Como uma logística eficiente pode melhorar a rentabilidade do e-commerce?

01/10/2021

*Por Paulo Sanford

Após dois anos de pandemia, o e-commerce no Brasil segue em ritmo acelerado, garantindo sua expansão. A 7ª edição da pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, parceria do PayPal Brasil e da BigDataCorp, revela que, apenas em 2021, foram 1,59 milhão de lojas online criadas, 22,05% a mais do que em 2020, quando o comércio digital saltou 40%. A variação indica que, na média, 789 novas lojas online foram criadas por dia no país. Isso comprova que elas invadiram o mercado e alcançaram, de fato, a preferência de muitos consumidores.

Para que o setor continue alcançando bons resultados é importante levar em conta um fator importante: a logística. Hoje, o setor varejista já conta com alta tecnologia para manter tudo funcionando corretamente. A e-logística, nome dado para a logística do comércio eletrônico, é responsável pelo planejamento e controle do estoque e do fluxo das mercadorias, bem como no gerenciamento de todas as informações relacionadas a elas, desde o ponto de partida até a chegada.

Em um mundo dominado por grandes marketplaces e plataformas de negócios digitais, o consumidor tem cada vez mais opções de escolha em sua jornada de compra. E a logística assumiu um grande protagonismo neste cenário. Hoje as pessoas esperam a entrega em poucos dias e horas, os famosos next day e same day delivery, e muitas vezes de forma gratuita. O modelo de consumo está mais imediatista e é preciso se adaptar para alcançar as expectativas.

Para facilitar, deixarei algumas dicas por onde os empreendedores podem começar. Primeiro, tenha em mente que um serviço de entrega bem-feito é um dos fatores primordiais no encantamento dos clientes, por isso faça um controle de estoque rígido, defina bem o prazo de entrega e inicie uma comunicação amigável, pró-ativa e assertiva com o consumidor. O atraso de apenas um dia pode quebrar a confiança das pessoas, visto que ele comprou no seu e-commerce porque se sentiu seguro com as informações fornecidas. Em seguida, o próximo passo é escolher a melhor embalagem, muitos acham que é apenas um detalhe, mas ela tem influência direta na logística. Além de armazenar o produto, deve protegê-lo, e é com base nas suas medidas que será calculado o custo do transporte.

Já chegando ao fim da jornada de compra, oferecer mais uma opção de envio é essencial. O frete caro é um dos principais motivos para o abandono do carrinho nas lojas virtuais. A maioria dos clientes deseja ser beneficiado em todos os momentos, como: qualidade, preço convidativo e, se for gratuito, melhor ainda. Como cada um tem uma necessidade, é preciso oferecer muitas opções de remessa. Enquanto alguns querem receber o item logo, independente do seu custo há quem não tenha pressa, desde que o preço excelente compense a espera.

Para qualquer imprevisto, tenha sempre um bom sistema de troca e devolução e um time de atendimento sempre à disposição para atendê-lo e encantá-lo, a qualquer hora e em qualquer canal. Um dos grandes temores de quem não tem o hábito de adquirir algo de forma online está relacionado à necessidade de trocas e devoluções.

Acredito que com todos esses processos funcionando, sua loja já estará um passo à frente de muitas outras. Para se diferenciar dos concorrentes é importante lembrar de manter um site intuitivo, com fácil nevegação e o mínimo de fricção possível no processo de compra, além de manter uma comunicação clara e transparente em todo processo de envio. Tenho certeza que essa é uma ótima fórmula para encantamento do cliente!

*Paulo Sanford é engenheiro pelo CEFET e UNIFOR, com gestão empresarial pela FGV e STC em Kellog. Atualmente é CEO da WAP, maior empresa desenvolvedora de tecnologia de bens de consumo do Brasil.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

Nada encontrado