Cia. Zaffari usa sistema de PDAs da DBServer

24/02/2008

Detentora de uma rede de supermercados, hipermercados e shoppings centers no Rio Grande do Sul, e desde a década de 80 atuando também na industrialização e comercialização de alimentos, a Cia. Zaffari (Fone: 0800 600 3100) aderiu a uma solução móvel e on-line, com a finalidade de diminuir a margem de erros durante o processo de separação dos produtos. Quem desenvolveu o software foi a empresa gaúcha DBServer (Fone: 51 3322.6828).

Antes da implantação do novo sistema, a etapa de separação dos produtos, na Cia. Zaffari, era realizada a partir de romaneios emitidos por computadores, o que tornava o processo suscetível a erros de quantidade e de troca de produtos.

O software desenvolvido pela DBServer – baseado na tecnologia Microsoft, SOA (arquitetura orientada a serviços) e Java, na retaguarda corporativa – permite maior qualificação e agilidade no processo de separação de produtos, através do uso de PDAs (assistente pessoal digital) em comunicação com o sistema de retaguarda, via Webservices.

A empresa define os PDAs como computadores pequenos que têm funções de agenda, sistema informático de escritório elementar e possibilitam a interconexão com um computador pessoal e uma rede de dados sem fio.

Quem explica o funcionamento do processo na Cia. Zaffari é Felipe Machado, gerente de contas da DBServer: “os produtos chegam à Central de Distribuição para serem separados e seguirem o seu destino final – as lojas da Cia. Zaffari. Com o sistema de solução móvel PDA, os colaboradores responsáveis por este processo de separação utilizam diariamente pequenos computadores que começam a funcionar assim que o código de barras do seu crachá é lido pelo PDA. Após esta habilitação, é possível saber quais produtos já estão liberados para serem distribuídos nas lojas e as exatas quantidades”, conta.

Machado ainda destaca que os PDAs podem ser utilizados como telefones para comunicação entre a pessoa que separa os produtos e os responsáveis pelo setor. Para ele, esta é uma forma de tornar mais rápidas as soluções de eventuais problemas na separação dos produtos, além de agilizar a distribuição e a reposição dos produtos nas gôndolas, reduzindo os riscos do cliente não encontrar o que procura.

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