A Cargolift, uma das líderes do setor de transportes no Brasil, anunciou um crescimento de 37% em seu faturamento, encerrando 2024 com uma receita bruta de R$544 milhões. O resultado supera em 11% a projeção de crescimento médio estabelecida no início do ano passado, reafirmando a estratégia bem-sucedida da empresa que combina inovação tecnológica e compromisso com a sustentabilidade. Para 2025, a expectativa da empresa é crescer mais 16%.
Para Markenson Marques, fundador e CEO da empresa, “esse crescimento é um reflexo direto da política da qualidade da Cargolift que visa superar as expectativas de seus clientes e parceiros, além de ser uma comprovação da capacidade da empresa de superar expectativas dos clientes e parceiros em inovações tecnológicas”, ressalta. “Desde 2018, seguimos com investimentos expressivos em tecnologia com foco na Inteligência Artificial, com R$ 22 milhões investidos apenas na tecnologia para a nossa Control Tower nos últimos 5 anos, e isso tem gerado maior produtividade operacional, menores custos e redução das emissões dentro do Eco Cargolift, que é nosso programa de sustentabilidade”, completa.

Fundada em 1994, a empresa consolidou-se como um dos maiores operadores logísticos do país, dispondo atualmente de 13 filiais espalhadas por 7 estados em uma operação que conta com pontos de armazenagem e uma frota própria que inclui mais de 600 veículos. Nesta trajetória de mais de três décadas, a solidez financeira tem sido uma constante para a empresa.
De um faturamento de R$ 346.4 MM em 2022, a Cargolift saltou para R$ 402.8 MM no ano seguinte, até registrar a receita bruta de R$ 544 MM em 2024, segundo dados de seu último balanço financeiro. Da mesma forma, para janeiro deste ano, a empresa tinha como meta atingir uma Receita Operacional Líquida de R$30,8 milhões, número este que foi superado em 32,84%, registrando R$40,9 milhões. Este é o maior valor de receita já alcançado no mês de janeiro na história da companhia, um resultado advindo do crescimento orgânico, novos contratos prospectados e crescimento nas operações de e-commerce.
Além disso, dentre as principais iniciativas que contribuíram para o desempenho ao longo do último ano está o intenso investimento em tecnologia, materializado, principalmente, em uma plataforma colaborativa de logística. Em parceria com a Matrixcargo, a empresa utiliza IA para otimizar e digitalizar processos logísticos, visando reduzir custos ocultos (como paradas improdutivas e subutilização de frota) e impactos ambientais das operações. A Cargolift também focou em sua atuação no transporte de cargas no Comex, com operações de freight collaboration, além do aprimoramento de seus pontos de armazenagem, como a ampliação e o realocamento estratégico de seu terminal em São Bernardo do Campo.
No último ano, a solidez da empresa foi responsável por garantir o 24º lugar no ranking nacional das Maiores & Melhores do Transporte 2024, promovido pela OTM Editora em sua 37ª edição. Para 2025, a Cargolift possui metas ainda mais ambiciosas, visando dar continuidade à sua expansão no mercado e reforçando seu compromisso com sustentabilidade, inovação, excelência operacional e compromisso com o cliente.
“Estamos confiantes de que nossa estratégia de investimento em tecnologia e práticas ambientais sustentáveis continuará a gerar bons resultados. Para 2025, a ampliação da nossa frota própria com veículos menos poluentes e a adoção de iniciativas ainda mais eficientes para a redução de emissões de carbono serão prioridade. Buscamos, cada vez mais, liderar o mercado com soluções inovadoras que atendam às necessidades dos nossos clientes ao mesmo tempo em que reduzem os impactos ambientais”, conclui Marques.