A logística portuária brasileira passa por um processo gradual de digitalização, especialmente em áreas historicamente marcadas por controles manuais. Um exemplo está na gestão de terminais de containers vazios, estruturas responsáveis por receber, armazenar e liberar unidades após a conclusão dos processos de importação, sempre mediante autorização do armador.
O Brasil conta atualmente com cerca de 380 terminais portuários. Somente no Porto de Santos, segundo dados da CODESP (Companhia Docas do Estado de São Paulo), existem 55 terminais marítimos e retroportuários, entre eles os dedicados exclusivamente aos containers vazios. Apesar da relevância operacional, grande parte desses terminais ainda realiza o controle de indicadores críticos de forma manual, concentrando informações em planilhas eletrônicas, o que dificulta análises em tempo real e a tomada de decisão rápida.

Diante dessa lacuna, a eProfessionalTI, especializada há mais de 25 anos no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor marítimo, desenvolveu a plataforma denominada Monitoramento de Métricas de Terminais. A tecnologia, considerada inédita no mercado nacional, já está disponível comercialmente e atende uma grande empresa do segmento de terminais em Manaus (AM).
Segundo Luiz Santos, diretor de desenvolvimento de projetos da companhia, a plataforma reúne um conjunto amplo de indicadores operacionais voltados à rotina dos terminais. “O sistema apresenta gráficos e dados sobre a quantidade de containers vazios disponíveis nos terminais, tempo de espera e quantidade de caminhões para a entrada no terminal, tempo de inspeção, tempo de vistorias, atrasos, limpeza, verificação de segurança, reposicionamento, preparação para utilização, espaço livre, quantidade de containers no pátio, motoristas recusados na entrada, entre diversos outros indicadores”, destaca Santos.
Esses dados, organizados em um único ambiente digital, permitem que profissionais de logística acompanhem a operação em tempo real. De acordo com o executivo, a gestão integrada desses processos é fundamental para evitar gargalos que possam comprometer a fluidez dos portos e, consequentemente, atrasar cadeias de importação em todo o País.
Além disso, a empresa prepara a ampliação do acesso à solução. “Nos próximos dias, vamos lançar um aplicativo com esses dados da plataforma para que o profissional tenha acesso mais fácil enquanto está na operação – está em finalização”, garante Santos.
Operações e crescimento no setor marítimo
Com sede em Santos (SP), a eProfessionalTI registrou crescimento de 20% em novos negócios. Em 2024, a empresa avançou 17% em relação a 2023 e, nos últimos cinco anos, manteve crescimento médio anual de 15%. Atualmente, o portfólio inclui mais de 50 clientes, entre transportadoras, operadores logísticos, embarcadores, empresas proprietárias de navios, containers e terminais marítimos em operação no Brasil.
Segundo Santos, as soluções mais demandadas estão relacionadas à gestão de terminais marítimos de containers, integração de sistemas e geração de EDI. “Neste contexto, destaco sistemas para gestão de containers, reparos de containers e controle de temperatura, entre outros”, relata.
O executivo também observa que a tendência de crescimento da demanda por tecnologia no setor marítimo deve se intensificar. “Cerca de 80% das mercadorias comercializadas globalmente são transportadas por navios, especialmente nos países em desenvolvimento. Até 2027, o comércio marítimo global deve crescer uma média de 2,1%, segundo a Organização das Nações Unidas”, afirma.








