Após passar pela crise econômica de 2009 e fechar o ano já com uma relativa recuperação nas vendas, o setor se apresenta otimista quanto ao futuro, com base no desempenho econômico e nas várias obras de infraestrutura que estão por vir.
O setor de acessórios para empilhadeiras – fundamentais na operacionalidade destas máquinas – passou por 2009 enfrentando, como todos, os percalços da crise econômica mundial, mas fechou o ano com vendas em ascensão e ótimas perspectivas para os próximos anos. Veja porque nesta matéria especial.
2009
Começamos por fazer uma análise do que ocorreu no setor em 2009, ano marcado pela crise econômica.
De fato, Ramatis Fernandes, diretor-presidente da Cascade do Brasil (Fone: 13 2105.8800), diz que o ano passado foi difícil para vários segmentos e a Cascade do Brasil, como as demais empresas do setor de movimentação de materiais, sofreu as consequências da retração da economia nacional e mundial. “Nossos negócios com garfos e acessórios, em comparação ao período fiscal anterior, reduziram-se em torno de 45%. Ainda assim, este número é menor do que a queda de 55% no volume total de empilhadeiras novas que foram comercializadas no mesmo período”, destaca.
Victor Cruz, gerente de Marketing & Vendas da MSI-Forks Garfos (Fone: 11 5694.1000), também atesta que o ano que passou foi de grande retração no volume de vendas. “Durante o 1º semestre tivemos uma queda nas vendas de aproximadamente 40% em relação ao mesmo período do ano anterior. A retração em nosso caso se deu por dois motivos principais. O primeiro foi excesso de estoque de nossos clientes frente à desaceleração súbita de suas demandas. E o segundo motivo foi a falta de confiança/incerteza do mercado como um todo. Nossas vendas se mantiveram em 60% de volume, sustentadas, basicamente, pelo mercado de reposição que, em contrapartida, experimentou um incremento no volume de vendas em decorrência do congelamento de investimentos em novos equipamentos. Já no 2º semestre, mais especificamente de agosto em diante, pudemos perceber um incremento gradual de nossas vendas e a clara retomada do mercado mês a mês. O último trimestre do ano foi uma avalanche de pedidos para atender demandas que estavam represadas duante todo o ano, culminando com o maior mês de vendas em dezembro, que em nossa série histórica sempre foi o mais baixo.”
Cruz complementa dizendo que o balanço final do ano foi razoável em termos de resultados financeiros e extremamente gratificante em termos de amadurecimento da empresa.
“O ano de 2009 foi duro em função da redução drástica na venda de empilhadeiras novas. Por outro lado, reforçamos nossa posição como líder no desenvolvimento de soluções para movimentação de materiais. Como exemplo, projetamos equipamentos para giro e posicionamento de rolos de fio-máquina, equipamento para remoção de carepa em cadinho de alumínio de grande porte e carreta bidirecional de grande porte, entre outros. Isso permitiu um posicionamento em segmentos que requerem soluções mais ‘engenheiradas’ e especiais, mantendo, assim, os níveis de faturamento próximos a 2008.” A avaliação é de Rafael Kessler, consultor de negócios da Saur (Fone: 55 3376.9300).
Sem falar em crise econômica, Gilberto Guilherme Boettcher, diretor da Movikraft Indústria de Equipamentos para Movimentação (Fone: 47 3425.0044), ressalta que a sua empresa registrou, em 2009, um significativo aumento nas vendas, principalmente no segmento de acessórios automatizados, onde a concorrência é crescente e a demanda do mercado manteve uma certa estabilidade, apesar da crise.
2010
E o ano que se inicia, o que promete? Para Boettcher, da Movikraft, este será um ano de recuperação para a indústria. “As perspectivas de funcionamento de um novo porto na região (Itapoá, SC) e a ampliação de outros dois (São Francisco e Itajaí, também em Santa Catarina), irão aquecer sobremaneira a necessidade de movimentação de materiais. Serão inúmeras as oportunidade que surgirão neste ano. Haverá uma retomada dos investimentos que ficaram represados no ano que passou e com isso todo o mercado será beneficiado”, aposta.
O gerente de Marketing & Vendas da MSI-Forks também é otimista. Ele ressalta que ainda estamos experimentando o final da demanda reprimida de 2009 e acredita na continuidade do ciclo virtuoso de crescimento que foi interrompido em 2008, pré-crise. “Estamos investindo na ampliação de nossa capacidade de produção e na qualificação de nossos colaboradores para atender a nossa expectativa de crescimento em 2010”, informa Cruz.
De fato, o ano começou aquecido, há uma série de projetos iniciados em 2009 que já estão sendo efetivados, revela, por sua vez, Kessler, da Saur. “Estamos acompanhando o processo de mecanização da construção civil e a expansão do óleo e gás”, destaca.
Por último, Fernandes, da Cascade do Brasil, também diz que as perspectivas para 2010 são boas. “Esperamos uma melhora em virtude da retomada dos investimentos pelas empresas (expansão e novas tecnologias), do reaquecimento da economia doméstica e internacional (PAC, futuros eventos esportivos, etc.) e da liberação de linhas de crédito pelos bancos (públicos e privados).
Eventos esportivos
Já que se está falando em recuperação econômica e eventos esportivos, como as obras do PAC, para as Olimpíadas e a Copa do Mundo no Brasil podem ajudar o setor de acessórios para empilhadeiras?
Para Fernandes, da Cascade do Brasil, esses eventos irão aquecer todos os setores da economia. De acordo com o diretor-presidente, altos investimentos deverão ser realizados pelo governo e setor privado, ativando a economia e todas as etapas da cadeia produtiva, o que gerará milhares de empregos e estimulará o consumo. “As indústrias de bebidas, alimentos e logística/transportes deverão estar entre as mais aquecidas. Todos os setores irão precisar de acessórios que solucionem problemas, ofereçam segurança na operação, proporcionem aumento de produtividade e redução de danos na área de produção, logística, armazenamento e movimentação de materiais”, comemora.
Para Boettcher, da Movikraft, com a carência de infraestrutura no setor de movimentação de materiais são grandes as oportunidades apresentadas nestes projetos, pois no caso da Copa do Mundo e das Olimpíadas, irão movimentar o país por pelo menos seis anos consecutivos, sem considerar a velocidade acima do normal com que estes projetos deverão ser executados.
Outro otimista é Cruz, da MSI-Forks. Ele acredita que os investimentos diretos e indiretos, principalmente na área de construção, trarão enormes benefícios ao setor, principalmente na ampliação do número de veículos industriais do tipo empilhadeira toda-terreno (tele-handler) e minicarregadeiras (Skid-Steer), devido a sua versatilidade. “Esses dois equipamentos são amplamente utilizados no mercado americano em quase todos os canteiros de obras, enquanto no Brasil sua participação é quase desprezível. Uma vez tendo um maior número de máquinas no mercado, os acessórios certamente acompanharão a nova demanda”, relata o gerente de Marketing & Vendas.
Finalizando, Kessler, da Saur, também não tem dúvida de que estes eventos, juntamente com o Programa “Minha Casa, Minha Vida”, irão contribuir para especialização e eventual escassez de mão de obra qualificada, o que irá aumentar a demanda por soluções mais seguras e produtivas para a construção civil.
Novas tecnologias
E as novas tecnologias no setor?
O diretor-presidente da Cascade do Brasil aponta as apresentadas por sua empresa: balança eletrônica Cascade/Ravas para empilhadeiras – dispositivo de medição de peso que se encontra em fase final de testes, sendo o lançamento previsto para abril deste ano; controle digital de inclinação de torre para empilhadeira –acessório eletrônico que controla a inclinação da torre, consequentemente, dos garfos e acessórios, como garra para bobinas de papel, posicionadores múltiplos de garfos para operação paletizada, etc.; e reguladores de pressão eletrônicos e hidráulicos de bobinas de papel.
Outro que fala em novas tecnologias referindo-se a sua empresa é Kessler, da Saur. De acordo com ele, além de novas soluções para a construção civil, a associação com a Kaup trouxe para o Brasil os garfos telescópicos, que permitem empilhamento duplo e carregamento de caminhões por um só lado. A Saur introduziu, também, válvulas regenerativas, além de agregar novos produtos para construção civil.
“A tendência no desenvolvimento dos acessórios é no sentido de utilizar cada vez mais acessórios inteligentes, que permitam comando remoto através da empilhadeira, com interferência direta cada vez menor do ser humano, no sentido de preservar sua integridade física e contribuindo para diminuir cada vez mais os riscos de acidente de trabalho”, afirma, por sua vez, o diretor da Movikraft.
Acessórios para empilhadeiras
Caçamba hidráulica
Fabricante: Saur
Modelo: CHS
Capacidade: De 0,4 a 2,0 m³ – peso de 380 a 960 kg
Aplicação: Carregamento, transporte e descarregamento de diversos tipos de graneis
Configurações adicionais: O basculamento é realizado através de cilindro hidráulico e requer uma função hidráulica na empilhadeira
Dispositivo automático para carregamento de big-bags
Fabricante: Saur
Modelo: Especial
Capacidade: 4.000 kg
Aplicação: Manipulação automática de big-bags
Configurações adicionais: Parte inferior com chapa abaulada, com rotator, carretel e válvula solenóide
Dispositivo para fardos longos
Fabricante: Movikraft
Capacidade: De acordo com o tipo de fardo a ser movimentado
Aplicação: Movimentação de fardos longos
Configurações especiais: Projeto desenvolvido de acordo com a máquina utilizada e detalhes específicos da carga
Dispositivo para quatro ou mais garfos
Fabricante: Movikraft
Capacidade: De acordo com a área de abrangência e a capacidade de carga residual da empilhadeira
Aplicação: Movimentação de cargas
Configurações especiais: Projeto desenvolvido de acordo com a máquina utilizada na movimentação
Dispositivo para transporte de tambores
Fabricante: Movikraft
Aplicação: Transporte de até três tambores simultaneamente
Configurações especiais: Olhais de acoplamento de acordo com a empilhadeira onde será utilizado
Garfo
Fabricante: MSI-Forks
Modelo: Classe 2
Capacidade: 1.000 a 2.500 kg
Aplicação: Elevação de cargas
Configurações especiais: Lâminas de 1.000 a 2.400 mm
Fabricante: MSI-Forks
Modelo: Olhal
Capacidade: 1.000 a 8.000 kg
Aplicação: Elevação de cargas
Configurações especiais: Lâminas de 1.000 a 2.400 mm
Fabricante: Movikraft
Capacidade: 1.000 a 11.000 kg ou especiais sob encomenda
Aplicação: Elevação de cargas
Configurações adicionais: Olhal ou fixação especial conforme necessidade da operação, comprimentos especiais
Fabricante: MSI-Forks
Modelo: Classe 3
Capacidade: 3.000 a 4.500 kg
Aplicação: Elevação de cargas
Configurações especiais: Lâminas de 1.000 a 2.400 mm
Fabricante: MSI-Forks
Modelo: Classe 4
Capacidade: 5.000 a 8.000 kg
Aplicação: Elevação de cargas
Configurações especiais: Lâminas de 1.000 a 2.400 mm
Fabricante: MSI-Forks
Modelo: Alta capacidade
Capacidade: 10.000 a 300.000 kg
Aplicação: Elevação de cargas
Configurações especiais: Lâminas de 1.000 a 2.400 mm
Garfo Telescópico
Fabricante: Saur
Modelo: T4666
Capacidade: 2.000 a 4.500 kg
Aplicação: Carregamento de caminhões por um lado só, armazenamento com dupla profundidade
Configurações adicionais: Podem ser acopladas luvas limitadoras
Garra para barris (Drum Clamp)
Fabricante: Cascade
Modelo: Série D
Capacidade: 1.135 a 1.590 kg
Aplicação: Movimentação de barris nas indústrias química e petrolífera
Configurações adicionais: Válvula reguladora de pressão
Garra para blocos de concreto
Fabricante: Saur
Modelo: T412
Capacidade: 1.250 a 6.200 kg
Aplicação: Carregamento de blocos de concreto
Configurações adicionais: Braços com revestimentos em Vulcollan, borracha e poliuretano e êmbolos com dimensões variadas
Garra para bobinas
Fabricante: Cascade
Modelo: Séria H
Capacidade: 2.050 a 12.000 kg
Aplicação: Movimentação de bobinas de qualquer diâmetro, peso ou tipo de papel
Configurações adicionais: Placas de contato, reguladores de pressão manuais, reguladores de pressão hidráulico/eletrônico, controle de rotação, controle de inclinação da torre, acumuladores de choque e indicador de força de aperto
Fabricante: Saur
Modelo: GGBS 38 MEU com Swing
Capacidade: Até 3.800 kg
Aplicação: Manuseio e deslocamento lateral de bobinas de papel
Configurações adicionais: Braços delgados e garra com articulações com buchas autolubrificadas, eixos temperados e pontos de contato com o solo resistentes ao desgaste, bem como superfície de contato revestida de inox
Garra para caixas
Fabricante: Saur
Modelo: GHS
Capacidade: 1.000 a 5.000 kg
Aplicação: Movimentação de caixas
Configurações adicionais: Braços em aço de alta resistência e revestidos internamente com placas de borracha branca, preta ou de poliuretano
Garra para eletrodomésticos (Carton Clamp)
Fabricante: Cascade
Modelos: Série D
Capacidade: 680 a 2.270 kg
Aplicação: Movimentação de eletrodomésticos, produtos eletrônicos e bebidas e de uso em armazéns que lidam com cargas em caixas de papelão
Configurações adicionais: Válvula reguladora eletrônica de 7 pressões, válvula reguladora manual de pressão, controle de inclinação da torre e indicador de força de aperto
Garra para fardos
Fabricante: Cascade
Modelos: Bale Clamp e Pulp Bale Clamp
Capacidade: 1.135 a 8.170 kg
Aplicação: Movimentação geral de fardos de celulose, algodão, lã, tecidos, papelão ondulado, papel de imprensa, trapo, feno e sucata
Configurações adicionais: Controle hidráulico de pressão
Fabricante: Saur
Modelo: GHS
Capacidade: 1000 a 10.000 kg
Aplicação: Manuseio de fardos de celulose, aparas de papel, algodão, lã, feno, bagaço de cana e blocos de sucata e espuma. Também pode ser utilizada para movimentação de caixas
Configurações adicionais: Buchas autolubrificantes, regulador de fluxo hidráulico, válvulas de alívio para ajuste da pressão de aperto, engate traseiro de acordo com o porta-garfos da empilhadeira e deslocamento lateral opcional
Garra giratória para montantes
Fabricante: Saur
Modelo: AGS
Capacidade: Abertura entre 550 e 1.800 mm
Aplicação: Movimentação de montantes, permitindo o giro em cargas longas
Configurações adicionais: Possui engate traseiro para porta-garfos ISO I e ISO II
Garra hidráulica para tubos de concreto
Fabricante: Saur
Modelo: GGBS
Capacidade: 2.800 kg
Aplicação: Carregamento de tubos de concreto de diversos diâmetros
Configurações adicionais: Abertura de 300 a 1.600 mm, giro contínuo de 360º e conchas estriadas
Garra para tijolos
Fabricante: Saur
Capacidade: 2.000 a 3.000 kg
Aplicação: Manuseio de tijolos
Configurações adicionais: Braços com revestimento interno de borracha, com densidade 20 macia e 20 dura
Inversor/empurrador de cargas
Fabricante: Saur
Modelo: ICS
Capacidade: 1.500 a 2.500 kg
Aplicação: Transferência da carga de um palete para outro e carregamento de caminhões sem utilização dos paletes
Configurações adicionais: Pode ter deslocador lateral Integrado ou instalado na empilhadeira
Pinos de carga
Fabricante: Movikraft
Capacidade: Para cargas limitadas à capacidade da máquina ou empilhadeira
Aplicação: Movimentação de rolos
Configurações adicionais: Diâmetros e comprimentos dimensionados para garantir a estabilidade dos rolos a serem movimentados
Posicionador múltiplo de garfos (Single-Double)
Fabricante: Cascade
Tipo: Modelo Série G
Capacidade: 2.500 a 4.090 kg
Aplicação: Transporte de até quatro paletes por vez
Configurações adicionais: Encosto de carga especial e estabilizador de cargas
Posicionador triplo de garfos
Fabricante:Saur
Modelo:T429-1-2-3
Capacidade: 3.000 a 5.000 kg
Aplicação: Carregamento de até três paletes simultaneamente
Configurações adicionais:Deslocamento lateral independente e garfos parafusados
Fabricante: Saur
Modelo: T429-4-6
Capacidade: 6000 a 10.000 kg
Aplicação: Movimentação de 4 ou 6 paletes simultaneamente
Configurações adicionais: Deslocamento lateral independente e garfos parafusados com dupla profundidade
Push-pull
Fabricante: Cascade
Modelos: Série E
Capacidade: 1.260 a 2.045 kg
Aplicação: Movimentação de cargas armazenadas sobre folhas deslizantes (slip sheets)
Configurações adicionais: Válvula de controle e alívio de pressão, engate rápido, salva-folhas e posicionador hidráulico de garfos para movimentar slip sheet e/ou palete
Quadro porta-garfos
Fabricante: Movikraft
Aplicação: Movimentação de cargas
Configurações especiais: De acordo com a máquina ou empilhadeira onde será usado, os tipos de garfos que serão acoplados e a necessidade específica de movimentação
Posicionador quádruplo de garfos
Fabricante: Saur
Modelo: T419-2-4/-4-8L
Capacidade: 4.000 a 12.000 kg
Aplicação: Movimentação de
2 ou 4 paletes lado a lado ou 4 ou 8 paletes
Configurações adicionais: Deslocamento lateral independente
Prolongador de garfos
Fabricante: Movikraft
Aplicação: Para atender à demanda adicional de volume a ser movimentada
Configurações adicionais: Sistema de travamento fixo ou móvel, de acordo com a aplicação, capas normais até 60% de prolongamento em relação ao garfo e construção reforçada para situações de cargas especiais
Selecionador de camadas (Layer Picker)
Fabricante: Cascade
Capacidade: 545 kg
Aplicação: Ao empilhar paletes de carga mista, movimenta camadas individuais ou múltiplas de produtos enlatados e engarrafados
Configurações adicionais: Válvula reguladora de pressão, controle de movimentos laterais e placas especiais
Spreader
Fabricante: Saur
Modelo: TSS e SIS
Capacidade: 5. 000 a 35.000 kg
Aplicação: Movimentação de contêineres vazios e carregados
Configurações adicionais: Modelos adaptáveis em empilhadeiras, pórticos e guindastes









