Representante das principais distribuidoras de medicamentos do País, a Abafarma – Associação Brasileira do Atacado Farmacêutico constituiu dois novos comitês temáticos, nas áreas Tributário/Fiscal e Regulatório/Rastreabilidade. "O objetivo é unir formalmente o mercado para o debate de temas ligados ao cotidiano do mercado farmacêutico, reforçando o poder de atuação do canal farma na agenda econômica nacional", explica Jorge Froes Aguilar, diretor-executivo da entidade.
Os comitês são constituídos por profissionais vinculados às distribuidoras associadas e também por especialistas e formadores de opinião. O Comitê Tributário/Fiscal tem como função principal atuar junto às Secretarias de Fazenda, nos três níveis, para acompanhar propostas tributárias, oferecer sugestões, sugerir modificações e adequações na legislação fiscal, para que estejam em sintonia com a atividade.
O acompanhamento de toda a legislação regulatória, participação e atuação junto à Anvisa e às vigilâncias estaduais e municipais é função do Comitê Regulatório/Rastreabilidade. Também cabe a este grupo o acompanhamento de todo o processo de implantação do sistema de rastreamento de remédios, uma necessidade premente para proporcionar maior segurança ao consumidor e combater roubo e falsificação.









