As mulheres são as campeãs quando o assunto é consumo e fazem das compras um esporte feminino por excelência. Não que nós não gastemos, mas preciso dizer que somos diferentes.
Qualquer pessoa que já tenha visto um de nós parado na porta da loja, esperando a mulher, entende esta diferença.
Nós gostamos de consumir, mas elas têm um ar de satisfação à medida que as sacolas vão se acumulando nos braços, enquanto que nós nem sabemos onde vai caber tudo “aquilo”.
“Não há mulher no mundo que não goste de comprar, independente de classe social e de quanto se tem no banco”, disse Nicole Tamborindeguy, sobrinha da socialite Narcisa.
Elas consomem com a mesma disciplina dos grandes atletas nas práticas de feitos esportivos. Ao invés de troféus, colecionam bolsas de grife: Louis Vuitton, Dior, Prada… E adoram comprar sapatos. E vestidos. E jeans. E maquiagem. E perfumes. E bijuterias.
E, pasmem, quando chega um dia de batizado ou casamento, elas dizem que não têm roupa!
Uma pesquisa do IBOPE aponta que 58% do público feminino usam o cartão de crédito de duas a três vezes por semana. Fora o que gastam em dinheiro, cheque e crediário.
As verdadeiras profissionais não estão nem aí para as críticas e gostam tanto de suas novas aquisições que, em casa, sonham em comprar as peças também em outras cores. E voltam à loja no outro dia!
Embora seja difícil para nós aceitarmos, o consumo delas são o combustível para a economia. Toda a indústria, o comércio e serviços se preparam para atendê-las, inclusive eu, empresário. Seguro de carro, por exemplo, são mais baratos para elas.
Sem falar das profissões, elas não têm preconceito com nenhum tipo de atividade e ainda por cima fazem o trabalho, assumo, muitas vezes melhor do que nós “marmanjos”, pois além da capacidade, possuem sensibilidade.
Só a mulher tem o seu dia! Equero deixar aqui meu respeito, carinho e admiração a estas mulheres lutadoras, inteligentes e, como se não bastasse, sempre lindas!
Ricardo Diniz é empresário e presidente de Associação Comercial Empresarial de Jundiaí.









