Cidades paranaenses implementam ações para fomentar logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas

08/08/2024

Em sua 20ª edição, o Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) destaca o compromisso unificado do setor agro na busca de atividades mais sustentáveis. Sob o tema “Comemorando juntos as conquistas de todos”, a data visa reconhecer os impactos positivos do Sistema Campo Limpo, o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. No Paraná, serão promovidas atividades em 12 cidades, sendo Cambé, Campo Mourão, Cascavel, Contenda, Cornélio Procópio, Franscisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Palotina, Ponta Grossa, Santa Terezinha Itaipu e Umuarama.

Durante a semana de 12 a 16 de agosto, mais de 100 cidades em todo o Brasil realizarão atividades comemorando os resultados de destinação ambientalmente correta. Somente em 2023, 53,2 mil toneladas de embalagens tiveram uma destinação adequada. Isso só foi possível com a ajuda de todos os elos da cadeia do setor (agricultores, indústria, revendedores e poder público).

Fotos: Divulgação/Arquivo OPR

O DNCL é realizado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), entidade gestora do Sistema Campo. O Instituto, sem fins lucrativos, celebra ainda o marco de mais de 754 mil toneladas de embalagens vazias destinadas de forma ambientalmente correta desde 2002, contribuindo para a redução de 1,05 milhão de toneladas de CO2 e emitidas. 

O diretor-presidente do inpEV, Marcelo Okamura, enfatiza a importância do DNCL para o setor agropecuário brasileiro. Segundo ele, “o Instituto é, na prática, o ESG do agro. Esta celebração não apenas reforça o trabalho de toda a cadeia produtiva, mas também consolida o Brasil como líder global na reciclagem de embalagens de defensivos agrícolas.  

O DNCL Portas Abertas proporcionará à comunidade a oportunidade de conhecer de perto as práticas sustentáveis adotadas pelas centrais de recebimento, enquanto palestras educativas realizadas em escolas e homenagens aos agricultores destacam o papel fundamental desses profissionais na reciclagem e na conservação ambiental. “As diversas atividades realizadas para marcar a data representam uma oportunidade para a comunidade conhecer de perto o trabalho do Sistema Campo Limpo. Além de aumentar a conscientização e a ampliar a participação de todos em nosso programa auxiliando no cuidado com o meio ambiente e na manutenção do campo limpo”, destaca Fabio Macul, coordenador Regional de Operações do inpEV.

Durante a 20ª edição, as atividades vão mobilizar mais de 100 mil pessoas em ações envolvendo autoridades, agricultores e a comunidade em geral. As centrais participantes promoverão diversas atividades durante o mês de agosto, entre elas DNCL Portas Abertas: visita de alunos e comunidade, DNCL na Escola: ações voltadas para estudantes de ensino fundamental, DNCL Universitário: atividades para estudantes de universidades e DNCL Ação com Agricultor: homenagem aos agricultores.

 Parceria para a reciclagem de eletroeletrônicos 

Para reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade e a destinação correta de resíduos, este ano o inpEV também firmou uma parceria com a Green Eletron, principal gestora brasileira de logística reversa de eletrônicos e pilhas. 

Os moradores e visitantes das regiões de Campo Grande (MS) e Piracicaba (SP) terão a oportunidade de descartar produtos eletroeletrônicos de uso doméstico que já não possuem mais utilidade, como computadores, impressoras, telefones, geladeiras, TVs, carregadores, pilhas gastas e outros.  

Sobre Sistema Campo Limpo e o inpEV 

O Sistema Campo Limpo (SCL) é o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, que tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes, registrantes e canais de distribuição), com apoio do poder público. Cada um tem seu papel e suas atribuições definidas por legislação específica. 

O Sistema reúne mais de 260 associações de revendas e cooperativas e atende cerca de 2 milhões de propriedades rurais em todo o País, de acordo com o censo agrícola de 2017. 

Com mais de 20 anos de atuação, o inpEV, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é a entidade gestora do Sistema Campo Limpo, com o processo regulamentado pela Lei Federal nº 14.785/23 e o Decreto Federal 4.074/02. É uma instituição sem fins lucrativos, formada por mais de 160 fabricantes e nove entidades representativas da indústria, canal distribuição e agricultores.

Compartilhe:
savoy
Veja também em Conteúdo
A Logweb deseja a todos um 2025 de muito sucesso e saúde!
Randoncorp | Fundo Natura Ventures realiza primeiro aporte na startup de logística Abbiamo, investida da RV
Vale-Pedágio Obrigatório passa a ser 100% digital em 2025
Azul Cargo Express transporta 580 mil toneladas de mercadorias do agronegócio brasileiro para o exterior
J&T investe R$ 14 milhões e aumenta capacidade de processamento de pacotes em 32%
3 tendências para o mercado de tecnologia para 2025

As mais lidas

Nada encontrado