As 5 principais estratégias para uma logística de entregas inteligente

17/03/2023

O momento em que um cliente recebe uma compra em casa é quando ocorre o real contato entre empresa e consumidor. Esse impacto inicial importa, e muito; afinal, a primeira impressão é a que fica. Então, ter um bom processo de logística de entrega é essencial para negócios de todos os portes, e algo a se reforçar em datas comemorativas e promocionais, em que a demanda cresce significativamente. 

“Em ordem de agregar valor à uma marca, otimizar tempo e aumentar a eficiência, é necessário estar sempre atento às logísticas de entrega de produtos, sendo uma parte importante da experiência do cliente e uma ótima oportunidade aos lojistas para fidelização de consumidores”, aponta Bruno Muniz, sócio-executivo da Gaudium, startup focada nos mercados de mobilidade e logística.

Para ajudar comerciantes, Bruno utiliza seus anos de experiência no segmento para trazer cinco dicas de como realizar uma logística de entregas inteligente, garantindo, assim, a melhor experiência possível para compradores. 

1- Analise períodos de vendas passados

Leve em consideração a análise de períodos de anos anteriores para, assim, ter uma noção de como se planejar em datas e meses específicos, quando há maior demanda de determinados produtos. Os dados levantados nessa pesquisa podem fazer toda a diferença na preparação da sua loja. “É importante atentar-se à datas comemorativas e promocionais, quando normalmente muitos clientes aproveitam para comprar. Pensar em como estes momentos impactam a logística do seu negócio é essencial, e os bons resultados também podem acabar servindo de exemplo para manter o sucesso nos anos seguintes”, afirma Bruno.

2 – Atenção aos prazos 

“Já pensou em ficar esperando uma encomenda que tinha data prevista de chegada e nada de o produto aparecer? Pois é, aposto que nunca mais voltaria a comprar deste lugar! Por isso, ter atenção aos prazos influencia muito a experiência do consumidor e deve ser levado a sério, principalmente quando há datas que tendem a ser mais movimentadas. Há grandes chances de serem feitos mais pedidos que o habitual”, destaca Muniz. 

3 – Mais de uma opção de entrega

Se possível, ofereça aos clientes mais de uma possibilidade de recebimento, como entregas antecipadas, programadas, pontos de coleta ou retirada na loja. Unindo a necessidade do cliente com a disponibilidade do produto, essa diversificação é uma ótima opção para as empresas oferecerem aos consumidores, transparecendo flexibilidade e vontade de se adaptar às demandas. 

4 – Planeje as rotas de entrega

Caso o seu comércio realize entregas no mesmo dia da compra, certifique-se de fazer um planejamento eficiente das rotas para as entregas, observando bairros vizinhos a grandes avenidas e traçando alternativas para evitar semáforos e zonas de engarrafamento. Caso seja possível, levante dados das regiões que mais compram do seu negócio e use essa informação ao seu favor para programar as saídas. Assim, diminuem as chances de atrasos e imprevistos.

5 – Permita o rastreamento das compras 

Por último, mas não menos importante, manter atualizada a informação de rastreamento dos produtos é positivo para a experiência de compra dos seus clientes. Então, sempre que possível, atente-se a informar se a mercadoria já foi enviada, se está em trânsito ou se já foi entregue. Transparência é um fator diferencial e determinante na fidelização.“Quando fazemos compras planejadas, como em datas comemorativas, é comum criar expectativas e ficar ansioso para finalmente ter a compra em mãos. Ter um dispositivo que permite rastrear a encomenda é muito poderoso”, finaliza Muniz. 

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg