Para o e-commerce, a Black Friday já começou: como as marcas podem se preparar para a data mais aguardada do varejo

09/11/2021

*Por Marcela Rezende

O ano de 2020 foi marcado por um grande crescimento no e-commerce nacional, resultado dos novos hábitos desenvolvidos durante a pandemia da Covid-19. Diante desse cenário, a população passou a consumir online e a descobrir um novo mundo no e-commerce digital. Estima-se, segundo dados apurados no relatório Webshoppers 43, da Ebit/Nielsen e do Bexs Banco, que o comércio eletrônico avançou 41% em 2020, um grande salto de crescimento que veio acompanhado por grandes demandas e responsabilidades para o varejo. Nesse período, diversas empresas precisaram se reinventar e migrar seus negócios para o online, além de trabalharem para conquistar seu espaço no marketing digital.

Com o fechamento do comércio físico, as práticas tradicionais de divulgação de marca foram substituídas por ações com foco no online. Dessa forma, o marketing digital se tornou o principal vetor de comunicação entre marcas e consumidores finais, e com isso, novas tendências floresceram, como é o caso do social commerce, uma vertente do e-commerce que acontece de forma exclusiva, nas plataformas de redes sociais e segue ganhando espaço.

Assim, com a forte presença das marcas no digital, o e-commerce seguiu se fortalecendo, e, atualmente, o setor segue registrando aumento mesmo após mais de um ano de pandemia. De acordo com a pesquisa desenvolvida pela Ebit | Nielsen em parceria com o Bexs Banco para a 44ª edição do Webshoppers, durante o primeiro semestre de 2021, foi registrado um crescimento de 31%, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Com esse aquecimento, as expectativas para a Black Friday de 2021 estão apuradas. O público em geral já espera grandes campanhas por parte do e-commerce, o que faz com que as marcas antecipem e fortaleçam ainda mais as suas ações no digital. As previsões para este ano são ainda mais promissoras do que as do ano passado, ainda de acordo com a Ebit Nielsen, é esperado uma alta de cerca de 26% para as vendas de e-commerce na Black Friday de 2021.

Dessa forma, a melhor maneira para as marcas se prepararem é investir com antecedência em ações focadas na Black Friday, apostar no marketing digital e estar em sintonia com as principais tendências do mercado, sendo este um grande diferencial. Vemos muitas campanhas de pré-black circulando nas redes sociais, o que reforça ainda mais o argumento de que para o e-commerce a Black Friday já iniciou e está a todo vapor. Para as marcas, é importante entender as demandas dos públicos-alvos e desenvolver campanhas e peças publicitárias que conversem com esses consumidores. O principal foco das empresas nesse momento, deve estar em promover uma experiência de compra promissora e diferenciada para os consumidores, é isso que irá promover, a curto prazo, a capitalização e fidelização de novos clientes.

*Marcela Rezende é VP de Marketing da MadeiraMadeira

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg