção à “descarbonização” de suas operações logísticas no Brasil: agregou mais um veículo elétrico à sua frota própria de distribuição urbana, aprofundando a abrangência de seus serviços logísticos sustentáveis.

O modelo escolhido foi o JAC iEV1200T, caminhão VUC 100% movido a energia elétrica. Além de não emitir gases poluentes, o veículo possui baixo custo operacional, autonomia de 200 km, baterias de fosfato de ferro-lítio de 97 kWh e um custo por km rodado cinco vezes menor que um caminhão movido a diesel equivalente, segundo a empresa.

Além disso, estima-se que o caminhão elétrico com estas características previna a emissão de até 600 toneladas de CO2 em cerca de 30 anos, na comparação com um modelo movido a um combustível comum.

O novo caminhão se integra à frota de mais de 25 veículos elétricos da DHL Supply Chain já rodando no Brasil com a vantagem de ter uma capacidade de carga maior, de até 7,5 toneladas. Outras vantagens são a isenção de restrições na circulação urbana, silêncio e baixa trepidação na rodagem e agilidade na recarga.

A DHL Supply Chain irá utilizar o VUC elétrico para coletas e entregas na cidade de São Paulo, principalmente para os mercados de varejo, moda, consumo e insumos médicos e remédios, incluindo pontos como shoppings, farmácias, lojas de rua e supermercados.

“A inclusão do primeiro caminhão elétrico em nossa malha de transportes é mais um passo fundamental para que atinjamos a meta de eliminar a emissão de CO2 de nossas operações de TSP até 2050. O caminhão elétrico tem uma capacidade de carga muito maior, expandindo sua aplicação e impacto. Tanto que estamos em negociação para adquirirmos mais veículos elétricos e aguardamos que mais opções cheguem ao mercado brasileiro”, afirma Fábio Miquelin, Head de Transportes da DHL Supply Chain no Brasil.

Por sua vez, Pedro Mendes, diretor de Operações da Jac Motors, destaca que “o JAC iEV1200T é o primeiro VUC 100% elétrico do Brasil e teve uma grande adesão com mais de 100 unidades vendidas em um curto espaço de tempo. Ele é excepcional para uso urbano com zero emissão, muito silencioso, com autonomia de 200 km e um custo operacional cinco vezes menor do que um equivalente a diesel. Com isso, o caminhão pode ser utilizado para entregas noturnas, em bairros nobres e residenciais”.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal