Black Friday movimenta o setor de transportes e exige planejamento

22/11/2023

A Black Friday, realizada na última sexta-feira de novembro, está se aproximando e o mercado já se prepara para um dos períodos de maior venda do ano. Apesar da data oficial, alguns lojistas estendem os descontos por vários dias, semanas ou ao longo do mês de novembro. 

A movimentação do setor estimula, além da economia, a abertura de vagas em diversas áreas, desde produção, passando por logística e vendas. Para atender a demanda que, este ano, deve aumentar cerca de 32,2%, de acordo com o levantamento realizado pela Mfield, o setor de logística precisa se preparar com antecedência. A Overhaul, única empresa global de gestão de risco e visibilidade logística independente de dispositivos com forte atuação no Brasil, espera um aumento de 20% no transporte de cargas em relação ao mesmo período do ano passado.

“O reflexo nos embarques para a Black Friday começa semanas antes do grande dia de vendas e se estende até janeiro com as entregas, trocas de mercadorias e outras atividades de logística reversa. Antes dos produtos chegarem às lojas e estarem disponíveis para os consumidores, as empresas precisam abastecer as lojas físicas e pontos estratégicos de armazenagem para as vendas online, além existem operações de transferência de portos e aeroportos para centros de distribuição e assim por diante”, revela Reginaldo Catarino, Gerente de Inteligência da Overhaul.

Segurança

Os produtos eletrônicos, como laptops, TVs, videogames e smartphones são os mais procurados durante a promoção. Em seguida, estão roupas, calçados e acessórios.

Com um número maior de embarques, a exposição dos produtos também aumenta, e consequentemente o risco de roubos, furtos e desvios, em especial nas regiões metropolitanas, como São Paulo e Rio de Janeiro. “Como se intensificam as entregas e o volume de pacotes por veículo, observa-se um aumento da exposição do caminhão nas entregas em termos de tempo, o que acaba facilitando ações de quadrilhas especializadas ou oportunistas”, explica Reginaldo.

Para transportar as cargas com segurança é preciso reforçar o monitoramento, pois, segundo dados do “Brasil: Relatório Trimestral de Roubo de Carga”, o Brasil registrou 17.230 ocorrências de roubos entre janeiro e julho deste ano, um aumento de 5,5% comparado com o mesmo período de 2022. A maioria, 44%, são de cargas mistas, isto é, cargas de diferentes tipos sendo transportadas conjuntamente, como eletrônicos e vestuários, por isso, o novembro de desconto exige atenção redobrada.

Para ter sucesso nas vendas, evitar prejuízos e ter clientes satisfeitos, a Overhaul dá algumas dicas: 

  • Aprimore a Experiência do Cliente Online

A pandemia intensificou as vendas online, e esse hábito chegou para ficar. Por isso, as compras pela internet devem ter atenção especial. “A primeira impressão conta muito. Certifique-se de que seu site seja intuitivo e de fácil navegação. Uma experiência de usuário positiva pode diminuir a taxa de abandono do carrinho e aumentar as conversões”, destaca Reginaldo. 

  • Planejamento de Estoque e Promoções

Antecipe a demanda e planeje seu estoque de acordo com as tendências de venda anteriores. Defina promoções e descontos com antecedência para evitar qualquer atraso ou confusão durante a Black Friday. “Promoções claras e atraentes, juntamente com um estoque bem gerenciado, são essenciais para atender às expectativas dos consumidores. Hoje, o cliente quer agilidade em todo o processo, e isso inclui a entrega do produto”, aponta o gerente de Inteligência da Overhaul.

  • Tecnologia na Logística

Adote ferramentas tecnológicas como sistemas de gerenciamento de pedidos e rastreamento em tempo real para melhorar a eficiência logística. O setor de logística está em uma corrida contra o tempo para se adaptar aos desafios impostos pela Black Friday. As empresas que se preparam antecipadamente e adotam uma estratégia de logística detalhada têm mais chances de sucesso. “Com a adoção de tecnologias avançadas e um planejamento meticuloso é possível transformar os desafios logísticos em oportunidades de fortalecer a relação com os clientes e impulsionar as vendas”, afirma ele.

  • Tenha atenção com a Segurança

O período da Black Friday com a intensificação das promoções e descontos nas plataformas online e redes sociais atraem muito os consumidores a procura de preços baixos, mas infelizmente os golpes e fraudes também aumentam muito. Logo é de suma importância aprimorar as práticas de segurança para evitar essas práticas maliciosas, bem como reforçar a segurança cibernética para se proteger de ataques como ransomware ou phishing. Adicionalmente, as operações logísticas merecem também ter suas práticas de segurança reforçadas para minimizar furtos, evitar exposição desnecessária a roubos nas entregas e se proteger de invasões a depósitos que armazenam as mercadorias.

Vale lembrar ainda, a importância da logística reversa, pois alguns segmentos como vestuário, calçados e eletrônicos são os que mais tendem a receber pedidos de troca.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Frota GNV da Luft Logistics chega ao Nordeste 
eComex lança plataforma de IA para potencializar o atendimento ao cliente e tirar dúvidas sobre o PUCOMEX – Portal Único de Comércio Exterior
Grupo Fictor e Guarde Mais inauguram o primeiro Hotel Logístico da América Latina
Porto estima 180 milhões de toneladas este ano, diz presidente da APS na abertura do Summit Connect Infra
VEIC é o novo lançamento da MaxiFrota, primeiro cartão com bandeira Elo para gestão de combustíveis
Porto de Imbituba comemora retomada da conexão com a Ásia

As mais lidas

Nada encontrado