A campanha “Assédio, Pare!”, lançada pela EcoRodovias em 2021 e fortalecida com o apoio da ABCR – Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, tem ganhado adesão de concessionárias em todo o Brasil.
O movimento tem como lema “Respeito é o único caminho” e busca combater assédio sexual, moral, injúrias e agressões contra operadores de pedágio e demais profissionais que atuam na operação das rodovias. As ações incluem mensagens educativas exibidas em praças de pedágio, bases operacionais, faixas ao longo das rodovias e painéis de mensagem variável.

Além da comunicação direta com os usuários das rodovias, as empresas participantes também implementam protocolos internos de prevenção e resposta, com acolhimento, suporte psicológico e encaminhamentos formais e jurídicos quando necessário.
A seguir, algumas concessionárias que anunciaram oficialmente sua adesão ao movimento:
Via Appia se une a outras concessionárias na campanha “Assédio, Pare!”
O objetivo é combater todas as formas de assédio praticadas contra as equipes de atendimento das rodovias.
A Via Appia, responsável pela administração das concessionárias Via Colinas, Via Nascentes, Rodovias do Tietê e Via SP Serra, se une a outras concessionárias de todo o país na campanha “Assédio, Pare!”. O movimento coíbe o assédio sexual, moral, injúrias e agressões contra operadores de pedágio e profissionais que atuam diretamente nas operações.
Lançada em 2021 pela EcoRodovias, a campanha ganhou força com o apoio da ABCR. Sob o lema “Respeito é o único caminho”, veicula mensagens como “Assédio não é brincadeira” e “Assédio jamais é o caminho” em pedágios, bases e rodovias.
“Um ambiente seguro de trabalho é prioridade para nós. Por isso, nos unimos a diversas concessionárias do país para combater o assédio contra as pessoas que trabalham na operação das rodovias”, comenta Juliana Moraes, diretora de Gestão e Pessoas da Via Appia.
A Via Appia também implementou protocolos internos de resposta ao assédio, com acolhimento e suporte psicológico.
Arteris se une a movimento nacional contra o assédio a colaboradores em rodovias
“Respeito é o único caminho”: empresa participa do Dia D, que ocorreu em 27 de agosto, em todo o país.
A Arteris, uma das maiores gestoras de rodovias do Brasil, anunciou sua adesão ao movimento “Assédio, Pare!”. A iniciativa foi criada pela EcoRodovias em 2021 e hoje reúne concessionárias de todo o país com o apoio da ABCR.
No Dia D contra o Assédio, mensagens foram exibidas em PMVs, praças de pedágio e faixas nas rodovias, acompanhadas da distribuição de folhetos e de um manifesto coletivo.
“Nosso compromisso vai além da segurança viária. Aderir ao movimento ‘Assédio, Pare!’ é reafirmar nossa dedicação em criar um ambiente de trabalho seguro e respeitoso”, afirma Célia Daumas, superintendente de Comunicação e Relações Institucionais da Arteris.
Além disso, a coordenadora de Diversidade e Inclusão da empresa, Luiza Di Giacomo Mariutti, reforçou que a concessionária não tolera qualquer forma de assédio e conta com mecanismos internos de combate e apoio às vítimas.
SPMAR se une ao movimento “Assédio, Pare!”
A ação, criada pela EcoRodovias, ganha adesão setorial em todo o país.
A SPMar aderiu à campanha “Assédio, Pare!”, que coíbe assédio sexual, moral, injúria e agressões contra profissionais de rodovias. A mobilização conta com apoio da ABCR e leva mensagens como “Assédio não é brincadeira” e “Assédio jamais é o caminho” às rodovias.
“Respeito é fundamental para garantir a segurança e a dignidade de nossos profissionais. Ao nos unirmos ao movimento ‘Assédio, Pare!’, reafirmamos o compromisso com um ambiente de trabalho saudável e respeitoso”, diz Erik Vicente, gerente de RH da SPMar.
O Dia D contra o Assédio, realizado em 27 de agosto, marcou a união de concessionárias em várias regiões, com ações de conscientização e divulgação de um manifesto coletivo.
Motiva Rodovias adere à campanha “Assédio, Pare!”
Concessionárias da Motiva reforçam movimento contra todas as formas de assédio em rodovias.
A Motiva Rodovias, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do país, aderiu à campanha junto às suas 12 concessionárias, que atuam em 6 estados e administram mais de 4.400 km de rodovias.
“Esse movimento está integralmente aderente aos princípios que regem a nossa companhia. Nenhuma forma de assédio pode ser tolerada”, afirma Eduardo Camargo, presidente da Motiva Rodovias.
As ações incluem campanhas em pedágios, faixas ao longo das rodovias e mensagens em PMVs. A empresa reforça que o objetivo é ampliar a segurança e o respeito aos trabalhadores do setor.
No Dia D contra o Assédio, realizado em 27 de agosto, as concessionárias participantes exibiram mensagens de conscientização, realizaram distribuição de folhetos e assinaram um manifesto coletivo divulgado nas redes sociais da ABCR.









