Diagnósticos Estratégicos do Negócio (O Papel dos Gestores)

18/07/2024

No mundo atual, o ambiente externo passa cada vez mais a influenciar a tomada de decisões e as diretrizes estratégicas nas empresas, relacionadas ao crescimento sustentável e à demanda do mercado.

Para as empresas e organizações torna-se necessário o conhecimento de fatores chaves para que possam obter sucesso, tais como:

– Conhecer a concorrência;

– Atender o que o cliente procura, através de pesquisas específicas;

– Desenvolver novas marcas e produtos que se diferenciem no mercado e que atendam as expectativas que são geradas pelo consumidor.

Baseado nesses aspectos podemos citar o conceito definido por Michael Porter (1989), sobre Estratégia da Competitividade, a saber: “Encontrar uma posição onde possa melhor defender das forças competitivas ou influenciá-las a seu favor”

Como parte das Estratégias do Negócio, é importante que se conheça informações que irão ajudar na análise, avaliações e na metodologia que deverá ser adotada.

– Entender a concorrência;

– Desenvolver estratégias inovadoras para o negócio;

– Posicionar-se no mercado com custos dentro dos padrões aceitáveis;

– Diferenciar o produto ou serviço no mercado e a forma que irá atender o cliente;

– Estar focado na demanda que poderá ser gerada.

 

Além desses aspectos que estão voltados para o “Ambiente Externo”, os Gestores deverão estar direcionados também para o “Ambiente Interno” do seu negócio, de tal maneira a efetuarem suas análises e diagnósticos focando os seguintes pontos:

– Cadeia de Valor (o produto agrega valor ao negócio);

– Modelo de Execução – Manufatura e Operações (fluxos operacionais);

– Metodologias e processos – produção;

– Cadeia de Abastecimento – interação entre fornecedores, armazéns, operadores logísticos, transportes/distribuição;

– Customer Experience (satisfação do cliente).

 

Aspectos fundamentais que interagem conjuntamente em toda a organização:

– Marketing;

– Administração & Finanças;

– Recursos Humanos;

– Tecnologia da Informação (sistemas & inovações tecnológicas);

– Cadeia Logística (Supply Chain).

 

Uma vez de posse de todas as informações disponíveis, poderá se consolidar um Diagnóstico Estratégico que deverá, então, possibilitar a elaboração de um Plano de Ações Estratégicas para o negócio.

Devemos considerar que os Gestores são as “peças-chaves” fundamentais na condução e execução das ações propostas, pois permeiam por todos os níveis da organização.

Somente com essa liberdade e comprometimento poderá se obter os sucessos desejados, bem como os resultados junto ao mercado.

Compartilhe:
Bravo Serviços Logísticos inova logística agrícola com projeto de entregas de 24h a 48h
Livro “Logística Viva” mostra a trajetória de 21 profissionais que transformaram desafios em oportunidades na cadeia de suprimentos
DHL Supply Chain e a Ajinomoto do Brasil inauguraram um novo Centro de Distribuição em Extrema, MG
Rands estreia na 24ª Fenatran com soluções financeiras, serviços e sorteio de prêmios
Black Friday 2024: Logtech Estoca espera crescimento de cerca de 60% no volume de entregas
Sequoia anuncia transição na liderança executiva mirando novo ciclo

As mais lidas

Nada encontrado