Um novo horizonte para o comércio exterior

05/10/2022

*Por Fábio Pizzamiglio

Quando analisamos a balança comercial brasileira observamos os números e os resultados finais, porém, não temos a imagem completa sobre os desafios que o comércio exterior enfrenta no cotidiano. O certo é que estamos em um período extremamente complexo para quem busca importar ou exportar no Brasil e esse cenário dura mais de um ano.

O principal fator que precisa ser observado é relacionado diretamente com o impacto da greve dos auditores fiscais da Receita Federal. Um problema sério, que em minha análise, só poderá ser resolvido posteriormente ao período eleitoral, que é um momento de transformações no Brasil. Nesse aspecto, o que o futuro nos aguarda é incerto, mas em minha convicção, são necessárias ações o quanto antes para reverter o problema.

Pode parecer apenas algo demagógico, mas vai muito além do que o discurso que observamos constantemente. O tempo de desembaraço no aeroporto de Guarulhos, por exemplo, teve um aumento de 853% no comparativo entre 2022 e 2021. Esse cenário segue em outros locais, em Santos o acréscimo foi de 150%, no porto de Paranaguá o aumento chegou a 300%. Essas informações fazem parte dos nossos dados internos, em análise dos últimos anos.

Então, ao mesmo tempo que percebemos uma amenização do impacto dos problemas exteriores, como é o caso da Guerra da Ucrânia, da pandemia da Covid-19 e problemas ambientais, nós ainda precisamos tratar com seriedade as nossas questões internas para que possamos ver a balança comercial continuar apresentando números positivos.

Além disso, um dos grandes desafios que também observamos no horizonte e que precisam estar na mentalidade dos empresários do Brasil, seja do campo ou das zonas urbanas, é a valorização internacional das commodities e produtos com selos de sustentabilidade. Em 2022 observamos um crescimento exponencial na busca por esses produtos, que podem ter valores elevados em comparação ao contraponto sem esse tipo de certificação. Desse modo, todo o agronegócio e a indústria brasileira precisam estar atentos a essa mudança da mentalidade internacional.

Outro aspecto que é importante considerar é que no próximo ano poderemos ter uma demanda ainda maior de empresários brasileiros por isenções. Algo que analiso como positivo, principalmente quando pensamos no desenvolvimento da indústria nacional. A mudança do Drawback, por exemplo, que agora pode agregar os empresários do Simples Nacional é um marco histórico para o desenvolvimento da cultura de comércio exterior para empresários e empreendedores que não observavam o mercado internacional com o potencial que está disponível para os mesmos.

Assim, considerando todos os aspectos que podemos observar, temos um problema emergencial para ser resolvido, que trata-se do impacto da greve dos auditores da Receita. Ao mesmo tempo, temos notícias positivas e importantes para o Brasil, algo que aponta para um futuro promissor para quem deseja investir no comércio exterior no final deste ano e no início do ano que vem.

*Fábio Pizzamiglio é diretor da Efficienza, empresa fundada em 1996 com o intuito de prestar serviços de assessoria em comércio internacional, a Efficienza se destaca como solução integral na área de despacho aduaneiro, logística internacional e assessoria em comércio internacional.

Compartilhe:
Custos logísticos no Brasil atingem 15,5% do PIB em 2025, aponta estudo do ILOS
Custos logísticos no Brasil atingem 15,5% do PIB em 2025, aponta estudo do ILOS
Cedro Participações anuncia investimentos em logística de R$ 5 bilhões em portos e ferrovias nos próximos cinco anos
Cedro Participações anuncia investimentos em logística de R$ 5 bilhões em portos e ferrovias nos próximos cinco anos
Expo CIST lança página oficial da XI edição e confirma diplomata do Itamaraty na programação
Expo CIST lança página oficial da XI edição e confirma diplomata do Itamaraty na programação
Carnaval recorde acelera rastreabilidade de bebidas destiladas e gestão de riscos após crise do metanol
Carnaval recorde acelera rastreabilidade de bebidas destiladas e gestão de riscos após crise do metanol
Ofertas no varejo avançam 72% e redefinem dinâmica competitiva do setor, com expansão do atacarejo
Ofertas no varejo avançam 72% e redefinem dinâmica competitiva do setor, com expansão do atacarejo
Feriados exigem logística no e-commerce mais eficiente, de modo a evitar perdas de vendas, aponta SuperFrete
Feriados exigem logística no e-commerce mais eficiente, de modo a evitar perdas de vendas, aponta SuperFrete

As mais lidas

01

Executivos alertam para riscos do “Herói da Logística” no transporte terceirizado
Executivos alertam para riscos do “Herói da Logística” no transporte terceirizado

02

Operadores logísticos de até 50 funcionários ampliam participação e chegam a 38% do setor no Brasil, segundo a ABOL
Operadores logísticos de até 50 funcionários ampliam participação e chegam a 38% do setor no Brasil

03

Vagas no setor logístico e industrial ganham força em diferentes regiões do país
Vagas no setor logístico e industrial ganham força em diferentes regiões do país