Cargill implanta projeto de visibilidade com tecnologia da Accera para integrar distribuidores

17/09/2012

Distribuidores da Cargill de todo o Brasil terão acesso a dados da companhia para melhorar o gerenciamento da cadeia de distribuição dos produtos. O projeto utilizará a tecnologia Accera DSI (Data Sharing Intelligence), solução desenvolvida para a troca inteligente de dados entre parceiro de negócios.

Mariana Mirrha

A palavra-chave para o sucesso das companhias está na disponibilidade dos produtos nos pontos de vendas. Essa importância se torna ainda maior quando se fala do segmento de bens de consumo, que atualmente se encontra aquecido e progressivamente competitivo. “Para garantir o abastecimento dos clientes, mantendo os níveis de inventário otimizados, é fundamental conhecer o comportamento das vendas e o nível dos estoques ao longo de cada elo da cadeia. Por isso, o correto balanceamento entre demanda e oferta tem sido foco de preocupação de todas as organizações que desejam melhorar a sua acurácia nos planos, otimizando, assim, os níveis de estoques e reduzindo rupturas”, analisa Cristhiano Stefani Faé, diretor executivo da Accera (Fone: 11 2626.3865), companhia escolhida pela Cargill (Fone: 0800 648.0808) para implantar um projeto de visibilidade para os seus distribuidores.

No projeto da Cargill, uma das maiores indústrias de alimentos do mundo, o foco está na atuação dos distribuidores de todo o país. Em processo de implantação na Unidade de Negócios Cargill Foods, que comercializa e distribui portfólio de produtos alimentícios, incluindo azeites, maioneses, massas e óleos de cozinha, o projeto utilizará a tecnologia Accera DSI (Data Sharing Intelligence), solução desenvolvida para a troca inteligente de dados entre parceiro de negócios, para integrar as atuações dos distribuidores nas diferentes regiões do país.

“Para atender aos desafios da cadeia que envolve a atuação de companhias como a Cargill, a Accera desenvolveu soluções para gestão da distribuição, reabastecimento e visibilidade na cadeia de suprimentos. O conjunto de ferramentas se divide em Accera DSI (Data Sharing Intelligence/Troca Inteligente de Dados), Accera VMI (Vendor Managed Inventory/Estoque Gerenciado pelo Fornecedor) e Accera DRP (Distribution Requirements Planning/Planejamento das Necessidades de Distribuição). O Accera DSI é uma solução desenvolvida para a troca inteligente de dados entre os fornecedores e seus clientes, como distribuidores, atacadistas e varejistas. Através do compartilhamento e da colaboração de informações, diariamente os fornecedores passam a ter acesso às informações sobre o sell out e posição de estoques dos seus produtos em cada ponto de distribuição ou ponto de venda”, explica Faé.

No caso da Cargill, a tecnologia está sendo implantada para monitorar diariamente a posição de estoques e o sell out junto aos distribuidores, com a função de proporcionar visibilidade total desses dados, disponibilizando uma série de dashboards que fornecem informações para a tomada de decisão e melhor gerenciamento da cadeia de distribuição da empresa.

Dentre os resultados que a companhia espera com a utilização da solução está a obtenção do balanceamento dos níveis de inventários, a redução das rupturas e o aumento das vendas dos produtos, com a disponibilidade adequada desses rótulos nos pontos de vendas. “A solução escolhida pela Cargill é um software apropriado para suportar as atividades de gestão de distribuição, reabastecimento e visibilidade no Supply Chain e traz uma série de benefícios para as empresas, que passam a contar com processos mais inteligentes. Entre essas vantagens podemos destacar a automação completa do processo de captura dos dados dos clientes; o ressuprimento e a geração de pedidos; maior confiabilidade e rastreabilidade dos dados transacionados; disponibilização de informações on-line, acessíveis em qualquer momento e em qualquer lugar; e maior velocidade no processamento dos dados e disponibilização das informações”, finaliza Faé. A previsão é que a implantação do projeto termine no final de setembro, quando a companhia começará a utilizar a solução nessas operações. 


YOKI UTILIZA ACCERA DRP PARA ORGANIZAR A CADEIA LOGÍSTICA INTERNA

A Yoki (Fone: 11 2188.8444) também está utilizando soluções da Accera para estruturar a sua logística. Neste caso, o software utilizado é o Accera DRP, ferramenta especializada para suportar os processos de planejamento das necessidades de distribuição em uma cadeia logística interna, suportando, por exemplo, a logística de uma malha formada por fábricas, Centros de Distribuição e transit points. “O Accera DRP considera a posição de estoque de cada elo desta malha logística, a previsão de vendas, o consumo dos CDs, as políticas de estoques e, a partir de algoritmos de abastecimento, sugere quando um novo pedido de ressuprimento precisa ser gerado, a quantidade que deve ser enviada e a origem de embarque destes produtos”, explica Faé. A solução suporta na companhia uma estrutura formada por 620 SKU’s, 7 fábricas, 10 Centros de Distribuição e 4 transit points.
Os objetivos da Yoki com o projeto são automatizar o processo de previsão de vendas e ter um número único e condensado para toda a empresa; sincronizar distribuição, produção e suprimentos de acordo com a demanda, reduzindo o descompasso entre estas atividades; e balancear os níveis de estoques nos CDs e nas fábricas, mantendo os níveis adequados para que não sobrem e não faltem produtos para os clientes. Além disso, também se busca sistematizar todas as atividades de cálculos de necessidades de abastecimento e os cálculos de despachos dos embarques e montagem das cargas. “O projeto implantando está trazendo ganhos importantes na melhoria da acurácia dos planos de demanda, redução dos níveis de estoques, melhoria do nível de serviço e redução das atividades manuais da equipe de Supply Chain”, conclui Faé.
 

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