A Santos Brasil deu início a uma nova etapa do projeto de ampliação do Tecon Santos, o maior terminal de contêineres da América do Sul, com a desativação e demolição do prédio administrativo atualmente localizado no centro do pátio operacional. A iniciativa faz parte de um conjunto de obras que buscam elevar a capacidade do terminal para 3 milhões de TEUs até o final de 2026.
Localizado no Guarujá (SP), o prédio administrativo ocupa uma área de aproximadamente 4 mil metros quadrados. Com a demolição, o espaço será incorporado ao pátio do terminal e destinado ao armazenamento de contêineres, ampliando a capacidade dinâmica do Tecon Santos em cerca de 137 mil TEUs por ano. Dessa forma, a medida contribui diretamente para o crescimento operacional planejado pela companhia.
Paralelamente à demolição, a Santos Brasil dará início à construção de uma nova sede administrativa, que ficará ao lado da portaria terrestre do terminal. O edifício terá cinco andares, área aproximada de 1,2 mil metros quadrados e capacidade para abrigar até 450 funcionários. A inauguração está prevista para o segundo semestre de 2027, com investimento estimado em R$ 72 milhões.

O projeto da nova sede está alinhado ao Plano de Transição Climática da companhia, que prevê a meta de se tornar net zero até 2040. O prédio contará com soluções que atendem aos requisitos da certificação LEED, incluindo o uso de materiais sustentáveis, como estrutura de aço leve, brisês metálicos e vidros de controle solar para maior eficiência energética. Além disso, estão previstos terraços verdes, átrio central integrado a elementos naturais, aumento da área permeável, sistemas hidráulicos e sanitários mais eficientes e integração com estacionamento de bicicletas.
Além das obras civis, o cronograma de ampliação do Tecon Santos inclui a incorporação de novos equipamentos a partir de 2026. Estão previstas as chegadas de dois portêineres (guindastes de cais) e oito RTGs elétricos (guindastes de pátio), fabricados pela chinesa ZPMC. Os equipamentos já foram embarcados na China e devem chegar ao terminal em janeiro, com investimentos da ordem de R$ 300 milhões.
Os novos portêineres contarão com a tecnologia TPS (Truck Position System), que define com precisão o posicionamento das carretas durante as operações de embarque e descarga. Além disso, os equipamentos poderão ser operados remotamente, a partir do centro de operações do prédio administrativo, modelo já adotado nos RTGs do terminal.
Cada portêiner possui 50 metros de altura, 70 metros de lança e capacidade para movimentar até dois contêineres de 20 pés cheios simultaneamente, com cargas de até 100 toneladas. Já os novos RTGs se somarão às oito unidades elétricas em operação, permitindo a substituição gradual de equipamentos a diesel. A iniciativa reduz em cerca de 20 toneladas de CO² por mês por equipamento, contribuindo para uma redução de 97% nas emissões desses ativos no terminal.
O projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos teve início em 2019 e prevê investimentos totais de aproximadamente R$ 3 bilhões até 2031, sendo que R$ 2 bilhões já foram aplicados.








