A terceira edição da INTRA-LOG Expo South America 2026 começa nesta terça-feira (15), no Expo Center Norte, em São Paulo, reunindo empresas e entidades em uma programação voltada à logística, automação, embalagens de distribuição, inteligência artificial e e-commerce. O evento segue até 17 de setembro e ocorre simultaneamente à Label & Pack, feira dedicada a embalagens de distribuição, etiquetagem, impressão, rastreabilidade e tecnologias aplicadas à cadeia logística.
Além da área de exposição, a INTRA-LOG terá sete eventos de conteúdo distribuídos em duas salas. Na Sala Vila Guilherme estarão os congressos relacionados à logística, incluindo o Fórum Internacional INTRALOG, o Robotics & Automation Summit e a INTRA-LOG SMART SOLUTIONS HONORS. Já a Sala HUB concentrará conteúdos sobre embalagens e soluções apresentadas pelos expositores.
A programação também inclui o lançamento do Guia ABRE de Desenvolvimento de Embalagem para Transporte e Distribuição, publicação técnica voltada à especificação e ao desenvolvimento de sistemas de embalagem para movimentação, armazenagem e distribuição.
Entre as empresas que participam da feira estão Longa Industrial, KION South America, Águia Sistemas, Infor, Tria Empilhadeiras, Softrack, Rayflex e Loadsmart, que levam ao evento equipamentos, sistemas e tecnologias aplicadas a diferentes etapas das operações intralogísticas.

Longa Industrial amplia atuação em automação com sistema 4-Way
A Longa Industrial participa da INTRA-LOG Expo South America 2026 apresentando o Sistema Automático de Armazenagem Blocado com tecnologia 4-Way, desenvolvido em parceria com a Scheffer e com tecnologia da Galaxis. A novidade amplia o portfólio da empresa para projetos que combinam estruturas de armazenagem e automação.
Na solução apresentada na feira, carros 4-Way movimentam automaticamente os paletes em quatro direções dentro da estrutura, permitindo o acesso a diferentes posições. A tecnologia é direcionada a operações que buscam alta densidade de armazenagem, melhor utilização da área disponível e possibilidade de expansão.
A empresa também destaca sua atuação junto a integradores e desenvolvedores de soluções de automação. Nesse modelo, sua experiência em engenharia, cálculo e fabricação de estruturas pode ser combinada a diferentes equipamentos e tecnologias disponíveis no mercado.
“Esse lançamento reforça um movimento importante para a Longa: unir nossa experiência em estruturas às novas tecnologias de automação. Queremos ampliar as soluções que entregamos ao mercado e fortalecer nossa capacidade de atuar em conjunto com integradores, desenvolvendo estruturas preparadas para diferentes tecnologias e necessidades de cada projeto”, afirma Vanessa Iwanski Otaviani Claro, COO da Longa Industrial.

KION South America integra equipamentos, automação e software em demonstração
A KION South America participa da feira com uma demonstração prática de um circuito de cross-docking inteligente. A proposta é mostrar, em escala real, como equipamentos de movimentação, automação, software e sistemas conectados podem atuar em conjunto em um fluxo contínuo.
O circuito reúne tecnologias das marcas STILL e Dematic, contemplando desde equipamentos para movimentação até soluções automatizadas. A demonstração parte de alternativas manuais e semiautônomas e chega à automação fixa e à movimentação totalmente autônoma.
A operação começa com o STILL AXV 12, veículo autônomo equipado com navegação natural, sensores a laser e câmeras 3D. O equipamento transporta o palete pela área de tráfego, inclusive em ambientes não estruturados, como carrocerias de veículos e áreas de docas.
Na armazenagem, a STILL apresenta a empilhadeira retrátil FM-X, enquanto a Dematic demonstra um armazém inteligente para armazenagem automática de paletes em uma estrutura de alta densidade. O percurso também inclui um crossbelt sorter para separação de caixas e consolidação de pedidos destinados ao last mile.
O ciclo termina com a utilização da STILL RCE 25, empilhadeira elétrica de contrapeso, no carregamento do veículo. Dessa forma, a KION procura demonstrar não apenas equipamentos individuais, mas a conexão entre recebimento, armazenagem, separação e expedição.
“O futuro da intralogística não está em uma tecnologia isolada, mas na capacidade de combinar soluções de acordo com os desafios de cada operação”, afirma Adriana Firmo, vice-presidente de Vendas e Pós-Vendas da KION South America.

Águia Sistemas reúne estruturas, robótica e automação para diferentes operações
A Águia Sistemas chega à INTRA-LOG com um portfólio que reúne estruturas de armazenagem, sistemas para separação de pedidos, robótica e soluções de automação. A empresa brasileira atua em intralogística, armazenagem, movimentação e automação e apresenta no evento tecnologias destinadas a centros de distribuição, armazéns e operações industriais.
No estande, os visitantes podem acompanhar os robôs de triagem T-Sort e 3D Sort em funcionamento. Desenvolvidos pela Libiao Robotics e disponibilizados no Brasil por meio da parceria com a Águia, os equipamentos são direcionados à classificação de pedidos em operações de alto volume, como as encontradas no e-commerce e no varejo.
A empresa também apresenta soluções de movimentação robotizada de paletes na categoria 4-Way Shuttle, incluindo o SkyCube, da Geek+. A parceria inclui ainda robôs AMR para movimentação de estantes pelo conceito Goods-to-Person.
O portfólio apresentado na feira vai além da robótica. Na armazenagem, inclui porta-paletes, estruturas autoportantes e dinâmicas e mezaninos. Para a separação, a empresa trabalha com flow rack e pick to light. Já o AirRob é voltado à movimentação robotizada de caixas com os produtos, podendo ser instalado em estruturas de racks existentes.
As soluções são direcionadas a segmentos como e-commerce, varejo, farmacêutico, alimentício, automotivo e bens de consumo. A empresa, que tem sede no Paraná e atuação nacional, projeta fechar 2026 com faturamento de R$ 1 bilhão, segundo as informações fornecidas.

Infor aposta em IA agêntica para coordenar processos intralogísticos
A Infor, empresa global de tecnologia especializada em soluções empresariais em nuvem, leva à INTRA-LOG 2026 uma discussão sobre o avanço da inteligência artificial nas operações. O foco está na chamada IA agêntica e no uso de agentes especializados para conectar dados, sistemas e equipes.
A abordagem considera processos como abastecimento, armazenagem, separação de pedidos, gestão de estoques e movimentação de cargas. A empresa parte do princípio de que a aplicação da IA precisa levar em conta o contexto específico de cada indústria e operação.
Nesse modelo, agentes de IA podem executar tarefas e coordenar fluxos dentro de regras previamente estabelecidas. Os profissionais permanecem responsáveis pelo acompanhamento de exceções, avaliação de recomendações e aprovação de decisões que exigem experiência ou julgamento.
A Infor também apresenta a Infor Velocity Suite, que reúne agentes de IA, mineração de processos, automações, inteligência generativa, dados e recursos de governança. A proposta é utilizar essas ferramentas para identificar gargalos e conectar a inteligência artificial aos processos já existentes nas empresas.
Um dos exemplos citados pela companhia envolve o uso de aprendizado de máquina para redefinir dinamicamente trajetos de picking. Segundo um white paper global da Infor, a aplicação reduziu em 25% a distância percorrida e tornou o processo 15% mais rápido.

Tria Empilhadeiras amplia portfólio para diferentes aplicações
A Tria Empilhadeiras utiliza a Intra-Log 2026 para apresentar parte de uma estratégia de expansão de seu portfólio. A empresa atua com equipamentos para manuseio e transporte de cargas e baterias de lítio e leva ao evento máquinas das linhas articulada e multidirecional.
Os dois modelos estarão expostos no estande 460 e representam a ampliação da oferta para diferentes ambientes e necessidades de movimentação de materiais.
Além dos equipamentos disponíveis fisicamente no estande, a Tria anuncia uma condição especial para aquisição de uma empilhadeira retrátil que está em processo de chegada ao Brasil. O modelo ainda não estará disponível fisicamente durante a feira, mas será apresentado aos visitantes como uma novidade do portfólio.
A estratégia de expansão inclui também o aumento do estoque de peças. Segundo a empresa, a medida busca ampliar a disponibilidade para manutenção dos equipamentos e dar suporte à operação de seus clientes.

Softrack combina telemetria, IA e gestão de equipamentos
A Softrack apresenta na INTRA-LOG um ecossistema de gestão intralogística que combina hardware, inteligência artificial e aplicações em nuvem. A empresa direciona suas soluções ao monitoramento de frotas e equipamentos, manutenção, segurança e análise de dados operacionais.
A base do sistema é a telemetria via IoT, que monitora em tempo real o desempenho de empilhadeiras, pontes rolantes e guindastes. De acordo com os dados apresentados pela companhia, a tecnologia pode contribuir para reduções de até 98% nos riscos de acidentes e de até 20% nos custos de manutenção.
Outro componente é o SmartMind, voltado à aplicação de inteligência artificial generativa no setor. A ferramenta processa dados operacionais, antecipa necessidades de manutenção e gera recomendações.
O portfólio inclui ainda o FleetSync, direcionado à gestão de manutenção, com centralização de ordens de serviço e acompanhamento de técnicos em campo por aplicativo. Já a linha Safety reúne recursos para prevenção de riscos como colisões e atropelamentos, por meio do acompanhamento do comportamento de máquinas e condutores.
A Softrack informa que atua desde 2013, desenvolvendo e fabricando seus próprios sistemas e equipamentos. Segundo os dados fornecidos pela empresa, suas soluções estão presentes em mais de 6 mil equipamentos e em uma carteira superior a 200 clientes, no Brasil e na América Latina.

Rayflex leva portas rápidas e soluções para docas e ambientes industriais
A Rayflex participa da INTRA-LOG com soluções voltadas à infraestrutura de operações industriais, especialmente em áreas de passagem, docas, expedição e ambientes que exigem controle das condições internas.
Entre os produtos apresentados está a Porta Rayflex Frigomax, destinada a operações de cadeia fria e desenvolvida para auxiliar no controle das trocas térmicas. A empresa também apresenta a Porta Rayflex RP de Emergência, com saída de emergência integrada.
Para áreas externas, como docas e expedição, a Rayflex leva a Porta Seccional, enquanto a Niveladora de Doca é direcionada às operações de carga e descarga, buscando facilitar a adaptação entre diferentes tipos de veículos.

Loadsmart estreia operação brasileira com plataforma de gestão de pátios
A Loadsmart participa pela primeira vez da INTRA-LOG Expo South America com estande próprio, marcando uma nova etapa de sua expansão no Brasil. A empresa global de tecnologia e serviços para transporte e logística apresenta o Opendock, plataforma de agendamento de cargas e gestão de pátios.
O Opendock é apresentado como uma das principais ferramentas da companhia para enfrentar problemas relacionados à chegada e saída de caminhões. A plataforma conecta agendamento de docas, portarias e pátios e, segundo a empresa, já está presente em mais de 4 mil armazéns, conectando 230 mil transportadoras e processando mais de 14 milhões de agendamentos por ano.
Nos Estados Unidos, dados apresentados pela Loadsmart apontam que operações que utilizam o Opendock registraram, entre 2022 e 2024, redução de 62% no tempo de espera, aumento de 31% no giro de docas e crescimento de 88% na pontualidade.
A plataforma também conta com o SmartGate, tecnologia de visão computacional baseada em IA que utiliza câmeras para registrar automaticamente eventos de chegada e saída dos veículos e associá-los aos agendamentos. Também permite acompanhar ativos em tempo real, configurar layouts de pátio e manter comunicação bidirecional com motoristas.
Além do Opendock, a Loadsmart mantém soluções como o ShipperGuide TMS e recursos de gestão de fretes e transportes. A companhia informa ter mais de 400 profissionais e ter levantado US$ 346,4 milhões em investimentos. Em 2022, captou US$ 200 milhões em uma rodada Series D, atingindo valuation de US$ 1,3 bilhão.
Serviço
INTRA-LOG Expo South America 2026
Data: 15 a 17 de setembro de 2026
Horário: 10h às 18h
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul – São Paulo (SP)








