A BR-040 vai ganhar, ainda neste semestre, 12 radares de controle de velocidade, em um trecho de 160 km entre Belo Horizonte e Curvelo, na região Central. Só entre a capital e Sete Lagoas, separadas por 70 km, irão funcionar dez aparelhos, o que dá uma média de um equipamento a cada 7 km. Hoje, o caminho entre as duas cidades não é monitorado.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já definiu os locais onde os aparelhos serão instalados. Em alguns pontos da rodovia, o monitoramento será feito nos dois sentidos.
Na altura de Ribeirão das Neves, na região metropolitana, haverá dois radares em um trecho de apenas 200 m. Na vizinha Esmeraldas, serão dois em um intervalo de apenas 1 km. Conforme o órgão, o limite de velocidade vai variar entre 60 e 110 km/h.
Outros 39 detectores também entrarão em operação. Mesmo antes dos 45 radares que tiveram a instalação autorizada no trecho entre Belo Horizonte e Ewbank da Câmara, na Zona da Mata, entrarem em funcionamento, o Dnit prevê fazer estudos técnicos para colocar mais 22 equipamentos nos cerca de 225 km que separam as duas cidades.
Dos 45 aparelhos previstos para o trecho, 28 já entraram em funcionamento, monitorando 52 faixas. Os 17 que faltam já estão com a nota de instalação emitida, mas não começaram a operar por causa de imprevistos.
Fonte: O Tempo – MG









