Cabotagem é capaz de reduzir 89% das emissões de CO₂ em relação ao modal rodoviário, mostra estudo da Norcoast

De acordo com um levantamento da Norcoast, empresa brasileira de navegação costeira, a cabotagem pode reduzir até 89% das emissões de CO₂ no setor logístico, se comparado ao modal rodoviário. O estudo, realizado ao longo de 2024, envolveu a movimentação de 7.862,18 toneladas de carga para uma multinacional do setor químico, com operações saindo do porto de Suape (PE) e seguindo para os portos de Manaus (AM), Santos (SP) e Paranaguá (PR).

Redução significativa de emissões
O estudo aplicou fatores de emissão normatizados pelo GHG Protocol, metodologia internacional adaptada ao contexto brasileiro pela Fundação Getulio Vargas (FGV), para comparar as emissões de CO₂ entre os modais marítimo e rodoviário. Os resultados mostraram que a operação de cabotagem gerou 369,2 toneladas de CO₂. Caso o volume de carga tivesse sido transportado por rodovias, as emissões seriam de 3.374,3 toneladas, ou seja, quase nove vezes mais poluentes.

Cabotagem é capaz de reduzir 89% das emissões de CO₂ em relação ao modal rodoviário, mostra estudo da Norcoast

Sustentabilidade e o papel da cabotagem
Essa análise reforça a relevância da cabotagem no setor logístico, não apenas como uma alternativa eficiente para reduzir custos, mas também como uma solução estratégica para a redução das emissões de gases de efeito estufa. A cabotagem, um modal de baixo carbono, está alinhada com as metas de descarbonização e com a agenda ESG da multinacional envolvida no estudo.

A cabotagem se destaca como uma alternativa positiva para a redução da emissão de CO₂ e outros pontos abordados pela agenda ESG. Os navios são projetados para potencializar a eficiência energética, incorporando tecnologias e inovações que minimizam o consumo de combustível por tonelada transportada”, explica Stephano Galvão, Diretor de Operações da Norcoast.

Descarbonização da cadeia logística e o impacto da cabotagem
A logística é um dos setores mais críticos em termos de emissão de gases de efeito estufa. No Brasil, o setor de transporte responde por aproximadamente 48% das emissões de CO₂, com o modal rodoviário sendo o principal responsável por esse impacto. A cabotagem surge como uma alternativa estratégica para mitigar esse problema, contribuindo diretamente para que o país cumpra seus compromissos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente nas áreas de ação climática, infraestrutura resiliente e desenvolvimento sustentável.

A cabotagem como aliada do setor logístico
Com mais de 8 mil quilômetros de costa navegável, o Brasil está estrategicamente posicionado para expandir a navegação costeira e aumentar o uso da cabotagem como uma opção de transporte mais sustentável. Além de reduzir as emissões de CO₂, o modal também contribui para a segurança, previsibilidade e competitividade do segmento logístico nacional.

“A navegação costeira vai além da sustentabilidade. Este modal também fomenta a segurança, a previsibilidade e a competitividade do segmento logístico nacional”, conclui Galvão.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Cabotagem
Parceria em cabotagem entre Mars e Aliança reduz custos e amplia eficiência logística no Brasil
Parceria em cabotagem entre Mars e Aliança reduz custos e amplia eficiência logística no Brasil
Log-In cresce 36% na cabotagem no Nordeste e reforça transporte marítimo com nova escala em Suape
Log-In cresce 36% na cabotagem no Nordeste e reforça transporte marítimo com nova escala em Suape
Kellanova testa cabotagem em Manaus para reduzir emissão de CO₂ e otimizar logística
Kellanova testa cabotagem em Manaus para reduzir emissão de CO₂ e otimizar logística
TCP lança serviço de cabotagem com Mercosul Line e amplia conexões no Mercosul
TCP lança serviço de cabotagem com Mercosul Line e amplia conexões no Mercosul
Movimentação na Barra Norte, na Amazônia, cresce 4,4% e chega a quase 50 milhões de toneladas em 2024
Mondelēz Brasil adere à cabotagem para o transporte de insumos e produtos e prevê redução de cerca de 20% nos custos logísticos 

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Grupo Elfa inaugura Centro de Distribuição e amplia operação Dental no Sudeste
Grupo Elfa inaugura Centro de Distribuição e amplia operação Dental no Sudeste

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg