Boletim “Economia do Crime” Tracker-Fecap aponta estabilidade nos índices de roubo e furto de veículos, no Estado de São Paulo

29/08/2016

O primeiro Boletim Econômico Tracker-Fecap, um estudo elaborado pelo Grupo Tracker – maior empresa de rastreamento e localização de veículos do Brasil com cerca de 350 mil clientes – e a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) – referência na área de Gestão de Negócios – aponta uma estabilidade nos índices de roubo e furto de automóveis, caminhões e motocicletas no Estado de São Paulo.

“Com o levantamento de informações sobre essas ações criminosas, será possível traçar um panorama geral do funcionamento efetivo da Economia do Crime e o quão impactante ela é para o país e para a vida dos brasileiros. O Boletim figura como uma ferramenta analítica, capaz de orientar o empresariado brasileiro dos setores de transporte e automotivo nas tomadas de decisões”, explica o coordenador de Marketing e Produtos do Grupo Tracker, Rodrigo Rufca.

Os números

O Boletim é composto pelo Índice Tracker-Fecap, que representa as ocorrências mensais de roubo e furto de veículos, tendo como base os veículos monitorados pelo Grupo Tracker; pelo Índice mês/mês, que compara o mês com o anterior; pelo Índice base fixa mensal, que compara o mês de referência com o período base (junho de 2014); e pelo Índice Mensal, comparação entre as ocorrências de roubo e furto do mês de referência do índice em relação a igual mês do ano anterior.

Junho

Com base nos indicadores desenvolvidos e nos dados de roubo e furto de veículos coletados junto ao Grupo Tracker, observa-se que no mês de junho, o ÍNDICE MÊS/MÊS TRACKER-FECAP se manteve estável, com ligeira queda de -0,6% no volume de ocorrências em relação ao mês de maio. O ÍNDICE MENSAL registrou um aumento no número de roubos e furtos na ordem de 2%. O ÍNDICE DE BASE FIXA, tendo por base o mês de junho de 2014, registrou um decréscimo de 18,5%.

A mesma comparação é efetuada com registros de ocorrências da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), que neste primeiro mês, apresentou tendências semelhantes à base Tracker.

Hipóteses

Para os estudiosos da economia do crime, o criminoso nada mais é do que o empresário de um mercado ilegal que tem suas ações guiadas pelas oportunidades, pelo risco e pela lucratividade. Sendo assim, do ponto de vista econômico, o que poderia explicar a possível redução no número de roubos e furtos?

– Migração dos empresários do crime de roubo e furto de veículos para outras atividades mais lucrativas do mercado ilegal, como o tráfico de drogas;

– Aumento do risco e do custo da atividade ilegal em decorrência da lei que regula os desmanches de carros;

– Redução da demanda de peças e acessórios de veículos, explicados pela queda na atividade econômica;

– Queda da lucratividade na venda de peças e acessórios roubados, explicada pela redução dos preços praticados pelas autopeças e concessionárias de veículos;

– Mudança na estrutura demográfica com redução na proporção de pessoas entre 16 a 25 anos (perfil predominante entre os empresários do crime);

– Inovações tecnológicas para inibição ou recuperação de veículos como rastreadores, câmeras, alarmes e blindagem;

– Crescimento do exército de segurança particular monitorando ruas e condomínios;

– Aumento na força policial e nos avanços do sistema de inteligência pública;

– Mudança na estrutura de concorrência do mercado ilegal, número menor de microempresários do crime, maior concentração e especialização em decorrência do domínio do crime organizado;

– Mudanças de preço, preferências e disponibilidades, choques externos no mercado de entorpecentes.

O Boletim Econômico Tracker-Fecap irá, nas próximas edições, averiguar cada uma das hipóteses, traçando um panorama mais detalhado sobre o assunto e, assim, avançando no entendimento a respeito do Mercado do Crime.

“Com o aumento da relevância da área de Inteligência de Mercado dentro das empresas, cada vez mais é necessária a fusão entre a Academia e o Mercado, trazendo como resultados, informações úteis para a formação de cenários, que vão desde o dimensionamento de custos com segurança até a identificação de grandes oportunidades. A área de Inteligência de Mercado do Grupo Tracker e o Núcleo de Pesquisa Econômica da FECAP – NECON vão trabalhar arduamente para desmistificar um cenário de extrema importância para a economia nacional”, analisa Frederico Lanzoni, do setor de inteligência competitiva do Grupo Tracker.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Prefeitura de São José dos Campos, SP, lança chamamento público para estruturar centro logístico municipal via PPP
Prefeitura de São José dos Campos, SP, lança chamamento público para estruturar centro logístico municipal via PPP
Leilão de caminhões da Copart, AMANHÃ, tem descontos de até 30% em veículos pesados
Leilão de caminhões da Copart, AMANHÃ, tem descontos de até 30% em veículos pesados
Prêmio Log Assaí 2026 reconhece desempenho logístico de fornecedores e projeta novo ciclo com a indústria
Prêmio Log Assaí 2026 reconhece desempenho logístico de fornecedores e projeta novo ciclo com a indústria
Viracopos conquista recertificação CEIV Pharma até 2028 e reforça liderança em logística farmacêutica aérea
Viracopos conquista recertificação CEIV Pharma até 2028 e reforça liderança em logística farmacêutica aérea
TECADI investe mais de R$ 30 milhões e vai ampliar 60.000 m² de área de armazenagem no primeiro semestre de 2026
TECADI investe mais de R$ 30 milhões e vai ampliar 60.000 m² de área de armazenagem no primeiro semestre de 2026
Portos do Norte lideram crescimento no Brasil em 2025 e consolidam rota do Arco Norte
Portos do Norte lideram crescimento no Brasil em 2025 e consolidam rota do Arco Norte

As mais lidas

01

Carvalima adquire primeira van elétrica nacional para operações urbanas
Carvalima adquire primeira van elétrica nacional para operações urbanas

02

Santos Brasil inicia operação de granéis líquidos com novas linhas de píer no Porto do Itaqui, MA
Santos Brasil inicia operação de granéis líquidos com novas linhas de píer no Porto do Itaqui, MA

03

Aumento de conteúdo local da BYD deve pressionar vacância de galpões logísticos na Bahia, aponta Binswanger
Aumento de conteúdo local da BYD deve pressionar vacância de galpões logísticos na Bahia, aponta Binswanger