O diretor de logística da empresa explica a diferença entre as operações das lojas físicas e virtuais, detalha o tipo de frota e os Centros de Distribuição e, ainda, revela as novidades para o futuro e melhorias necessárias ao setor de e-commerce.
Gomes é formado em Administração de Empresas pela UNI-FACEF (Franca-SP) e atua no Magazine Luiza [Fone: 0800 341001] há 30 anos, tendo chegado à diretoria de logística em 2004. É responsável pelas atividades dos seis CD´s da empresa; pelos transportes e entregas; pelo Departamento de Qualidade e Serviços; e pelos processos logísticos do e-com. O Magazine Luiza é considerado uma das maiores redes de varejo do país, contando com lojas físicas e virtuais.
LogWeb: Como é a logística da empresa: número de Centros de Distribuição, localização, dimensões, etc.
Gomes: Estamos presentes em 7 estados (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) com 352 filiais e cobertura de seis CDs localizados nas cidades de Ribeirão Preto e Sorocaba, SP, Ibiporã, PR, Contagem, MG, Navegantes, SC, e Caxias do Sul, RS, com total de 110.000 m² de área.
LogWeb: Quais os produtos que mais causam problemas em relação à logística?
Gomes: De forma geral, os produtos estão bem compostos quanto à embalagem e dimensionamento, por isso não temos problemas. Naturalmente, produtos com dimensões maiores, e do segmento de móveis, requerem maiores operações e cuidados.
LogWeb: O processo logístico das lojas físicas é o mesmo do e-commerce?
Gomes: São processos diferentes. Para lojas físicas, há operações de abastecimento para realimentar as gôndolas e mostruários, bem como recompor estoques de produtos portáteis (pronta entrega). Ainda há as entregas de produtos de maior porte no endereço indicado pelo cliente. Quanto ao e-commerce, toda e qualquer operação é direcionada ao cliente, independente da característica do produto. Nosso sistema está composto por algoritmos que contemplam os ‘dois mundos’, dando aos mesmos os respectivos valores e diretrizes. Nos dois casos, a operação é própria, estando sua gestão sustentada por um sistema WMS.
LogWeb: Como é dado o “start” para a solicitação dos produtos aos fornecedores?
Gomes: Predominantemente por processo de reposição automática, algoritmo que contempla estoque mínimo, estoque de segurança e coberturas necessárias para um bom nível de serviço. Os mesmos são bastante variáveis em função da composição abrangente de nosso sortimento/segmentos de produtos.
LogWeb: Como é a frota da empresa? Própria ou terceirizada?
Gomes: No processo de transportes, temos 90% de frota terceirizada para lojas convencionais (físicas), com aproximadamente 900 veículos, e 100% de terceirização para o e-commerce, em parceria com os principais fornecedores rodoviários e couriers, além de com os Correios. Estas frotas respondem por todo o processo de outbound da empresa.
A terceirização nos traz bons resultados e oferece bons níveis de serviços. Além disso, estamos contribuindo com a sustentação de muitos pequenos e médios transportadores.
LogWeb: Quais as próximas ações da empresa em termos de logística? Há novidades?
Gomes: Em 2006 adequamos nossa estrutura para suprir todo o processo de expansão realizado pela empresa nos últimos dois anos. Ampliamos três unidades de CDs nas cidades de Contagem, Navegantes e Caxias do Sul. Estamos preparados para atender à expansão de mais 100 lojas, em mercados que estejam dentro de nossa malha, ou seja, próximos aos nossos CDs. Estamos analisando o processo picking voice, com possibilidades de implantação piloto em um CD, em 2007.
LogWeb: Como é realizado o processo de logística reversa?
Gomes: Temos o processo de logística reversa para as lojas físicas, que é realizado pelos veículos que levam os produtos (retorno), e do site, o qual é, por vezes, realizado no processo casado com a nova entrega e, em outros casos, por meio somente do processo de ‘retira’. Esse processo é realizado pelos parceiros que respondem pela entrega (transportadores e couriers).
LogWeb: O que acredita ser necessário em termos logísticos para melhorar o setor de e-commerce?
Gomes: Operacionalmente, tivemos considerável avanço nos últimos anos, porém, por se tratar de uma comercialização à distância com o cliente, temos muita incidência de erros de dados e cadastro, e às vezes temos de refazer o processo como um todo. Portanto, entendo que este é um dos principais fatores a trabalhar.









