Em visita especial de jornalistas ao GRU9 em Cajamar (SP), a Amazon apresentou detalhes sobre sua infraestrutura logística no Brasil, mostrando como os investimentos realizados nos últimos anos sustentam operações em alta demanda, como o Prime Day, em sua sexta edição, que acontece em 15 e 16 de julho de 2025. A empresa destacou a combinação de centros de distribuição, estações logísticas e rotas aéreas como parte de uma estratégia contínua para atender com rapidez clientes em todo o território nacional.
Inaugurado em fevereiro de 2025, o GRU9 é o maior e mais tecnológico centro de distribuição da Amazon na América Latina, com 75.000 m², mais de 3 km de esteiras automatizadas e capacidade para processar até 9.500 pacotes por hora. No local, trabalham mais de 2.300 funcionários diretos e indiretos.

Além de armazenar produtos do varejo, o GRU9 integra o modelo FBA (Fulfillment by Amazon), permitindo que vendedores parceiros usem a infraestrutura da Amazon para estocar e entregar seus itens. Isso amplia a variedade de produtos disponíveis e agiliza o envio para clientes de diferentes regiões.
A Amazon já investiu R$ 33 bilhões no Brasil desde 2011, sendo R$ 8 bilhões apenas nos últimos dois anos, parte disso direcionado à ampliação da capacidade logística, contratação de pessoas e expansão de catálogo. Hoje, a empresa emprega 18 mil pessoas direta ou indiretamente no país, número que cresce em eventos sazonais com a contratação temporária de milhares de trabalhadores — no Prime Day deste ano, serão cerca de 6.000 novos colaboradores temporários.
O Prime Day é um evento criado para celebrar os membros do programa, oferecendo benefícios como frete grátis em produtos com selo Prime, entregas rápidas em até dois dias em mais de 1.200 cidades e, em 34 cidades, entrega no mesmo dia.
“O programa, lançado no Brasil em 2019, foi o que apresentou crescimento mais acelerado nos primeiros anos entre os países em que a Amazon opera. Em 2024, o primeiro dia da ação foi o maior em aquisição de novos clientes Prime desde o lançamento do programa no Brasil”, destacou Camila Nunes, diretora de marketing da Amazon.
Atualmente, a empresa opera 12 centros de distribuição no Brasil e 140 estações de entrega em pontos estratégicos para a última milha. Para alcançar mais agilidade, a empresa também utiliza 42 rotas aéreas, em parceria com Latam e Azul, o que possibilita entregas rápidas mesmo em longas distâncias e em períodos de pico, como o Prime Day.
Entrega para 100% dos municípios brasileiros
A entrega em 100% dos municípios brasileiros é garantida por soluções adaptadas às características regionais. Em áreas remotas, como comunidades ribeirinhas na Amazônia, a Amazon realiza entregas de barco. Já em grandes centros urbanos, a empresa conta com o programa de entregas em favelas, lançado em 2022 em parceria com a Favela LLog, parte do Favela Holding.
A iniciativa começou em Paraisópolis, em São Paulo, com o objetivo de ampliar a inclusão e a acessibilidade para consumidores em comunidades periféricas. Antes da implementação, moradores precisavam esperar pelo menos quatro dias para receber suas compras e retirá-las em postos dos Correios; agora, recebem os pedidos em casa em até dois dias úteis.
Atualmente, o programa conta com 14 estações de entrega distribuídas em comunidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, trazendo também impacto social relevante ao gerar oportunidades de trabalho locais para egressos do sistema carcerário.
Para entregas ultrarrápidas, a Amazon já oferece entrega no mesmo dia em 34 cidades brasileiras, resultado de investimentos em estações de entrega próximas, produtos posicionados antecipadamente nos centros e rotas otimizadas com inteligência artificial.
“Para alcançar a entrega no mesmo dia, trabalhamos toda a cadeia: desde armazenar os itens mais pedidos em locais estratégicos até organizar rotas menores e mais rápidas para motoristas”, explicou Juliana Sztrajtman, presidente da Amazon Brasil.
A inteligência artificial também está presente em diversas etapas: desde a personalização de recomendações de produtos no site até a otimização do armazenamento dentro dos centros de distribuição. Um sistema calcula a melhor posição para cada produto, gerando rotas internas mais curtas para os operadores coletarem os itens.
A IA também sugere a melhor embalagem para cada produto, de acordo com as especificidades. Durante a visita, foi mostrado como esse sistema de organização aumenta a eficiência na expedição dos pedidos.
A Logweb acompanhou de perto todos esses processos durante o tour pelo GRU9 e publicou no LinkedIn um vídeo exclusivo que mostra como a Amazon integra automação, inteligência artificial e planejamento logístico para atender a milhões de consumidores em todo o Brasil.
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