ASAS completa um ano de operação no Tecon Imbituba

14/09/2018

O serviço de longo curso ASAS, que liga a Costa Leste da América do Sul à Ásia com escala semanal no Tecon Imbituba, terminal de contêineres operado pela Santos Brasil, completou no mês de agosto seu primeiro ano de operações com resultados bastante positivos. Entre janeiro e julho de 2018, a movimentação do serviço cresceu 28% na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando a escala era realizada no porto de Rio Grande (RS).

Para o Diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, Danilo Ramos, esse resultado evidencia o potencial comercial e operacional do Tecon Imbituba, que está estrategicamente localizado num porto de águas profundas e abrigado, posicionado no centro da região sul do país, equidistante das capitais Curitiba e Porto Alegre, e muito próximo à Florianópolis, um verdadeiro centro de massa que atrai cargas de todas as origens e destinos da região.

Os principais produtos de exportação que utilizam o serviço são celulose, polímeros/polietileno, couro, madeira, carnes bovina e de aves, glicerol, farinhas, concentrados de proteínas, cerâmica e tabaco. Já na importação, as cargas são chapas/vergalhão de aço, produtos plásticos, móveis e artigos de decoração, nitratos de potássio e sódio, tecidos em geral, dióxido de titânio, autopeças, pneus e câmaras de ar, utensílios domésticos, pá carregadeira, entre outros.

“Para cada 1.000 contêineres movimentados pelo serviço ASAS no porto de Rio Grande no ano passado, conseguimos ampliar a movimentação do serviço para 1.280 unidades através do Tecon Imbituba nesse ano. Essa movimentação adicional é resultado direto da confiança dos exportadores e importadores dos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná na capacidade do terminal em oferecer um nível de serviço elevado, segurança operacional, pois não há cancelamentos de escala por mau tempo, como frequentemente ocorre nos demais portos da região Sul, e ainda, proporcionar uma redução do custo operacional de 40% a 60% quando comparada à concorrência”, ressalta o executivo.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Potencial Combustíveis amplia operação na Bahia e no Rio Grande do Sul e prepara entrada em Minas Gerais
Fim da escala 6×1 coloca custos e eficiência operacional da logística em debate
SAG Ambiental inicia operação de reciclagem de pneus com capacidade para processar 21 mil toneladas por ano
IoT permite monitorar equipes e equipamentos e identificar perdas em operações industriais
Black Friday 2026 deve movimentar R$ 16,6 bilhões no e-commerce brasileiro
Sua operação está pronta para a Black Friday? Senior lista cinco cuidados para evitar atrasos e rupturas

As mais lidas

01

Brasil deve ultrapassar R$ 108 bilhões em investimentos em hidrogênio verde até 2029

02

Descartes apresenta plataforma de IA para automatizar processos de supply chain

03

Move Mais lança Vale-Pedágio por placa para transportadoras