O ano de 2008 foi de conquistas para o setor de embalagens. Economicamente, as perspectivas vêm se confirmando e o setor deverá manter o crescimento de sua produção física na ordem de 2%.
“Para 2009, a ABRE – Associação Brasileira de Embalagem manterá a sua posição de apoiar o setor em todas as suas necessidades, oferecendo recursos para que se obtenha um desenvolvimento sustentável, contínuo e para que faça cada vez mais a diferença”, diz Isabella Salibe, gerente de marketing da Associação (Fone: 11 3082.9722).
Sobre as metas da ABRE para o próximo ano, ela diz que, além de dar continuidade aos projetos e ações que realiza, os planos de trabalho para 2009 têm como base a promoção da interface entre mercado, governo e sociedade.
A ABRE manterá sua Assessoria Jurídica em Brasília, cuja principal função é discutir Projetos de Lei ligados direta ou indiretamente ao setor. A interlocução junto a CNI também será mantida, bem como a participação ativa no Conselho Temático Permanente de Meio Ambiente da CNI, no Conselho de Meio Ambiente da FIESP (COEMA) e na Superintendência do Comitê Brasileiro de Embalagem e Acondicionamento, o CB-23 da ABNT. Internacionalmente, a participação da ABRE será reforçada no Conselho da WPO e da Ulade – União Latino-americana de Embalagem. A participação em feiras nacionais e internacionais de peso, bem como a publicação dos informativos ABRENEWS, Online News e Brazilian Pack News, serão otimizadas com novas idéias.
Isabella também informa que, fundada há 40 anos, a Associação realizou, em 2008, diversas ações, entre elas, a pesquisa estratégica “A Satisfação dos Usuários de Embalagem em Relação à Cadeia Fornecedora e a Pesquisa Econômica ABRE/IBRE-FGV”, que possibilitou às indústrias traçar estratégias com mais segurança e visão mercadológica.
“Em sua 8º edição, o Prêmio ABRE de Design & Embalagem obteve recorde de inscrições – cerca de 500 – e premiou os 27 melhores projetos brasileiros de embalagem do ano, além de uma empresa que recebeu o prêmio da categoria especial ‘Empresa do Ano’ e de um profissional que se destacou na área por sua dedicação ao mercado de embalagem”, destaca a gerente.
A ABRE representou o Brasil e participou do júri da eleição das melhores embalagens mundiais inscritas no prêmio WorldStar for Packaging – maior premiação mundial do setor de embalagem. Das 14 embalagens vencedoras do Prêmio ABRE que se inscreveram no WorldStar, o Brasil ganhou 9 troféus mundiais.
O Congresso Brasileiro de Embalagem ABRE – cujo tema foi “Embalagem: até onde vai a imaginação” – superou todas às expectativas, ainda segundo Isabella. Ela destaca que, em suas palestras, convidados internacionais desenvolveram temas exclusivos para o evento, desenhando um panorama para a indústria mundial de embalagem nos próximos 10 anos, o que propiciou aos participantes uma visão da embalagem ao redor do mundo e o conhecimento das principais tendências de embalagem dos dias de hoje até 2020.
A Associação, representante de toda a cadeia produtiva e usuária do setor – fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de matérias-primas e insumos, agências de design, convertedores e usuários de embalagem, instituições de ensino, redes de varejo e entidades setoriais – atua numa ampla gama de atividades através de seus Comitês de Trabalho: Design, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Normalização Brasileira e Mercosul, Comércio Exterior, Estudos Estratégicos, Consultivo Legislativo, História da Embalagem, Grupo de Profissionais de Embalagem, Educação, Usuários de Embalagem, Segurança Alimentar e Fornecedores para MPEs (micro e pequenas empresas).









