Motiva vence leilão da concessão da Fernão Dias e prevê R$ 9,4 bilhões em investimentos

A Motiva venceu o processo competitivo referente à concessão da Fernão Dias (BR-381), rodovia que liga São Paulo a Belo Horizonte e atravessa regiões estratégicas do interior paulista e de Minas Gerais. O contrato de concessão otimizado, com duração de 15 anos, prevê R$ 9,4 bilhões em obras, melhorias e modernização da infraestrutura viária, segundo o Ministério dos Transportes.

O resultado fortalece a presença da companhia em São Paulo, marca sua chegada a Minas Gerais e amplia sua atuação nacional. Assim que a assinatura do contrato ocorrer, prevista para 2026, os 569 km da Fernão Dias serão incorporados ao portfólio da empresa. Dessa forma, a extensão total administrada pela Motiva passará de 4,475 mil km para aproximadamente 5,044 mil km. A empresa já é a maior do segmento de mobilidade em faturamento.

Motiva vence leilão da concessão da Fernão Dias e prevê R$ 9,4 bilhões em investimentos

“A vitória no processo competitivo de otimização do contrato da BR-381 faz parte da estratégia de crescimento de longo prazo da Motiva. Com esta conquista, que apresenta sinergias operacionais com nossas concessões no estado de São Paulo e marca nossa chegada a Minas Gerais, avançamos em nosso plano de expandir nossos negócios de forma rentável e integrada, priorizando regiões com demanda conhecida e resiliente, conforme anunciado no nosso Capital Markets Day deste ano”, afirma Eduardo Camargo, presidente da Motiva Rodovias.

Para vencer o leilão, promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na sede da B3, em São Paulo, a empresa ofereceu desconto de 17,05% sobre a tarifa básica de pedágio de R$ 0,03879 por km (base março de 2023). Este foi o segundo processo licitatório de rodovias conquistado pela companhia em 2025. Em maio, a Motiva já havia vencido a otimização contratual da BR-163, trecho administrado pela Motiva Pantanal, no Mato Grosso do Sul.

Obras e melhorias previstas na concessão da Fernão Dias

Os investimentos contemplam a ampliação da capacidade da rodovia, incluindo 108,31 quilômetros de faixas adicionais, implantação de vias marginais, dois Pontos de Parada e Descanso para caminhoneiros, correções de traçado e melhorias de pavimento. Também estão previstas novas passarelas, passagens de fauna e intervenções de acesso. Conforme estimativas do Ministério dos Transportes, as obras deverão gerar cerca de 137 mil postos de trabalho, considerando empregos diretos, indiretos e induzidos.

O contrato otimizado estabelece ainda benefícios ao usuário. Motoristas que utilizam tag terão desconto adicional de 5% nas tarifas, enquanto o Desconto de Usuário Frequente (DUF) permitirá reduções progressivas para quem percorre o mesmo trecho diariamente dentro de um mês. Outra novidade do modelo é a inclusão do projeto no Programa Carbono Zero, que exige ações para neutralização das emissões de Gases de Efeito Estufa.

Atualmente, a Motiva conduz um programa de investimento de R$ 55 bilhões em suas rodovias, valor que não inclui os R$ 9,4 bilhões destinados à BR-381. Entre as principais frentes em andamento estão a ampliação da Via Dutra na região de São José dos Campos (SP), a modernização da Serra das Araras (RJ), já com metade das obras concluídas, e a duplicação da Rodovia Raposo Tavares (SP-270) em trechos de Mairinque, Sorocaba e São Roque.

Além disso, a empresa segue com obras de grande porte, como a duplicação do maior trecho da BR-386 no Rio Grande do Sul, o recapeamento integral do Sistema Anhanguera-Bandeirantes (SP) e a modernização da Rio-Santos (BR-101) entre Ubatuba (SP) e o Rio de Janeiro. Em 2025, começaram também as intervenções previstas nas concessões Sorocabana, Motiva Pantanal e PRVias, que somam R$ 29,2 bilhões ao longo dos contratos.

A Motiva opera 13 concessionárias em diferentes estados, incluindo AutoBAn, Rodoanel, SPVias, RioSP, Renovias, Sorocabana, PRVias, ViaSul, ViaCosteira, ViaLagos, ViaRio e Motiva Pantanal. Com a concessão da Fernão Dias, a empresa passará a atuar também em Minas Gerais, expandindo sua malha de mobilidade e consolidando seu portfólio de infraestrutura no país.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Infraestrutura
Sem inovação e qualificação, Brasil pode perder a corrida da eficiência logística, aponta PAINEL 2025
Sem inovação e qualificação, Brasil pode perder a corrida da eficiência logística, aponta PAINEL 2025
FMC amplia infraestrutura logística com novo Centro de Distribuição em Ibiporã
FMC inicia operações de novo Centro de Distribuição em Ibiporã (PR) em parceria com a Bravo
GoodStorage amplia galpões urbanos em São Paulo com nova fase do Park Lapa IV
GoodStorage amplia galpões urbanos em São Paulo com nova fase do Park Lapa IV (SP)
ABTP assina Pacto pela Infraestrutura para impulsionar avanços em marcos legais do setor
ABTP assina Pacto pela Infraestrutura para impulsionar avanços em marcos legais do setor
Ministério de Portos e Aeroportos e ANTAQ realizam leilão portuário na B3 com áreas em Maceió e no Rio de Janeiro
Ministério de Portos e Aeroportos e ANTAQ realizam leilão portuário na B3 com áreas em Maceió e no Rio de Janeiro
EPR e ANTT firmam parceria para transformar a BR-277/PR no primeiro corredor logístico sustentável do Brasil
EPR e ANTT firmam parceria para transformar a BR-277/PR no primeiro corredor logístico sustentável do Brasil

As mais lidas

01

Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes
Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes

02

Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade
Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade

03

Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo
Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo