Sustentabilidade e logística de entrega: uma relação possível?

09/08/2022

*Por Vinicius Pessin, CEO da logtech Eu Entrego

O aquecimento acelerado do planeta é um fato e a emissão de gases do efeito estufa, principalmente o CO2, é a grande causadora desse aquecimento. As fontes de emissão desses gases são diversas, mas o setor de transportes (incluído o de entregas) tem grande participação nesse cenário. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que os transportes sejam responsáveis por um quarto (25%) do total das emissões globais de gases do efeito estufa. Isso significa que, se quisermos reverter o quadro de aquecimento do planeta, precisaremos mudar não só a maneira como nos transportamos, mas também como fazemos entregas.

O setor de transportes é o único em que as emissões de carbono aumentaram nas últimas décadas. Desde meados de 1970, a quantidade de CO2 lançado na atmosfera mais que dobrou, e os veículos automotores foram responsáveis por 80% desse aumento. Essa informação é alarmante, principalmente se pensarmos que a matriz de transportes brasileira é majoritariamente rodoviarista. Hoje, 52% de toda carga movimentada no Brasil é transportada por veículos rodoviários (carros, caminhões etc.). Por isso acredito que a primeira grande transformação para reduzir a emissão de CO2 no setor de entregas, principalmente de last mile delivery, seja a racionalização das rotas e dos lotes de entrega. Conseguir operacionalizar maiores lotes de entregas com menos veículos em circulação representa tanto redução na emissão de dióxido de carbono, quanto economia financeira para a empresa.

O segundo grande passo para maior sustentabilidade nas entregas, seria aumentar a eficiência dos veículos e investir no roteamento automatizado. Veículos que utilizam menos combustível, que emitem menos poluentes, ou melhor, que utilizam energias limpas e renováveis, como os carros elétricos, por si só, já representam um grande avanço. Se adicionarmos a isso a possibilidade da criação digitalizada de rotas de entrega mais eficientes e com menor quilometragem, o potencial sustentável ainda aumenta.

Outra questão pouco mencionada, mas que pode ser uma grande aliada, é investir na experiência de entrega totalmente digitalizada, sem a utilização de papel para os processos e recibos. Apesar de o produto final ser biodegradável, a fabricação do papel é altamente poluente. Para se produzir uma tonelada de papel, são lançadas 1,5 toneladas de CO2 na atmosfera e, no fim, quase que invariavelmente, o papel vira resíduo.

A última prática sustentável que gostaria de mencionar, é a ampliação do uso de bicicletas nas entregas. Particularmente, gosto muito dessa solução porque ela é transversal e multidisciplinar. Para ampliarmos o uso de bikes nas entregas, primeiro deve ser possível que elas sejam utilizadas como meio de transporte. E isso depende de uma cidade adaptada, cujo espaço é pensado para o usufruto das pessoas e não apenas dos carros. O uso das bikes também depende de uma consciência coletiva e de respeito mútuo no trânsito, principalmente com os mais frágeis, no caso as bicicletas. Ademais, é uma prática saudável que reduz a zero a emissão de gases do efeito estufa durante as entregas. Tudo isso contribui para uma cidade mais funcional e acolhedora para as pessoas.

Acredito que, no fim das contas, o segredo está na compreensão de que nossa existência aqui, neste planeta, depende de esforços coletivos. Cada pessoa e empresa precisa fazer sua parte.

*Vinicius Pessin é CEO da Logtech Eu Entrego, startup de entregas colaborativas – e-mail: euentrego@nbpress.com

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg