A Motiva venceu o processo competitivo referente à concessão da Fernão Dias (BR-381), rodovia que liga São Paulo a Belo Horizonte e atravessa regiões estratégicas do interior paulista e de Minas Gerais. O contrato de concessão otimizado, com duração de 15 anos, prevê R$ 9,4 bilhões em obras, melhorias e modernização da infraestrutura viária, segundo o Ministério dos Transportes.
O resultado fortalece a presença da companhia em São Paulo, marca sua chegada a Minas Gerais e amplia sua atuação nacional. Assim que a assinatura do contrato ocorrer, prevista para 2026, os 569 km da Fernão Dias serão incorporados ao portfólio da empresa. Dessa forma, a extensão total administrada pela Motiva passará de 4,475 mil km para aproximadamente 5,044 mil km. A empresa já é a maior do segmento de mobilidade em faturamento.

“A vitória no processo competitivo de otimização do contrato da BR-381 faz parte da estratégia de crescimento de longo prazo da Motiva. Com esta conquista, que apresenta sinergias operacionais com nossas concessões no estado de São Paulo e marca nossa chegada a Minas Gerais, avançamos em nosso plano de expandir nossos negócios de forma rentável e integrada, priorizando regiões com demanda conhecida e resiliente, conforme anunciado no nosso Capital Markets Day deste ano”, afirma Eduardo Camargo, presidente da Motiva Rodovias.
Para vencer o leilão, promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na sede da B3, em São Paulo, a empresa ofereceu desconto de 17,05% sobre a tarifa básica de pedágio de R$ 0,03879 por km (base março de 2023). Este foi o segundo processo licitatório de rodovias conquistado pela companhia em 2025. Em maio, a Motiva já havia vencido a otimização contratual da BR-163, trecho administrado pela Motiva Pantanal, no Mato Grosso do Sul.
Obras e melhorias previstas na concessão da Fernão Dias
Os investimentos contemplam a ampliação da capacidade da rodovia, incluindo 108,31 quilômetros de faixas adicionais, implantação de vias marginais, dois Pontos de Parada e Descanso para caminhoneiros, correções de traçado e melhorias de pavimento. Também estão previstas novas passarelas, passagens de fauna e intervenções de acesso. Conforme estimativas do Ministério dos Transportes, as obras deverão gerar cerca de 137 mil postos de trabalho, considerando empregos diretos, indiretos e induzidos.
O contrato otimizado estabelece ainda benefícios ao usuário. Motoristas que utilizam tag terão desconto adicional de 5% nas tarifas, enquanto o Desconto de Usuário Frequente (DUF) permitirá reduções progressivas para quem percorre o mesmo trecho diariamente dentro de um mês. Outra novidade do modelo é a inclusão do projeto no Programa Carbono Zero, que exige ações para neutralização das emissões de Gases de Efeito Estufa.
Atualmente, a Motiva conduz um programa de investimento de R$ 55 bilhões em suas rodovias, valor que não inclui os R$ 9,4 bilhões destinados à BR-381. Entre as principais frentes em andamento estão a ampliação da Via Dutra na região de São José dos Campos (SP), a modernização da Serra das Araras (RJ), já com metade das obras concluídas, e a duplicação da Rodovia Raposo Tavares (SP-270) em trechos de Mairinque, Sorocaba e São Roque.
Além disso, a empresa segue com obras de grande porte, como a duplicação do maior trecho da BR-386 no Rio Grande do Sul, o recapeamento integral do Sistema Anhanguera-Bandeirantes (SP) e a modernização da Rio-Santos (BR-101) entre Ubatuba (SP) e o Rio de Janeiro. Em 2025, começaram também as intervenções previstas nas concessões Sorocabana, Motiva Pantanal e PRVias, que somam R$ 29,2 bilhões ao longo dos contratos.
A Motiva opera 13 concessionárias em diferentes estados, incluindo AutoBAn, Rodoanel, SPVias, RioSP, Renovias, Sorocabana, PRVias, ViaSul, ViaCosteira, ViaLagos, ViaRio e Motiva Pantanal. Com a concessão da Fernão Dias, a empresa passará a atuar também em Minas Gerais, expandindo sua malha de mobilidade e consolidando seu portfólio de infraestrutura no país.









