ArcelorMittal é a primeira produtora de aço brasileira a testar caminhão 100% elétrico

19/02/2024

A ArcelorMittal foi a primeira produtora de aço brasileira a testar um caminhão 100% elétrico no transporte de bobinas em rotas de curta e média distância. O teste, realizado pela unidade Vega da ArcelorMittal, em São Francisco do Sul, SC, em um percurso de 488 quilômetros e com trechos de serra, foi dividido em três rotas de entrega: duas em Santa Catarina, para Araquari (Sampaio Distribuidora) e São Bento do Sul (Tuper) e uma para o Paraná, em Araucária, na ArcelorMittal Gonvarri. Com a utilização do caminhão elétrico, a empresa evitou a emissão de 1,5 tonelada de CO2.

O teste foi viabilizado com apoio do Programa Logística Verde Brasil (PLVB), do Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS). Em 2023, a ArcelorMittal foi a primeira produtora de aço a se tornar membro do PLVB, tendo recebido o certificado como empresa que possui a sustentabilidade como valor em suas operações. O programa integra empresas transportadoras, embarcadores e provedores de soluções juntamente com instituições de apoio para tornar a logística brasileira mais sustentável. 

“O teste é um desdobramento da estratégia de descarbonização da empresa, que já conta com práticas sustentáveis de transporte como a otimização dos caminhões nas rotas e o uso de meios de transporte alternativos, como a cabotagem break bulk, container e ferrovia para atendimento a alguns destinos. Esta é mais uma iniciativa que integra as diversas ações mapeadas pela empresa para tornar os processos cada vez mais sustentáveis e promover diferenciais no atendimento aos clientes, alinhados ao nosso propósito de produzir aços inteligentes para as pessoas e o planeta”, comenta Eduardo Raya, diretor de Planejamento e Logística da ArcelorMittal, no segmento de aços planos. 

“No teste identificamos que o caminhão elétrico apresenta a mesma condição de dirigibilidade, segurança e facilidade de operação. Estamos trabalhando para mudar a matriz energética das nossas operações e tornar o transporte de cargas mais viável, sustentável e limpo com o uso da energia elétrica. O próximo passo para evoluir na descarbonização é avaliar alternativas e rotas, junto com as transportadoras parceiras, para iniciar a substituição dos veículos a diesel por elétricos”, afirma Marcelo Campos, gerente de Logística da ArcelorMittal em São Francisco do Sul. O veículo utilizado, com seguro homologado pelo Inmetro e dentro dos padrões de rodagem do DENATRAN, foi um caminhão a diesel convertido para elétrico, com autonomia adaptada para as necessidades da operação. A opção foi escolhida porque o Brasil ainda não conta com o desenvolvimento de veículos pesados movidos a eletricidade para a dimensão de peso de carga operada pela siderurgia (Capacidade Máxima de Tração de 80 toneladas). Diversos procedimentos de segurança foram realizados pelas equipes internas da empresa para garantir a realização do teste dentro dos padrões de segurança.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Caminhão Mercedes-Benz Axor é escolhido pela GTS Transportes para sua entrada no setor da mineração
Caminhão Mercedes-Benz Axor é escolhido pela GTS Transportes para sua entrada no setor da mineração
INTRA-LOG Expo South America homenageará CEOs e C-Levels por projetos de intralogística e automação no Brasil
INTRA-LOG Expo South America homenageará CEOs e C-Levels por projetos de intralogística e automação
Parada Top integra jornada de caminhoneiros e acelera a digitalização do transporte rodoviário
Parada Top integra jornada de caminhoneiros e acelera a digitalização do transporte rodoviário
SASSMAQ® 4.0 será lançado no QMeet Safety da Abiquim com foco na segurança da logística química
SASSMAQ® 4.0 será lançado no QMeet Safety da Abiquim com foco na segurança da logística química
Operação logística farmacêutica da Bristol Myers Squibb é transferida para Extrema (MG) com apoio da DHL Supply Chain
Operação logística farmacêutica da Bristol Myers Squibb é transferida para Extrema (MG) com apoio da DHL Supply Chain
Roubo de veículos pesados recua 34,7% em SP, enquanto furtos crescem nos últimos meses, aponta Boletim Tracker Fecap

As mais lidas

01

Rota Bioceânica pode transformar logística do agronegócio brasileiro. Tema do Agrotalk Business, em Ribeirão Preto, SP
Rota Bioceânica pode transformar logística do agronegócio brasileiro. Tema do Agrotalk Business, em Ribeirão Preto, SP

02

Base de abastecimento GNV do Grupo SADA entra em operação em São Bernardo do Campo, SP
Base de abastecimento GNV do Grupo SADA entra em operação em São Bernardo do Campo, SP

03

JSL, Grupo Scapini, Hidrovias do Brasil, Americanas, Espro, Shopee e Tópico oferecem vagas de emprego
JSL, Grupo Scapini, Hidrovias do Brasil, Americanas, Espro, Shopee e Tópico oferecem vagas de emprego