Scania apresenta novas soluções para coleta de resíduos e flexibilidade de eixos na Fenatran 2026

Para atender aos diferentes desafios e especificidades de cada operação de transporte, a Scania confirmou novas atrações para a 25ª Fenatran, que será realizada de 9 a 13 de novembro de 2026 no São Paulo Expo. Entre os destaques estão o aprimorado caminhão coletor de resíduos P 280 XT (movido a gás e/ou biometano) e o modelo P 390 B8x2, que passa a contar com um novo eixo suspensor integrado de fábrica.

Do lixo ao biometano: inovações no coletor P 280 XT

O novo caminhão coletor P 280 XT chega ao mercado com melhorias expressivas voltadas às severas operações de limpeza urbana. Um dos principais diferenciais é o eixo auxiliar 6×2/2 original Scania, que agora sai de fábrica equipado com freios a disco em todas as rodas como item de série, eliminando a necessidade de adaptações posteriores.

Essa evolução proporciona ganhos diretos na linha de frente da operação:

  • Redução de tempo: Diminui o intervalo entre a produção do veículo e o início de suas atividades em campo.
  • Segurança e eficiência: Otimiza a distribuição da carga e conta com o freio auxiliar Scania Retarder, que reduz o desgaste dos freios de serviço.
  • Conforto a bordo: O modelo passa a oferecer uma nova opção de cabine voltada para quatro ocupantes, equipada com assentos mais ergonômicos tanto para o motorista quanto para a equipe de coleta.
  • Pacote XT: Mantém a robustez e os elementos de proteção indispensáveis para jornadas intensas em vias urbanas, áreas de transbordo e aterros sanitários.

“O novo P 280 XT 6×2 coletor de lixo chega ainda mais adequado para atender o exigente cliente que atua nas operações severas de coleta de lixo. Estamos oferecendo muito mais robustez, segurança e conforto operacional”, afirma Daniel Bandeira, gerente de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil.

A tecnologia alinha-se ao conceito de economia circular: a Scania já comercializou cerca de 3 mil caminhões a gás no país desde 2019, sendo que capitais como São Paulo (com cerca de 230 unidades), Fortaleza e Campo Grande já utilizam veículos movidos a biometano produzido a partir do aproveitamento energético do próprio lixo urbano.

Mais flexibilidade com o novo eixo suspensor no P 390 B8x2

Outra grande novidade apresentada pela marca é o modelo P 390 B8x2, que passa a incorporar o suspensor pneumático do segundo eixo direcional. O sistema permite elevar esse eixo específico quando as condições de carga o permitem, evitando o contato desnecessário dos pneus com o solo.

Os benefícios práticos para os transportadores incluem:

  • Redução de custos operacionais: Menor desgaste de pneus e economia no consumo de combustível em situações de carga parcial.
  • Melhor manobrabilidade: Favorece a dirigibilidade e a agilidade nas manobras do veículo.
  • Otimização de pedágios: Pode proporcionar redução no custo de pedágios, conforme as regulamentações vigentes em cada praça.

Ao disponibilizar o sistema integrado de fábrica, a Scania preserva os rigorosos padrões de qualidade, confiabilidade e segurança, evitando modificações externas e garantindo uma solução sob medida para a alta demanda do mercado logístico nacional.

Compartilhe:
Veja também em Fenatran
VAMOS levará à Fenatran tecnologias que já evitaram a emissão de mais de 172 mil toneladas de CO2
Fenatran terá mais de 60 horas de conteúdo sobre os desafios do transporte de cargas
Bransales estreia na Fenatran com portfólio de pneus voltado a diferentes aplicações de transporte
Scania anuncia cobertura estendida de trem de força por até cinco anos na Fenatran e detalha investimentos na rede
Garagem010 estreia na Fenatran 2026 com ecossistema digital voltado ao mercado de pesados
APVS Truck recebe empresários do transporte na Fenatran e reforça o impacto do associativismo

As mais lidas

01

Loja do Mecânico expande entrega expressa para produtos de médio e grande porte

02

CMA CGM e HappyRobot expandem solução global de inteligência artificial por voz para o setor logístico

03

Consórcio investe em novos berços para ampliar eficiência na movimentação de granéis líquidos no Porto de Santos