O setor, que apresentou crescimento ao longo do ano passado, deve obter bons resultados em 2014, que, segundo um dos entrevistados, será altamente competitivo e de grandes possibilidades para a economia brasileira, promovida pelos grandes eventos que acontecerão no país.
O balanço do segmento de contentores plásticos em 2013 é de crescimento. Apesar de considerar que o ano poderia ter sido melhor, o executivo de vendas da Siris (Fone: 19 3518.8597), Daniel Reis, diz que a empresa obteve aumento na sua produção.
“O crescimento em 2013 poderia ter sido maior. Mesmo assim, tivemos uma expansão na produção para o setor automotivo, que foi marcado pela intermediação do governo com incentivos fiscais e políticas de crédito. Por outro lado, surgiram novas oportunidades para o desenvolvendo de outros modelos de contentores, como para o segmento de bebidas, para o acondicionamento de garrafas retornáveis, expandindo a fabricação de contentores para embalagens deste produto”, explica ele.
Já dentro da Eldorado Indústrias Plásticas (Fone: 11 4199.4511), o ano foi considerado estável. “O ano de 2013 demonstrou estabilidade comparado a 2012. Estamos visualizando oportunidades na substituição de produtos (embalagens) não plásticas para plásticas, visando economia de processo, assim como sustentabilidade, o que também proporciona melhorias ambientais”, diz o diretor de operações da empresa, Roy Khoury. “O problema da cadeia como um todo é a carga tributária. Caso houvesse uma adequação neste sentido, poderíamos competir em condições similares com os concorrentes externos”, completa ele.
Em 2014, o executivo da Siris acredita que o mercado será caracterizado por uma alta competitividade. “O constante desafio do mercado de transportes e logística na busca por qualidade, redução de prazos e eficiência em seus processos tem feito com que as empresas busquem cada vez mais produtos e serviços que atendam a essa necessidade. As empresas devem se adaptar a essa realidade, pois 2014 será o ano altamente competitivo e de grandes possibilidades para a economia brasileira, promovida pelos grandes eventos que acontecerão no país”, afirma Reis.
“O grande desafio e oportunidade que vejo é na implementação de uma política coerente de exportação, para estarmos em condições de participar do mercado global”, também comenta Khoury, da Eldorado.









