Já entrou em vigor o pacote de restrições à circulação de caminhões em Campinas, SP. O foco das limitações é reduzir o impacto provocado pelos caminhões na cidade e, principalmente, desafogar o trânsito na região central que diariamente registra o fluxo de 150 mil veículos.
A secretaria de Transporte estima que do total de veículos que circulam no Centro, 30% sejam formados por caminhões de grande porte, criando problemas de congestionamentos em trechos de maior tráfego. Outra intenção da medida é diminuir a emissão de gases tóxicos no município.
Porém, a autuação pelo não cumprimento da nova legislação só deve ocorrer a partir de dezembro, após o tempo de adaptação das novas regras pelas transportadoras e motoristas. Após o período de adaptação, começam a valer as autuações. Quem for flagrado trafegando nos locais restritos leva multa no valor de R$ 85,13 e soma quatro pontos na carteira.
Na primeira área, denominada Anel Rodoviário, fica proibida a circulação interna de veículos de carga com comprimento acima de 14 metros. O anel é formado por rodovias como Anhanguera, Bandeirantes e José Roberto Magalhães Teixeira. A restrição acontece de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h; e aos sábados, das 6h às 14h.
A segunda área é denominada Anel da Integração Rebouças e delimitará o centro nervoso do trânsito. Formado por importantes vias, na área interna só será permitido que os veículos de carga com no máximo 6,3 metros de comprimento circulem entre às 6h e 20h. O anel é formado pelas áreas circundadas por avenidas como José de Souza Campos (Norte-Sul), Dr. Heitor Penteado, Andrade Neves e Princesa d'Oeste. Assim como na área anterior, a restrição vale de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h; e aos sábados, das 6h às 14h.
Ficou também proibida a circulação de veículos acima de 14 metros no Distrito de Nova Aparecida, todos os dias da semana em todos os horários.
Fonte: RAC









