Aumento de 30% nas entregas B2B marca expansão do mercado de delivery no Brasil, em 2024 

17/12/2024

A inDrive, plataforma global de intermediação de serviços e de mobilidade, acaba de divulgar um estudo que identifica o uso crescente do delivery por pequenos e médios empreendedores brasileiros, como lojas e mercados, que veem nos aplicativos uma solução rápida e prática para expandir o alcance de suas vendas e atender aos seus clientes com maior conveniência. De acordo com o levantamento, o mercado de entregas por aplicativo segue em crescimento acelerado no Brasil, com destaque para um aumento de 30% no B2B (Business to Business) em 2024.

Somente em novembro, a inDrive registrou um aumento de 36% no volume de entregas em relação ao ano anterior. Na última semana do mês, que abrangeu a Black Friday, houve um crescimento de 25% na demanda por entregas de itens menores, como roupas, eletrônicos e medicamentos, e de 42% na demanda por entregas de itens maiores, como dispositivos eletrônicos e móveis, em relação à semana anterior.

O estudo aponta, ainda, que a popularização dos serviços de delivery impulsionou o crescimento de pequenas e médias empresas no Brasil, que encontram nos aplicativos uma ferramenta essencial para alcançar mais clientes. De acordo com o mapeamento da inDrive, aproximadamente 10% das entregas realizadas atualmente são feitas em nome de pequenos negócios, incluindo lojas, mercados e fornecedores do setor varejista nacional. “O mapeamento evidencia o papel estratégico do serviço de entregas para os comércios locais. A expansão do delivery está transformando a forma como empresas de menor porte se conectam aos seus consumidores, oferecendo uma solução acessível, ágil e eficaz para aumentar o alcance e fortalecer a presença no mercado nacional”, afirma Stefano Mazzaferro, Country Manager da inDrive no Brasil.

Os dados já possuem desdobramentos dentro da empresa. Com objetivo de proporcionar uma experiência completa na categoria de intermediação de serviços de entregas, a inDrive lançou recentemente uma plataforma web para intermediar múltiplos pedidos e entregas, conectando marketplaces, comércios e entregadores parceiros, já adotada por 40% dos usuários comerciais. A solução facilita o registro, o histórico de pedidos e a geração de relatórios, impactando diretamente pequenas empresas e empreendedores.

Tendência de expansão e diversificação no uso de apps de entrega 

A pesquisa, que analisou 5 mil comentários de usuários brasileiros da categoria de intermediação de entregas da inDrive, também identificou algumas das preferências de consumidores e empresas. Entre os itens mais comuns enviados pela plataforma no Brasil estão roupas (26%), comidas prontas (23%), eletrônicos (7%), fast-food (5%) e remédios (3%). A variedade de produtos, que incluem itens para pets e até flores, ilustra o perfil diversificado de consumidores do país e o amplo uso da plataforma para entregas tanto pessoais, quanto comerciais.

O uso de aplicativos de intermediação de entrega já atinge 89% dos brasileiros, conforme pesquisa da Kantar de 2022, com uma penetração que aumentou desde 2020, quando 80% dos respondentes utilizavam apps de delivery. Essa popularidade foi impulsionada, indiscutivelmente, pela pandemia da Covid-19, que consolidou o hábito de entregas, desde refeições até produtos especializados, como eletrônicos, roupas e itens de farmácia. E o serviço continua em franca aceleração, como mostra o estudo da inDrive.

Entre as tendências observadas na pesquisa, destaca-se também o crescimento de 20% ao ano nas entregas de produtos não alimentícios, como roupas e eletrônicos, especialmente itens de moda e acessórios, que representam uma parcela importante das entregas urbanas. De acordo com Mazzaferro, a versatilidade dos serviços oferecidos pela companhia, que permite o transporte de diversos tipos de itens, tem ajudado a expandir o mercado de delivery no Brasil para além do setor alimentício.

No segmento de comida preparada, por exemplo, o almoço lidera as entregas no país, representando 55% dos pedidos, uma preferência cultural que reflete a necessidade de praticidade dos brasileiros em uma das principais refeições do dia. No fast-food, a pizza é a mais pedida (70% das entregas), seguida de hambúrgueres, sanduíches e sushi. Já na categoria de eletrônicos, telefones (55%) e carregadores (18%) lideram os pedidos da inDrive no Brasil. “Esses dados nos fornecem insights valiosos sobre o comportamento dos consumidores brasileiros no delivery e norteiam as ações da inDrive na categoria de entregas no país. Nosso objetivo é alinhar-nos cada vez mais às necessidades locais, como o aumento do delivery por aplicativos, e oferecer a melhor experiência para nossos usuários. Estamos comprometidos com inovação e segurança na intermediação das entregas, tanto para empresas quanto para consumidores finais”, finaliza o Country Manager.

Compartilhe:
savoy
Veja também em E-commerce
Grupo Fornecedora anuncia lançamento de e-commerce com entrega de produtos para todo o Brasil
Melhor Envio registra crescimento de 9% no 3º trimestre e amplia integrações para o e-commerce nacional
Logística reversa no e-commerce: processar as devoluções com agilidade e assertividade implica em custos elevados
O futuro do setor de entregas com a mobilidade aérea – incluindo drones e VANTs – e a inteligência artificial
Black Friday: pico de devoluções desafia logística reversa no e-commerce
Loggi faz parceria com plataforma Shopify

As mais lidas

Nada encontrado