Ansiedade logística altera estrutura de entrega dos marketplaces e exige mais previsibilidade


“A ansiedade logística sempre existiu quando o assunto é a entrega ao consumidor, seja ele pessoa física ou jurídica. O que mudou desde os anos 1980 (quando iniciei na área de transporte rodoviário e aéreo de carga) até os dias atuais é que essa ansiedade logística agora é reconhecida, é cultural, está muito mais potencializada, percebida, monitorada, reclamada e imediata, porque o consumidor de hoje não quer mais ficar no ‘escuro’ ou na incerteza sobre a expectativa criada, seja ela emocional ou técnica com a compra/aquisição.”

A análise é de da Laine Oliveira, diretora da Novigi Consultoria e Treinamentos, ao participar da matéria que tem como mote: “Ansiedade Logística: o consumidor até aceita esperar. O que ele não aceita é não saber onde o pedido está. O cliente quer mais do que prazo — ele quer previsibilidade, transparência e comunicação em tempo real. E isso está mudando toda a estrutura de entrega dos marketplaces. É aí que entra um novo comportamento: a ansiedade logística”, que será publicada na próxima edição da Revista Logweb.

Ansiedade logística altera estrutura de entrega dos marketplaces e exige mais previsibilidade

Ainda segundo Laine, o conceito tem influenciado diretamente a operação dos markeplaces porque prazo e informação são grandes diferenciais de vendas das lojas. “Os markeplaces não vendem somente produtos. Eles vendem também prazo e informação, benefícios e diferenciais preciosíssimos em um mercado concorrido, com clientes exigentes, municiados tecnologicamente e antenados com o que há de novo. “

Para isso, o desenho logístico dessas lojas mudou muito ao longo dos últimos 15 anos. Precisaram criar pontos estratégicos de distribuição, aquisição de mão de obra eficiente de entrega, aeronaves, carros próprios, investir em torres de controle para a gestão das entregas e dos riscos e oferecer posicionamentos em tempo real, completa a diretora da Novigi.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em E-commerce
Social commerce está se tornando um dos pilares do ecossistema de vendas, exigindo mais e mais da logística
Social commerce está se tornando um dos pilares do ecossistema de vendas, exigindo mais e mais da logística
Black Friday, ruptura no e-commerce, Lett, Neogrid, planejamento logístico
Black Friday registra baixa ruptura no e-commerce e indica novo padrão logístico, aponta estudo da Lett/Neogrid
Black Friday 2025: inteligência artificial e automação impulsionam a eficiência logística
Black Friday 2025: pesquisa da SuperFrete mostra que o frete é fator decisivo para pequenos lojistas
Operadores logísticos intensificam preparação para a Black Friday com foco em eficiência logística
Operadores logísticos intensificam preparação para a Black Friday com foco em eficiência logística
Loggi divulga Mapa da Logística com tendências da Black Friday 2025
Loggi divulga Mapa da Logística com tendências da Black Friday 2025
Consumidor prefere esperar por frete grátis na Black Friday 2025, revela pesquisa
Consumidor prefere esperar por frete grátis na Black Friday 2025, revela pesquisa

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Mercedes-Benz do Brasil e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas
Mercedes-Benz e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg